Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 16/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Vamos falar sobre Origami e Geometria?
Entendemos que aliar os objetos de conhecimentos ou os conteúdos a atividades interessantes é a melhor forma de se envolver e de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem.
Assim trouxemos hoje uma aula de origami, essa arte milenar japonesa, que cria figuras dobrando papéis.
Essa habilidade teve início numa época em que o japonês não desperdiçava nada, eles utilizavam até as sobras de papel.
As técnicas do origami foram sendo passadas de geração a geração, aos poucos foi sendo divulgada e hoje o mundo todo conhece e pratica essa arte com vários objetivos, inclusive pedagógicos.
Esse exemplo de não desperdiçar nada deve ser seguido por todos nós, pois assim estaremos contribuindo para diminuir as despesas de nossas casas e cuidando do nosso planeta!
Então vamos lá?
Separe folhas de papel já usadas, pode ser jornal velho, livros ou revistas usadas para aprender a confeccionar o cubo!
Com o vídeo do Easy Origami você aprendeu a fazer um cubo.
Agora vamos falar um pouco sobre esse sólido geométrico.
As característica de um sólido geométrico para ser considerado um cubo são:
Possuir seis faces, todas elas quadradas
Todos os lados, ou arestas serem congruentes, ou seja, possuírem a mesma medida
Assim, o cubo tem: 06 faces, 08 vértices e 12 arestas
Por ser um sólido geométrico o cubo possui três dimensões: profundidade, largura e altura
Ao contrário das figuras geométricas planas, como o quadrado, por exemplo que tem apenas duas dimensões: altura e largura.
O volume do cubo é determinado pelo espaço que ele ocupa, por ser uma grandeza, possui unidades de medidas e as mais utilizadas são:
centímetro cúbico,
decímetro cúbico
metro cúbico.
Esse volume é determinado pela multiplicação dos lados, lembrando que todos os lados têm a mesma medida.
Imaginemos que a medida dos lados desse cubo seja 10 centímetros. Logo, o volume desse cubo é determinado pela multiplicação de 10 cm x 10 cm x 10 cm, que é igual a 1000 cm3 (mil centímetros cúbicos)
A partir do momento que o cubo passa a ser peça de jogo, ele é chamado de dado.
No dado convencional, as soma dos lados opostos é igual a 7, veja algumas formas de compor o esse número: 1 + 6 , 3 + 4 e 2 + 5
Você pode fazer o seu próprio dado e colocar outros valores.
Imagine que no seu dado a soma dos lados opostos seja 9.
2 + 7 = 9
3 + 6 = 9
4 + 5 = 9
AGORA É HORA DO DESAFIO!
Faça o seu dado, pense em outros valores para os lados opostos, estude e consolide esses conhecimentos sobre os sólidos geométricos.
Para terminar essa aula com chave de ouro, convidamos o grupo Cia Cultural Bola de Meia com a Intervenção literário-musical “Bicicleta Poeta”.
Componente | Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0125) Reconhecer e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), identificando suas características e propriedades. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo 1ª e 2ª séries
Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade: