Olá! Será como faziam os viajantes, nas suas grandes embarcações, para se localizar sem Internet e GPS? Uma das maneiras mais antigas de orientação acontecia através da observação de astros e estrelas. No decorrer de muito tempo, os viajantes usaram, com frequência, esse tipo de orientação. As principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.
A bússola é uma das maiores invenções da humanidade. Isso se deu pela necessidade de localizar-se e orientar-se no espaço geográfico. Este antigo instrumento de localização é usado até os dias de hoje.
Assista ao vídeo: “Orientação pelos astros e instrumentos”:
Após assistir ao vídeo reflita sobre a cidade que você mora. Anote em seu caderno quais os bairros estão identificados pela localização geográfica (Norte, Sul, Leste e Oeste)? Você consegue identificar em qual localização fica o bairro em que você mora?
Agora que você já aprendeu a construir uma bússola, assista ao vídeo “Orientar-se com uma bússola e com um mapa” e veja como usá-la.
Agora você irá construir a sua própria bússola. Organize o material, conforme o link sugeriu e mãos à obra.
Vamos começar!
Componente | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Geografia | -Compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite e outros; -Analisar como os diferentes produtos cartográficos são utilizados no cotidiano. |