Olá, estudante!
Esta videoaula de Arte – Dança foi veiculada na TV no dia 02/04//2021, Sexta-feira. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula vamos aprender sobre as orientações anatômicas, mas na linguagem da dança, os planos ou os níveis, alto, médio e baixo. Vamos pensar o movimento nestes planos e níveis.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Planos ou níveis em dança.
Quero iniciar este momento apresentando para vocês um conceito de nível. Para esta aula trago o autor Rudolf Laban para nos orientar quanto ao conceito de nível. Laban apresenta em seu livro Dança Criativa Moderna 1990, o conceito de nível alto, médio e baixo e que ele às vezes também chama de planos alto, médio e baixo.
Existem três níveis da dança que levam em consideração a posição do corpo ereta, ou seja, de pé: nível baixo, médio e alto. Para perceber os níveis em dança devemos perceber a maior concentração de movimentos, ou seja:
Se no nível baixo em dança, os movimentos se concentram mais próximo ao chão. Eu trago a imagem do Tango com sua movimentação rápida de pés e também o Sapateado com a batida forte dos sapatos com seus tacos de metal nos tablados de madeira.
Tango Disponível em: https://cutt.ly/QTuINWj | Sapateado Disponível em: https://cutt.ly/3TuI9lq |
No nível médio, a ênfase de movimentos se concentra na região entre o quadril e os ombros. Aqui temos o Samba com a movimentação frenética dos quadris, com seu rebolado.
Samba
Samba |
Já em seu nível alto, os movimentos se concentram em sua posição mais alta, ou seja, acima dos ombros do dançarino ou do bailarino. Aqui representados pela Dança Flamenca com as movimentações de braços e mãos acima da cabeça, que as vezes usam até as castanholas (instrumentos de percussão) acima da cabeça. E a Dança do Ventre que muitas vezes possuem uma ênfase de movimentação de cabeça e também de braços acima dos ombros.
Flamenco Disponível em: https://cutt.ly/WTuOcnZ | Dança do Ventre Disponível em: https://cutt.ly/4TuOm1i |
Observe nesta imagem, a ênfase do movimento está em qual nível? Acertou quem disse nível baixo. Este é um famoso momento de um balé de repertório chamado O Lago dos Cisnes, este é o momento da morte do cisne e a bailarina desenvolve uma sequência de movimentos no plano baixo. Eu vou voltar no balé clássico mais ao final desta aula.
Quero que você observe agora estas imagens.
Este é um estilo de dança presente dentro da Cultura Hip Hop a Dança de Rua, Danças Urbanas ou Street Dance e estes são os B-Boy ou B-Girl, no caso das meninas, eles e elas dançam geralmente sozinhos, ou seja um de cada vez, e as vezes em forma de batalha em que cada um demonstra na dança suas maiores habilidades. Esta movimentação dos B-Boys e B-Girls acontece muito no nível baixo, em movimentos no solo, giros, paradas, apoios, quedas, dentre outros.
Agora falaremos do plano médio. Observe as imagens.
Estas são imagens de Dança Afro. Em linhas gerais, as danças nascidas das matrizes africanas são reconhecidas a partir do prefixo Afro, espelhadas na história de sua descendência africana, é uma dança que acontece predominantemente no nível médio, geralmente senta-se na base, joelhos semi flexionados, pés firmes no chão e movimentos diversos no nível médio. Até seus deslocamentos acontecem muitas vezes no nível médio.
Uma outra imagem que podemos trazer aqui para ilustrar o nível médio é é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música é a capoeira. Observe as imagens:
A capoeira é uma arte nacional, nascida na senzala nos tempos da escravidão. É uma mistura de ritmos e movimentos africanos e indígenas. A ginga, impulsiona os movimentos da capoeira Regional, da Contemporânea e da Angola. Enquanto os movimentos mais rasteiros ilustram a Capoeira Angola. Floreios, saltos e movimentos muito próximos à movimentação de alguns animais, exibem a Capoeira Regional e a Contemporânea.
Agora é a vez do nível alto. Veja as imagens.
É um estilo de dança que incorpora técnicas, muitas vezes, fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou “Ballet Blanc”, que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos precisos.
O balé clássico surgiu nas cortes italianas, no início do século XVI. Foi o termo italiano balletto (“dancinha”, “bailinho”) que deu origem à palavra francesa ballet, apesar de sua gênese nas cortes italianas renascentistas no século XVI o balé tornou-se mais popular nas cortes francesas. Na época esse espetáculo era muito apreciado pela nobreza.
Coloquei o Balé clássico para representar o nível alto, pois nele a leveza é tão importante que para isso foi criada a sapatilha de ponta, que dá à bailarina um ar superior, angelical, dando a impressão de que ela está flutuando. Parece que a bailarina quer voar, buscar os céus.
Antes da nossa atividade eu proponho um exercício, vamos assistir ao trecho de uma coreografia e vamos analisar as seguintes questões: Qual é a modalidade ou o estilo desta dança? Qual a origem desta dança? Onde ela é mais dançada? Qual o nível predominante nesta dança?
E aí o que você pensou a respeito desta dança? Trata-se de uma dança urbana, um solo. A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como consequência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas. Ela já é conhecida e dançada em quase todo o mundo e é muito comum aqui no Brasil. E apesar de o bailarino passar por todos os níveis durante a dança, o nível predominante neste solo que assistimos é o nível médio.
E aí gostou deste exercício? Agora é com você, vamos pra nossa atividade. E a nossa atividade de hoje vai perpassar pelos níveis, alto, médio e baixo.
Atividade:
Assista um vídeo de uma dança de sua preferência, observe as movimentações dos bailarinos ou dos dançarinos e defina qual a maior predominância de movimentos na dança, se predomina o nível alto, médio ou baixo, escreva no seu caderno um parágrafo sobre esta dança, respondendo a estas perguntas:
1 – Qual é a modalidade ou o estilo desta dança?
2 – Qual a origem desta dança?
3 – Onde ela é mais dançada?
4 – Qual o nível predominante nesta dança?
Bom trabalho e muita dança pra vocês.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAAR0536) Reconhecer e exercitar várias formas de movimentos dançados, levando em consideração orientações anatômicas, alinhamentos posturais, eixos, transferência de peso, tempos, planos, direções, etc.
(EAJAAR0512) Conhecer e analisar as distintas matrizes estéticas em âmbito local, regional, nacional e universal, identificando as diferentes concepções estéticas.
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos.
LABAN, Rudolf Von. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.