Olá, você já ouviu falar em preservação da Biodiversidade? O que é Biodiversidade? hoje você vai aprender sobre a importância da preservação do ambiente e conhecer os espaços destinados à educação ambiental, identificando as Unidades de Conservação como áreas livres da ação do ser humano na natureza.
Atividade 1
Vamos ler o texto
“O ser humano na natureza”
O ser humano faz parte da natureza e depende dela para viver. Por isso é preciso que aprenda o quanto antes a conservar os recursos naturais: ar, água, solo e seres vivos. Caso contrário, sofrerá as consequências da destruição.
Entre os problemas causados pelo mau uso do meio ambiente, podemos destacar:
– a falta de água;
– a elevação da temperatura da Terra;
– o desaparecimento de vários tipos de vegetais e animais;
– o aumento de doenças como febre amarela, dengue e malária.
(Fonte: Ciências Naturais/rosa dos ventos. Editora Moderna. Emmanuel Cavalcanti de Oliveira/Maria da Penha Gonçalves. Vol. 4 pág.112).
Atividade 2
Assista ao vídeo “Biodiversidade e preservação”, do Canal Futura com a professora Rafaela Lima. Disponível em:
Atividade 3
Considerando a leitura do texto e a análise do vídeo sugerido, copie e responda no seu caderno de ciências:
Que mensagem do texto você gostaria que todos entendessem e praticassem?
O que é biodiversidade?
Quais as principais ameaças a biodiversidade de um ambiente?
Elabore um pequeno texto dissertativo com o tema: “A importância da preservação da biodiversidade pelo ser humano”.
Faça um desenho ilustrando o texto que você produziu na questão anterior.
Saiba Mais | Referências:
– Entenda como ocorre o aquecimento global. Site: Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm
– Veja as principais causas e consequências do desperdício de água em nosso planeta.
https://www.saneamentobasico.com.br/desperdicio-de-agua-no-planeta/
– Compreenda o que é a biodiversidade e conheça o Dia Internacional da Biodiversidade.
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/o-que-e-biodiversidade.htm
– Conheça alguns exemplos de Unidades de Conservação existentes no Brasil.
https://www.todamateria.com.br/unidades-de-conservacao/
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da Natureza Arte/Artes Visuais Língua Portuguesa/Leitura/Produção textual |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0818) Reconhecer o consumo consciente, a produção, o descarte e a disposição de resíduos sólidos e a limpeza pública, como responsabilidade individual e coletiva. (EAJACI0819) Conhecer os espaços destinados à educação ambiental, como museus, zoológicos, jardins botânicos, parques, e compreender a sua importância. (EAJACI0820) Identificar Unidades de Conservação destinadas à preservação ambiental e reconhecer a sua importância para a população humana. (EAJAAR0801) Reconhecer a importância do estudo das Artes Visuais no contexto escolar, relacionando a teoria com as produções artísticas e trazendo sentidos e significados para o conhecimento pessoal e coletivo. (EAJALP0807) Ler e confrontar textos e documentos legais e normativos, de importância universal, nacional ou local, que envolvam direitos das crianças, dos adolescentes, jovens e dos idosos. (EAJALP0834) Usar de recursos linguísticos de acordo com a necessidade discursiva. |
Professor: | Ricardo Ortega Inocêncio |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Nova Conquista e Escola Municipal Joel Marcelino. |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries