Olá! A hora de aprender um pouco mais de Geografia chegou. Inicialmente, trabalharemos o conceito geográfico de paisagem, que consiste em tudo aquilo que é perceptível através de nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), no entanto, a análise da paisagem é mais eficaz através da visão, indicando os diferentes elementos que contribuem para a existência das mais diversas paisagens e seus elementos.
Na geografia, a paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana), ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros. Paisagem cultural é uma paisagem que combina elementos culturais e naturais dentro de um recorte territorial. Também chamada de paisagem antrópica ou humanizada, a paisagem cultural é o resultado da interação do homem com a natureza.
Paisagem Natural, com pouca ou nenhuma interferência do homem. Rio Araguaia, Aragarças – Goiás
Paisagem cultural ou humanizada – Parque Vaca Brava (Goiânia)
Interação entre elementos culturais e naturais na cidade de Goiânia, Goiás.
Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.
Nas paisagens culturais ou humanizadas é possível identificar o predomínio de elementos culturais, aquele elemento criado pelo o ser humano e, o lixo está presente nessas paisagens como um elemento, infelizmente essa é a realidade.
É importante observar que o lixo é um elemento da paisagem urbana, nesse sentido, a necessidades de uma conscientização da sociedade para uma melhor forma de cuidar do lixo gerado. As intervenções humanas podem modificar a paisagem degradando o meio ambiente, como por exemplo, o acúmulo de lixo no solo e nos rios, gerando vários problemas a saúde das pessoas e do planeta.
ATIVIDADE 1
Agora, de acordo com o que estudou sobre paisagem, resolva as questões abaixo no seu caderno de geografia.
Observe a imagem abaixo. Depois, responda às questões:
- O que é paisagem?
- Há predominância de elementos naturais ou culturais na imagem?
- Que elementos podem ser observados na paisagem?
- Quais os elementos culturais presentes na imagem?
- Como você pode contribuir para preservar a paisagem?
ATIVIDADE 2
Assista o vídeo: O que é lixo?
Do projeto SP cidade gentil
Após assistir o vídeo registre em seu caderno de ciências às perguntas e responda:
- O que é lixo?
- Faça uma lista do que você considera que é lixo?
ATIVIDADE 3
Muitos dos materiais que jogamos fora todos os dias no lixo podem ser reciclados.
Para entender como ajudar nessa prática, convidamos você a assistir o vídeo O que é reciclagem? e COMO SERÁ? Como faz separação de lixo do canal do Youtube E-cycle.
Agora no seu caderno de ciências registre e responda:
- Procure no dicionário online, o que é reciclar?
- Na sua cidade existe coleta seletiva de lixo?
- O que podemos fazer para diminuir o nosso lixo de cada dia?
Agora, que você já compreendeu o que é reciclagem, sua importância e como fazer a separação do lixo, leia as orientações da Comurg (Companhia de Urbanização de Goiânia) sobre o descarte do lixo doméstico durante a pandemia.
SAIBA MAIS:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/definicao-de-paisagem.htm
https://www.ecycle.com.br/2046-reciclagem
Componente(s) Curricular(res) | Geografia Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAGE0305) Identificar os fenômenos naturais cotidianos e correlacioná-los em escala mundial. (EAJAGE0306) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens locais e regionais. (EAJACI0310) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. (EAJACI0311) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria-prima. (EAJACI0411) Apropriar-se de hábitos de higiene, saneamento básico e vacinação na prevenção de doenças causadas por microrganismos. |
Professor: | Alessandra Silva de PaulaPatrícia Alice Rodrigues Marinho |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Renascer |