O território goiano atual, foi constituído sobre os antigos territórios dos povos e tribos indígenas que aqui vivam antes da chegada dos colonizadores. Embora sabendo que eles se moviam constantemente, esse deslocamento ocorria dentro de um mesmo espaço de vivência. Sendo assim, é possível dizer que havia uma divisão territorial das tribos no território goiano, que acontecia, ou por comodidade, ou por inteligência mesmo, sem grandes conflitos entre as tribos.
Atividade 1
Assista o vídeo: GEOGRAFIA DE GOIÁS: OCUPAÇÃO E FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO, disponível no link abaixo:
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=uPHF5nE2Q4s
Atividade 2
Após assistir o vídeo da atividade 1, escreva o nome da tribo indígena que ocupava as margens do Rio Vermelho, na região de Vila Boa, atual Cidade de Goiás.
Atividade 3
Em 2013, em reportagem veiculada no G1, foi noticiado que o Rio Araguaia representa para os índios Karajás que habitam a região, mais que uma forma de sustento, mas uma origem e a extensão do próprio corpo. Várias tribos ocupam as margens do rio por milhares de anos que utilizam o rio também para interligar as aldeias, como via fluvial. Os índios vendem o artesanato aos turistas, uma forma de divulgar a cultura de seus ancestrais e uma fonte de renda. Leia a reportagem no link abaixo:
Atividade 4
Após ler a notícia, anote as palavras que você desconhece o significado e pesquise-as em um dicionário (físico ou online). Então releia a notícia e perceba como seu entendimento foi facilitado através da expansão do seu vocabulário!
Atividade 5
Leia o texto:
História de Goiás
A História de Goiás iniciou quando o Anhanguera encontrou ouro às margens do Rio Vermelho e fundou o Arraial de Sant’Anna no século XVIII. Com o movimento das Bandeiras acentuado no século XVIII, a região do interior do Brasil, mais conhecido como Sertão ou Hinterland, passou a ser ocupada pelos bandeirantes. As Bandeiras tinham como principais objetivos tanto a procura de povos indígenas para escravizar quanto a busca por metais preciosos (ouro, prata). […] No ano de 1682, o sertanista (bandeirante) Bartolomeu Bueno organizou uma Bandeira rumo ao sertão brasileiro; com seu filho de 12 anos de idade rompeu mato adentro e chegou ao interior do Brasil. Com a morte de Bartolomeu Bueno seu filho Bartolomeu Bueno da Silva tentou refazer a expedição de seu pai cerca de 40 anos depois, em 1722. O Anhanguera, como ficou conhecido Bartolomeu Bueno da Silva, conseguiu encontrar e explorar ouro nas margens do Rio Vermelho em 1725. Primeiramente fundou o povoado da Barra e depois o Arraial de Sant’Anna, com a grande quantidade de ouro que foi extraído das minas, o Arraial, por sua importância econômica para a Coroa Portuguesa, foi elevado à categoria de Vila, e em meados de 1750 foi denominado de Vila Boa de Goiás […]. A mineração em Goiás teve o seu ápice em 1750, de 1751 a 1770 a extração e exploração do ouro foi diminuindo drasticamente, do ano de 1770 adiante a mineração entrou em decadência, o que provocou o abandono de muitos povoados goianos.
CARVALHO, Leandro. “História de Goiás”; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/historia-goias.htm . Acesso em 27 de junho de 2020.
Atividade 6
a) Comente qual atividade econômica foi a principal responsável pela ocupação do estado no século XVIII.
b) Quais os principais objetivos das bandeiras?
Atividade 7
Agora faça uma reflexão sobre o fenômeno da ocupação do território goiano do século XVIII e de como foram tratados as tribos indígenas que ocupavam a região há milhares de anos.
Componente(s) Curricular(res) | Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAGE0501) Reconhecer as modificações nas paisagens de acordo com as diferentes dinâmicas sociais nos diversos contextos históricos. (EAJAGE0502) Analisar as formações dos espaços geográficos em Goiás a partir a ocupação humana. |
Professor | Denise |
Instituição Educacional | E.M. Engenheiro Robinho Martins de Azevedo |
CRE | Jarbas Jaime |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries