Sabia que assim como as pessoas, os lugares também têm sua história? Convido você a conhecer melhor o local onde vivemos e nosso patrimônio histórico!
Patrimônio Histórico
O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história de determinada sociedade ou comunidade. Pode ser prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, por exemplo, o centro histórico.
Trecho do texto retirado do site: https://www.todamateria.com.br/patrimonio-historico/
Para melhor compreender vamos assistir ao vídeo:
Agora que você já sabe o que é patrimônio histórico, vamos conhecer o patrimônio local da nossa cidade? Goiânia inclui 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados em sua maioria no centro da cidade, e o núcleo pioneiro de Campinas. Entre essas edificações, destacam-se o Cine Teatro Goiânia e a Torre do Relógio da Av. Goiás, de 1942. O estilo art déco inspirou os primeiros prédios da capital.
Trecho do texto retirado do site: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/361/
Vamos fazer uma visita ao museu virtual e conhecer mais monumentos de nossa cidade.
http://www.seduce.go.gov.br/museuvirtual/
Converse com sua família sobre o que você viu no museu.
ATIVIDADE 1
Registre no seu caderno suas descobertas.
Você já conhecia algum dos patrimônios históricos apresentados?
Você gostou da visita ao museu virtual? O que você achou mais interessante?
O que poderia ser feito para preservar o patrimônio histórico da cidade?
ATIVIDADE 2
Agora, continuando nossa “expedição” pelo museu virtual, e apreciação das fotografias expostas na aula anterior e de tais edificações. Escolha apenas uma edificação (dê preferência a edificações tombadas) e depois faça seu desenho de observação (croquis). Não deixe de registrar em seu caderno. Conto com vocês para a produção belos desenhos.
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História Arte | (EAJAAR0203) Distinguir e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura goianiense, goiana e brasileira; (EAJAAR0225) Resgatar e ampliar a percepção acerca do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, ressaltando suas influências ao longo da história nas diversas linguagens artísticas; (EAJAHI0307) Compreender o que é um patrimônio histórico-cultural, material e imaterial e as razões pelas quais são reconhecidos; |
Proponentes/ Professores: | Raphaella Azevedo de Rezende Galdino. Núria Gonzaga da Silva Oliveira. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Eva Vieira de Almeida. |
CRE: | Jarbas Jayme. |
EAJA – 1º Segmento – 3ª Série – Ética e Cidadania