Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Adição
A adição é uma operação de grande importância para o nosso cotidiano e está diretamente relacionada a acrescentar ou juntar quantidades homogêneas.
O resultado de uma adição entre dois ou mais números é conhecido como SOMA ou TOTAL e os números a serem somados são conhecidos como PARCELAS.
Imagem: canva.com/mais
Exemplo:
A soma entre 8kg e 6kg de carne é igual a 14 kg de carne (quantidades homogêneas), onde 8 e 6 são as parcelas e 14 é a soma ou o total.
Para compreender melhor, vamos a uma situação problema.
O preço de uma geladeira é R$2480,00 para pagamento à vista. Essa compra pode ser feita à prazo com um acréscimo de 735 reais. Qual o preço da geladeira comprada a prazo?
Devemos adicionar 2480 com 735.
Faremos esse cálculo utilizando a decomposição e o algoritmo.
Decomposição:
2480 + 735 = (2000 + 400 + 80 ) + ( 700 + 30 + 5 ) = 2000 + 400 + 700 + 80 + 30 + 5 = 3215
Algoritmo:
O preço para a compra da geladeira, pagando à prazo, será R$3235,00
Propriedades da Adição com números naturais
Comutativa: na adição de 2 parcelas, a ordem das parcelas não altera a soma.
Exemplo: 5+3=3+5.
Associativa: na adição de 3 parcelas, podemos mudar a ordem das parcelas que o resultado não se altera
Exemplo: 5+3+2=3+2+5
Elemento Neutro: na adição de qualquer natural com o zero, o resultado será esse número natural.
Exemplo: 5+0=5. O zero é o elemento neutro da adição.
Assista o vídeo, no canal do prof. Hélio, para aprender um pouco mais sobre a subtração.
Subtração
A subtração, também, é uma operação bastante importante, ela é o contrário da adição. Subtrair 2 quantidades é determinar quanto uma excede a outra.
O resultado de uma subtração entre dois ou mais números é conhecido como RESTO ou DIFERENÇA e os números a serem subtraídos são conhecidos como MINUENDO E SUBTRAENDO.
Imagem: canva.com/menos
Exemplo:
A subtração entre 18kg e 10kg de batatas é igual a 8kg de batatas (quantidades homogêneas), onde 18 é o minuendo, 10 o subtraendo e 8 o resto ou a diferença.
A subtração não é comutativa e nem associativa.
O elemento neutro da subtração, também, é o zero.
Assista o vídeo, no canal do prof. Hélio, para aprender um pouco mais sobre a subtração:
Atividade
QUESTÃO 01
Apesar de ser um país com a maior biodiversidade do mundo, o Brasil tem uma grande quantidade de espécies de animais ameaçadas de extinção. A tabela a seguir mostra a quantidade de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.
Lista atualizada em 08/06/2022 pela fonte: ICMBio – Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – Atualização da lista oficial das espécies ameaçadas de extinção. Pesquisa em: 20/03/2023
Agora responda:
(A) Qual das espécies, relacionadas na tabela, corre maior e menor risco de extinção?
(B) Qual a quantidade total de espécies, da fauna brasileira, está ameaçada de extinção?
(C) Como podemos reverter essa situação?
QUESTÃO 02
Em média uma família, de 3 pessoas, gasta 152 kwh de energia elétrica por mês. Na casa de Pedro, a leitura do relógio, feita no dia 20 janeiro, indicava 2431 kwh. Uma nova leitura, feita um mês depois, indicou 2 890 kwh.
Responda:
(A) O que significa kwh?
(B) Quantos kwh de energia Pedro e seus familiares consumiram nesse período?
(C) Em sua opinião, quais os 3 eletrodomésticos que mais consome energia elétrica?
QUESTÃO 03
Uma fábrica de telha colonial, produz 1930 telhas ao dia. Houve um problema em uma das máquinas e 267 telhas saíram com defeito. Diante disso, podemos afirmar que o número de telhas que foram produzidas sem defeito é igual a
(A) 1737 telhas.
(B) 2197 telhas.
(C) 1663 telhas.
(D) 1667 telhas
QUESTÃO 04
Se uma pessoa comprar este automóvel a prazo, ela pagará
(A) 8 744 reais de juros.
(B) 8 746 reais de juros.
(C) 8 876 reais de juros.
(D) 8 477 reais de juros.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0404) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos. |
Referências | Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. Pataro, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |