Olá! Você já olhou atenciosamente para as pessoas?! Na aula de hoje vamos ler um texto não verbal e compreender a sua mensagem
Atividade 1
Olhar para o outro, olhar para mim
Em nossa história de vida, é comum olharmos para nós mesmos, observando nossas características, ações, pensamento, vontades, sentimentos… Muitos artistas e escritores registraram essas observações em poemas, canções, pinturas e outras obras de arte. Mas, às vezes, também privilegiam um olhar para o outro e, não raro, nesse outro, é possível ver um pouco de nós mesmos.
a) Observe estes rostos
Essa imagem faz parte de uma exposição chamada “Seis bilhões de outros”. O projeto consistiu no registro fotográfico do rosto de pessoas de diversos países. A exposição circulou em várias partes do mundo e também veio ao Brasil no ano de 2011.
Atividade 2
Leia e responda as questões a seguir, no seu caderno, com base na imagem observada e em sua experiência de vida.
a) A imagem traz pessoas de diferentes países. Que diferenças podem ser percebidas entre as pessoas representadas?
b) Ao observar esses rostos diferentes e de vários lugares, você se identifica, de algum modo, com as pessoas representadas?
c) Uma das maneiras de representar a identidade de alguém se dá por meio do conjunto dos seus traços físicos. Em sua opinião, que outros aspectos podem marcar a identidade de uma pessoa?
d) A leitura de um texto, a apreciação de uma obra de arte ou outra experiência pessoal já provocou em você a necessidade de olhar para si próprio(a)?
e) Em sua opinião, é importante cultivar o hábito de olhar para os próprios sentimentos, comportamentos, gostos, julgamentos etc? Por quê?
Bons estudos !!!
Proponentes – Professores: | Mércia Helena Gonçalves de Melo Lima |
Instituição Educacional: | E.M. Laurindo Sobreira do Amaral |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA – Série: | 6ª Série |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EAJALP0628) Compreender o tema, o estilo e a estrutura do gênero lido. (EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido. (EAJALP0618) Realizar leitura comparativa entre textos literários e não literários. |