You are currently viewing Ciências da Natureza: POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO CERRADO

Ciências da Natureza: POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO CERRADO

Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para a 6ª série da Eja, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil. Do ponto de vista da biodiversidade biológica, o Cerrado brasileiro possui uma grande diversidade de espécies vegetais e animais, além de elevado potencial hídrico. Esse bioma também tem grande importância social, porque muitas populações dependem dele para sua sobrevivência econômica e, com isso, a reprodução de seu modo de vida.  Essas populações são conhecidas como povos e comunidades tradicionais, que incluem etnias indígenas, extrativistas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros. Nesta atividade vamos conhecer sobre como os recursos naturais do Cerrado favorece a manutenção dessas comunidades e, ao mesmo tempo, pode gerar conflitos econômicos. Vamos lá?

ATIVIDADE 1

Assista o vídeo abaixo “Baru, a castanha do Cerrado”, produzido pelo Instituto Sociedade, População e Natureza, que mostra a produção de castanhas de baru na comunidade Caxambu, em Pirenópolis-GO.

ATIVIDADE 2

Agora que assistiu ao vídeo sobre a importância econômica e social do baru, acesse o link abaixo e leia a reportagem do Jornal da UFG sobre o consumo dessa castanha:

Link notícia: Estudo demonstra que consumo de amêndoa baru reduz a concentração de colesterol no sangue | Jornal UFG

ATIVIDADE 3

Baseado no vídeo e no texto das atividades anteriores, reflita e responda às seguintes perguntas no seu caderno de Ciências, na forma de texto:

  • Qual é a relação entre o baru e as condições socioeconômicas da população do povoado de Caxambu, em Pirenópolis?
  • Qual é a importância econômica do baru e seus benefícios para a nossa saúde?

ATIVIDADE 4

A tira em quadrinho “Outras Quebradas”, de Evandro Alves, demonstra o conflito agrário dos Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado, que enfrentam problemas para conseguirem explorar sustentavelmente o bioma. Observe atentamente:

“CERRADO EM QUADRINHOS”: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES
PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA – “Outras Quebradas, página 116”
Site: “Cerrado em Quadrinhos”: A Importância e Contribuição das HQs para Divulgação Científica e Educação Ambiental …
Fonte: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IGCC-9NZTAZ/1/disserta__o__evandro_alves.pdf

ATIVIDADE 5

Nos quadrinhos, há duas posições sociais diferentes: a primeira são as Quebradeiras de cocos e a segunda os Latifundiários. Por meio da análise dos quadrinhos, faça o que se pede, no seu caderno de Ciências:

  • Escreva quais são as diferenças entre as duas posições sociais apresentadas no quadrinho e como elas são conflitantes.
  • O quadrinho da atividade anterior retrata uma realidade no campo. Mas… podemos fazer uma relação entre esse quadrinho e as diferenças sociais nas cidades? Represente como seria o conflito apresentado na Atividade 4, se ele fosse na cidade. Você poderá representar por meio da escrita, desenho ou quadrinhos.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0609) Relacionar as características do bioma Cerrado com o seu potencial econômico, cultural, social e ambiental.