Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 1º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
PESQUISA NO DICIONÁRIO
O DICIONÁRIO É UMA DAS FERRAMENTAS MAIS UTILIZADAS DURANTE A LEITURA E A ESCRITA. ELE SERVE PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE O SIGNIFICADO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS OU PARA ENCONTRAR SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS. O DICIONÁRIO É ORGANIZADO EM ORDEM ALFABÉTICA, O QUE FACILITA A SUA UTILIZAÇÃO. PARA CONSULTAR UMA PALAVRA NO DICIONÁRIO, É NECESSÁRIO SEGUIR ALGUNS PASSOS SIMPLES.
PRIMEIRO, PROCURE A LETRA INICIAL DA PALAVRA QUE DESEJA PESQUISAR. EM SEGUIDA, LOCALIZE A PALAVRA DENTRO DA LISTA, QUE ESTÁ ORGANIZADA EM ORDEM ALFABÉTICA. PARA FACILITAR A LOCALIZAÇÃO, OS DICIONÁRIOS GERALMENTE POSSUEM MARCADORES ALFABÉTICOS NO TOPO DAS PÁGINAS. EM RESUMO, O USO DO DICIONÁRIO É FUNDAMENTAL PARA ENRIQUECER A COMUNICAÇÃO ESCRITA E ORAL, CONFERIR A ORTOGRAFIA CORRETA DAS PALAVRAS E AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
AGORA VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
VOCÊ CONHECE A ORDEM ALFABÉTICA? SABE DE COR E SALTEADO?
ANALISE A IMAGEM ABAIXO:
QUESTÃO 2
PARA CONSULTAR UMA PALAVRA NO DICIONÁRIO, É NECESSÁRIO SEGUIR ALGUNS PASSOS, OS PRINCIPAIS SÃO:
-OS DICIONÁRIOS GERALMENTE POSSUEM MARCADORES ALFABÉTICOS NO TOPO DAS PÁGINAS.
-PROCURE A LETRA INICIAL DA PALAVRA QUE DESEJA PESQUISAR.
VEJA O EXEMPLO EM PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A LETRA C:
AGORA VAMOS PESQUISAR NO DICIONÁRIO?
-SUGESTÃO DE PALAVRAS: AMOR, BELEZA, CALOR, DEUS.
QUESTÃO 3
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA EM RELAÇÃO AO USO DO DICIONÁRIO.
(A) O DICIONÁRIO É UTILIZADO PARA TIRAR PALAVRAS DE CONTEXTO
(B) O DICIONÁRIO PODE SER USADO PARA ORGANIZAR OS PENSAMENTOS
(C) O DICIONÁRIO É UTILIZADO PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE O SIGNIFICADO E ESCRITA DE PALAVRAS DESCONHECIDAS.
(D) O DICIONÁRIO É UTILIZADO APENAS PARA CRIAR CARTAZ
QUESTÃO 4
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA EM RELAÇÃO A ORDEM ALFABÉTICA:
(A) AMOR – CARRO – CASA
(B) AMOR – CASA – CARRO
(C) VÓ – MÃE – PAI
(D) VÔ – TIO – PAI
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJALP0128) Ler coletivamente gêneros textuais do campo do estudo e pesquisa. (EJALP0129) Ler e identificar, com a ajuda do professor, ou colegas as etapas de uma pesquisa. |
Referências | GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023. CESAD.UFS. Fontes de Informação – Curso de Bacharelado em Biblioteconomia na Modalidade a Distância UNIDADE 3 DICIONÁRIO – O “PAI DOS BURROS”? P. 39. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/00154107052021Aula_03.pdf Acesso em: 27/04/2023 |