You are currently viewing Práticas Artísticas e Corporais Populares

Práticas Artísticas e Corporais Populares

Bem-vindos(as) a mais um encontro semanal de Corpo, Expressão e Movimento, no Conexão Escola! Para fazer compreender elementos estéticos presente nos jogos, nas danças populares e no conhecimento das produções artísticas individuais e coletiva.


Atividade 1

Assista o vídeo clicando no seguinte link abaixo:

“TOP 10: Queimada para fazer na escola’ – Canal: Canal Da Educação Física –
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=u09jhVVLbpM

Após assistir ao vídeo, fazer uma lista das diferenças e semelhanças que notaram entre o jogo jogado no vídeo e um conhecido jogo brasileiro: a Queimada. Posteriormente, pesquise na rede de computadores (internet), na página chamada “Mapa do brincar” do jornal Folha de São Paulo/Folhinha: quais variações deste jogo existem nos mais diferentes locais do Brasil?


Atividade 2

A dança expressa e/ou formaliza sentimentos, histórias e questões através do corpo.
Vilas, tribos, templos, áreas rurais e urbanas. Em todo o mundo, danças foram desenvolvidas, desde a pré-história, para celebrar, cultuar ou comunicar e representar experiências. Uma dança pode dizer muito a respeito de um povo e de sua história, os movimentos contam sobre o cotidiano, sobre as crenças e sobre os desejos de um povo. A diversidade de danças populares ao redor do globo é vasta e magnífica. O que chamamos de “dança brasileira contemporânea” é resultado de uma grande mistura que recebeu influências de diversas partes do mundo, principalmente da África e da Europa. A observação das manifestações artísticas populares foi uma raiz constante de inspiração no trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch. Ela acreditava que para o artista de rua o interesse não está na composição, mas na descoberta do movimento. O kuduro é uma dança que faz parte da cultura popular em Angola e nos movimentos de seus dançarinos é possível identificar características que também são comuns à obra de Pina. O impacto, a repetição e o freeze são a síntese desses movimentos, aqui relacionados com o
Brasil pela música interpretada pelo pandeiro.

Assistir ao vídeo KUDUROBAUSCH.

https://vimeo.com/92425863


● Identifique o único instrumento que toca no vídeo (trilha sonora);
● Você acha que esse instrumento conduz essa dança? Se sim, como?;
● Escreva o que você acha que é brincadeira e o que representa a realidade,
nessa dança.
● Conte uma história sua ou de alguém que conhece que fez ou faz esse tipo de
brincadeira com o corpo;
● Conte uma história sua ou de alguém que conhece que já passou por situações
reais com o corpo, como representado nesta dança;
● Envie as respostas escritas para apreciação e comentários do professor.


Atividade 3

Na Composição das Artes Visuais:
Para Compreender melhor a história e vida de Henri Émile Benoît Matisse vamos assistir com atenção o vídeo sobre A Dança (obra de arte)

“Henri Matisse, Pintor Fauvista – Vida & Obra | 23” – Canal: Arte & Educação
Link: https://www.youtube.com/watch?v=XjBNY8j5O60&feature=youtu.be


Henri Émile Benoît Matisse foi um importante desenhista, escultor e pintor francês. Nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade francesa de Le Cateau-Cambrésis e faleceu em 3 de novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França). Foi um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como Fauvismo. A obra A Dança, foi encomendada pelo patrono de Matisse, Sergei Shchukin, em conjunto com outra obra, chamada Música. A pinturas seriam colocadas no Palácio Trubetskoy, mansão de Sergei em Moscou, e, a princípio, o russo não gostou da ideia de ter pinturas com personagens nus expostas ao público. Por isso pediu que as bailarinas tivessem vestidos, mas Matisse se negou e enviou a seu patrono esboços em aquarela das dançarinas nuas. Com o esboço em mãos, Segei mudou rapidamente de ideia. No entanto quando a obra, ainda inacabada, foi exposta no Salão de Outono de 1910 em Paris, seu autor foi alvo de duras críticas, o que fizeram com que seu patrono cancelasse a encomenda. Embora o golpe tenha deixado o artista desanimado, após alguns dias de reflexão, Matisse decidiu concluí-la.

Após estudarem a respeito da história de Matisse, cada aluno deverá desenvolver as atividades abaixo:

Material:
Papel Canson branco,Acricor Cola Relevo Brilliant preta, Giz de cera triangular, Papel, color set reto, Régua, Tesoura.

Modo de fazer:

a) Faça o desenho das silhuetas dançando no papel Canson branco.
b) Contorne todas as silhuetas com a Acricor Cola Relevo Brilliant preta. Espere secar.
c) Com o giz de cera triangular deitado, pinte todo o trabalho.
d) Com o giz de cera triangular deitado, pinte todo o trabalho.
e) Pinte alguns lugares (reforço) com o giz de cera vertical ao papel (ombros, barriga, perna, etc).
f) Faça uma moldura com o papel color set preto e cole sobre o trabalho. Isso vai realçar ainda mais o resultado.

Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/henri-matisse/

Componente(s)
Curricular(res)
Educação Física, Dança e Artes Visuais
Objetivos de
Aprendizagem e
Desenvolvimento
(EAJAEF0622) Compreender e vivenciar os jogos populares;
(EAJAAR0635) Compreender e ressignificar elementos estéticos presentes nas danças populares a partir de múltiplos olhares e papéis durante o processo de criação;
(EAJAAR0610) Identificar e analisar as relações entre as artes visuais com outras modalidades artísticas e áreas de conhecimento humano, estabelecendo as possíveis conexões entre esses conhecimentos e as produções
artísticas individuais e coletivas.
ProfessorAntônio Stival Júnior (Educação Física)
Eduardo Augusto Rosa Santana (Artes – Dança)
Maria Eliet Borges de Araújo (Artes – Artes Visuais)
Instituição Educacional Escola Municipal Prof. Hilarindo Estevam de Souza
CREBrasil di Ramos Caiado

EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries