Olá! Hoje vamos conversar sobre um tema importante para a formação territorial do Brasil, que é o processo migratório em suas diversas escalas: global, nacional e regional. As dinâmicas populacionais provocam alterações no espaço, tanto do ponto de vista ambiental como social e por isto a importância de se estudá-la.
Atividade 1
Para iniciar nossas atividades vou pedir a vocês que escrevam o que entendem por fluxo migratório e como vocês acreditam que este tema esteja relacionado com seu dia a dia. As anotações podem ser feitas em blocos de notas (digital) ou no caderno.
Atividade 2
Vamos assistir o documentário – Pé na Estrada, por Paulo Vanzolini, clicando no link abaixo:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GbAIoJDnMak
Sinopse: Paulo Vanzolini nos leva Brasil adentro, falando sobre a paisagem física e humana de algumas regiões do país. Fala da Amazônia, da mata e seus índios do Nordeste, seu povo e seu misticismo. Fala da mistura brasileira.
Depois de todo este trabalho desenvolvido, voltem para as anotações iniciais, aquele no começo da aula, e vejam se há diferença sobre o que vocês anotaram e o que vocês sabem agora.
Saiba Mais | Referências: | ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geografia do Brasil. 5ª Ed. Edusp. São Paulo SANTOS, Milton. Pobreza Urbana. 3ª Ed. Edusp _____________. A Urbanização Desigual do Fenômeno Urbano em Países Subdesenvolvidos. 2ª Ed. Vozes. _____________. Milton. O Espaço Dividido: Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro. 1ª Ed. Vozes 1979 FREIRE, P. (2011). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. PAPERT, S. (2008). A máquina das Crianças: repensando a escola na era informática. Porto Alegre: Artes Médicas. RESNICK, Mitchel. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity trought Projects, Passion, Peers and Play. 2017 KAFAI, Yasmin and RESNICK, Mitchel. Constructionism in Practice. Desining, Thinking, and learning in a digital world. 1996. https://www.socrative.com/ https://canalcurta.tv.br/ http://portacurtas.org.br/ http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/09/anapolis-recebe-refugiados-em-meio-crise-migratoria-na-europa.html https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/goi%C3%A1s-%C3%A9-o-2%C2%BA-estado-que-mais-atrai-migrantes-diz-ibge-1.1581167 https://secom.ufg.br/n/68115-goiania-e-a-segunda-capital-que-mais-atrai-migrantes-no-pais https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46385212 |
Objeto de Conhecimento | Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais: Fluxos migratórios da população Distribuição da população mundial/Brasil. Diversidade e os fluxos migratórios da população Indicadores socioeconômicos brasileiros. Dinâmica demográfica. |
Habilidades | (EF08GE01-A) Conhecer e descrever os principais fluxos migratórios da população humana. (EF08GE01-B) Relacionar os fluxos migratórios mundiais com os condicionantes físico-naturais, socioeconômicos com a atual distribuição da população mundial e em diferentes períodos históricos. (EF08GE02-A) Relacionar e compreender os fatos e situações representativas da história das famílias do município em que se localiza a instituição escolar, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. (EF08GE03-A) Analisar e relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros, como perfil etário, gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial, com a dinâmica demográfica atual. (EF08GE05-C) Relacionar os conflitos e tensões da contemporaneidade com a atual regionalização dos continentes americano e africano. |
Proponentes/ Professores: | Prof. Paulo Roberto Ferreira de Aguiar Junior Prof. Cleiginaldo Pereira dos Santos Profa. Coordenadora pedagógica Alessandra Santigado de Oliveira Godinho |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Nova Conquista |
CRE: | Bretas |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries