A literatura de cordel, que faz parte da cultura popular, é um gênero textual formado por folhetins (cordéis), com poesia rimada e xilogravura. Os cordelistas, através dos seus escritos, representam em versos, de forma objetiva e com linguagem popular, os problemas sociais ou situações do cotidiano do povo nordestino. Vamos conhecer mais sobre essa literatura?
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo abaixo: “Cordel em Libras”
ATIVIDADE 2
Assista ao vídeo: “Cordel “A Chegada de Lampião no Céu” em audiovisual acessível”
ATIVIDADE 3
Em seguida faça um cordel escrito e/ou um vídeo em Libras sobre o nosso sertão nordestino. Antes de produzir seu poema, vale a pena fazer pesquisas e anotações das características do local que você pretende escrever.
SAÍBA MAIS
Para conhecer mais sobre o tema Literatura de Cordel acesse o link abaixo:
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/literatura-cordel.htm
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Geografia | (EAJAGE0402) Identificar elementos estruturadores da formação sociocultural do espaço vivido valorizando os aspectos regionais; |
Língua Portuguesa | (EAJALP0445) Ler em voz alta e compreender textos curtos com nível de textualidade adequado. (EAJALP0451) Ler e compreender textos literários de diferentes gêneros e extensões. (EAJALP0454) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EAJALP0458) Produzir textos em versos. (EAJALP0459) Utilizar recursos expressivos como: rimas, jogos de palavras, sentidos figurados, recursos visuais em texto poéticos. |
Autora | Mifra Angélica Chaves da Costa |
Curadoria | Cristina Yambanis |
Fonte | https://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/por-que-cordel-56024 |
EAJA – 1º Segmento – 4ª Série – Experiência e Curiosidade