Olá! Hoje vamos aprender um pouco sobre a história da fundação do nosso município também o que é patrimônio cultural e natural. Entender qual a importância da preservação da memória cultural de um povo para suas gerações futuras.
ATIVIDADE 01
Visitar o site, para conhecer a história da fundação do seu município.
https://escolakids.uol.com.br/historia/a-fundacao-de-goiania.htm
ATIVIDADE 02
No canal youtube, assista ao vídeo As aventuras de Pedro: O que é Patrimônio? abordando a definição do conteúdo em estudo. Disponível em:
ATIVIDADE 03
No canal youtube, assista ao vídeo: Bens Materiais e Imateriais – O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL? Disponível em:
Saiba Mais | Referências:
Componente(s) Curricular(res) | HistóriaArte/Artes Visuais |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | História de Goiânia;Pontos Turísticos de Goiânia;Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade;Patrimônios materiais e imateriais;Patrimônio Mundial da Humanidade;História da fundação e ou marcos históricos de sua região e ou município;História da Cidade de Goiás (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o seu presente; (GO-EF05HI09-B) Entender que os documentos escritos não são as únicas fontes históricas e que a reconstituição do passado pode ser feita a partir de relatos orais, lendas, rituais, forma de saber e fazer, objetos, fotos, vestígios e construções, bem como que os historiadores as utilizam como ferramentas de pesquisa e interpretação do passado; (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo; (GO-EF05HI10-A) Identificar os diferentes patrimônios materiais e imateriais de sua região e ou município com ênfase na Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Humanidade; (GO-EF05HI10-B) Conhecer e debater sobre os patrimônios culturais, procurando identificara representatividade, questionando os interesses de diferentes grupos sociais, dominantes e marginalizados; (GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais e sociais. |
EAJA – Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries