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Matemática – Adição e subtração com naturais

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Adição

A adição é uma operação de grande importância para o nosso cotidiano e está diretamente relacionada a acrescentar ou juntar quantidades homogêneas.

O resultado de uma adição entre dois ou mais números é conhecido como SOMA ou TOTAL e os números a serem somados são conhecidos como PARCELAS.

Imagem: canva.com/mais

Exemplo:

A soma entre 8kg e 6kg de carne é igual a 14 kg de carne (quantidades homogêneas), onde 8 e 6 são as parcelas e 14 é a soma ou o total.

Para compreender melhor,  vamos a uma situação problema.

O preço de uma geladeira é R$2480,00 para pagamento à vista. Essa compra pode ser feita à prazo com um acréscimo de 735 reais. Qual o preço da geladeira comprada a prazo?

Devemos adicionar 2480 com 735. 

Faremos esse cálculo utilizando a decomposição e o algoritmo.

Decomposição:

2480 + 735 = (2000 + 400 + 80 ) + ( 700 + 30 + 5 ) = 2000 + 400 + 700 + 80 + 30 + 5 = 3215

Algoritmo:

O preço para a compra da geladeira, pagando à prazo, será R$3235,00

Propriedades da Adição com números naturais

Comutativa: na adição de 2 parcelas, a ordem das parcelas não altera a soma.

Exemplo: 5+3=3+5. 

Associativa: na adição de 3 parcelas, podemos mudar a ordem das parcelas que o resultado não se altera

Exemplo: 5+3+2=3+2+5

Elemento Neutro: na adição de qualquer natural com o zero, o resultado será esse número natural.

Exemplo: 5+0=5. O zero é o elemento neutro da adição.

Assista o vídeo, no canal do prof. Hélio, para aprender um pouco mais sobre a subtração.

Canal do prof. Hélio <YouTube>

Subtração

A subtração, também, é uma operação bastante importante, ela é o contrário da adição. Subtrair 2 quantidades é determinar quanto uma excede a outra.

O resultado de uma subtração entre dois ou mais números é conhecido como RESTO ou DIFERENÇA e os números a serem subtraídos são conhecidos como MINUENDO E SUBTRAENDO.

Imagem: canva.com/menos

Exemplo:

A subtração entre 18kg e 10kg de batatas é igual a 8kg de batatas (quantidades homogêneas), onde 18 é o minuendo, 10 o subtraendo e 8 o resto ou a diferença.

A subtração não é comutativa e nem associativa.

O elemento neutro da subtração, também, é o zero.

Assista o vídeo, no canal do prof. Hélio, para aprender um pouco mais sobre a subtração:

Canal do prof. Hélio <YouTube>

Atividade

QUESTÃO 01

Apesar de ser um país com a maior biodiversidade do mundo, o Brasil tem uma grande quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção. A tabela a seguir mostra a quantidade de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. 

Lista atualizada em 08/06/2022 pela fonte: ICMBio – Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – Atualização da lista oficial das espécies ameaçadas de extinção. Pesquisa em: 20/03/2023

Agora responda:

(A) Qual das espécies, relacionadas na tabela, corre maior e menor risco de extinção?

(B) Qual a quantidade total de espécies, da fauna brasileira, está ameaçada de extinção?

(C) Como podemos reverter essa situação?

QUESTÃO 02

Em média uma família, de 3 pessoas, gasta 152 kwh de energia elétrica por mês. Na casa de Pedro, a leitura do relógio, feita no dia 20 janeiro, indicava 2431 kwh. Uma nova leitura, feita um mês depois, indicou 2 890 kwh. 

Responda:

(A) O que significa kwh? 

(B) Quantos kwh de energia Pedro e seus familiares consumiram nesse período? 

(C) Em sua opinião, quais os 3 eletrodomésticos que mais consome energia elétrica?

QUESTÃO 03

Uma fábrica de telha colonial, produz 1930 telhas ao dia. Houve um problema em uma das máquinas e 267 telhas saíram com defeito. Diante disso, podemos afirmar que o número de telhas que foram produzidas sem defeito é igual a

(A) 1737 telhas.

(B) 2197 telhas.

(C) 1663 telhas.

(D) 1667 telhas

QUESTÃO 04

Se uma pessoa comprar este automóvel a prazo, ela pagará

(A) 8 744 reais de juros.

(B) 8 746 reais de juros.

(C) 8 876 reais de juros.

(D) 8 477 reais de juros.

AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0404) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos.
ReferênciasSouza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
Pataro, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018.