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Preconceitos e rótulos sociais

|LP/HIST

Nessa atividade, vamos falar de preconceito. Discutiremos o uso de máscaras e os rótulos sociais. Você sabe o que é isso? Nessa momento descontraído, vamos contemplar alguns tópicos de linguagem, tais como: novo acordo ortográfico, uso do hífen, metáforas e modo verbal (imperativo).  Vamos lá?

Para iniciar, vamos ver um vídeo da psicóloga Gislene Isquierdo respondendo a seguinte pergunta: por que as pessoas têm preconceito?


Gislene Isquierdo

Ela disse que as pessoas possuem preconceito porque não sabem lidar com questões internas. Ela está falando dos sentimentos íntimos, como, por exemplo, a pessoa não entende o que sente e passa a discriminar aqueles que sentem algo semelhante. O preconceituoso projeto no outro, o que não sabe sobre si mesmo.

Às vezes não aceita o que sente e passa a atacar o outro. Olha o segundo ponto levantado pela psicóloga: ela disse que a pessoa preconceituosa tem a autoestima muito baixa e para ninguém perceber isso, diminui o outro, menospreza, para se sentir bem. Você concorda com essas afirmações? 

Usamos uma palavra interessante: “autoestima”, que é a qualidade de gostar de si mesmo. Muita gente coloca hífen nessa palavra, você sabe dizer se essa palavra leva hífen? 

Segundo o novo acordo ortográfico usamos hífen quando a segunda palavra começa com a letra “h” ou quando há a repetição da última letra do prefixo. Por exemplo, auto-hipnose tem hífen por conta da letra “h” de hipnose; auto-organização tem hífen por causa da vogal “o” dobrada. Porém, autoescola ou autoestima ficam juntas, não tem “h”, nem vogal dobrada, não tem hífen.

Voltando ao tema do preconceito, a pessoa ataca o outro para esconder a própria fraqueza. Tem uma música bem legal dos Los Hermanos que trata desse assunto: a pessoa se esconde atrás da imagem de um rapaz de bem, mas leva o ódio além. É mais ou menos assim: 

“Olha só, que cara estranho que chegou
Parece não achar lugar
No corpo em que Deus lhe encarnou…”

Noutra parte, há o seguinte:

“Periga nunca se encontrar
Será que ele vai perceber?
Que foge sempre do lugar
Deixando o ódio se esconder”

Falando em música, a professora Waydlle Silva preparou um vídeo sobre a canção “Máscara”, da Pitty. Lembra da música? Solta o vídeo


Waydlle Silva

O comentário da professora é muito interessante! Além de ela falar do estilo e do  gênero da música, ela comenta o lance das máscaras serem uma forma de aceitação social, ou seja, as pessoas usam as máscaras para que os outros gostem dela. Agora, você viu o que a professora falou do verbo no imperativo, quando o verbo expressa ordem? Ela disse que expressa um desejo de que o outro se mostre como é, sem ter que mudar o seu jeito para agradar o outro, por exemplo, no verso “tira a máscara que cobre o seu rosto” há mais que uma ordem, mas um desejo de conhecer o verdadeiro eu.  Vamos pensar? Se a pessoa precisa de máscara, então, deve ter algo que ela deixa bem escondidinho, não é? Porque será que a pessoa às vezes pinta de azul o que é vermelho? Cada um possui a sua resposta!

A professora também falou de eu-lírico, que é o eu da poesia, esse eu que fala, que sente, que expressa. No caso da música, ele sonha com o outro se apresentando sem medo de ser feliz. Então, essa música da Pitty parece uma resposta à música dos Los Hermanos, aquela que mencionamos mais cedo, lembra? Quando um texto está em relação a outro, chamamos isso de intertextualidade. O cara estranho dos Los Hermanos é alguém que fica se pintando de homem de bem, igual muitos por aí, mas, por dentro, esconde umas coisinhas, aí vem a Pitty e diz: “tira essa máscara, menino”… Exercício de pensamento: o que será que o cara estranho da música dos Los Hermanos esconde?

Mais pergunta para pensarmos: será que é possível viver sem nenhuma máscara? Será que se nós formos sempre do jeito que queremos, vamos conseguir fazer amigos, ter empregos, participar da sociedade?

Usamos a palavra “máscara”, mas não no sentido literal, mas como uma metáfora. Você sabe o que é metáfora? METÁFORA é uma palavra que diante do contexto muda o sentido. É como mostramos na aula passada, a linguagem conotativa, lembra? Máscara, na música da Pitty, não é a máscara de carnaval, não é a máscara no sentido literal, mas as convenções sociais, as etiquetas, as normas sociais. Vamos ampliar essa conversa? Para isso, vamos ver um vídeo do filósofo João Coelho sobre preconceito e vitimismo?


João Coelho

O filósofo explica que às vezes temos ideias preconcebidas mesmo. Essas ideias são aquelas sem muito conhecimento de causa. Mas, quando pesquisamos mais, acabamos mudando de ideia.  

Agora, o preconceituoso mesmo não quer nem pesquisar. Ele tem as ideias fechadas e passa a rotular as pessoas. Por isso, o preconceituoso é tão problemático, porque ele não quer mudar de opinião, geralmente, está estagnado com uma ideia fixa. 

Você notou a outra palavra que foi dita do vídeo? Vitimismo. Os preconceituosos não querem assumir o próprio preconceito e culpam as vítimas e, pior, quando elas reclamam, dizem que estão fazendo “vitimismo”. O que você pensa disso?


ATIVIDADE:

Agora é com você! Falamos muito de preconceito. Que tal chamar a família e conversar sobre o tema. É bom lembrar que sempre podemos mudar de opinião, então, quando admitimos nossos preconceitos, nós estamos no caminho certo. 
Depois de conversar com os familiares, pesquise as seguintes palavras no dicionário: “preconceito”, “discriminação”, “metáfora” e “autoestima”. Em seguida, faça o planejamento e escreva um texto dando instruções/normas para as pessoas não serem preconceituosas. Na escrita, utilize os verbos no modo imperativo, ordenando como devemos nos portar para vivermos em um mundo mais humano. Revise sua escrita e compartilhe seu texto instrucional. Boa atividade!

Atenção, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 30/09/2020, quarta-feira, contemplando o eixo Ética e Cidadania. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando-a na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

BLOCO I

BLOCO II
História(EAJAHI0702) Relacionar a construção da cidadania e dos direitos universais do homem aos principais aspectos conceituais do Iluminismo.
(EAJAHI0737) Identificar, refletir e discutir as permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil.
(EAJAHI0840) Relacionar as práticas nazistas e fascistas com questões políticas e sociais da contemporaneidade.
Língua Portuguesa
(EAJALP0707) Identificar a organização dos textos normativos e legais.
(EAJALP0718) Apreciar e compreender a função do eu lírico na poesia.
(EAJALP0806) Reconhecer as características composicionais dos textos normativos e legais.
(EAJALP0815) Ler e apreciar poemas diversos.
(EAJALP0824) Elaborar, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos.
Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento