Você liga a TV, carrega o celular, bate um suco no liquidificador, seca o cabelo com secador. Tudo isso, ligando, apenas um fio na tomada. E você imagina o que tem por trás dessa tomada? Imagina o caminho que essa energia faz para chegar até você? E como essa energia é gerada? O Estado de Goiás é um estado forte em energias renováveis, ou seja, energia que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como o sol, o vento e a água. A matriz energética do nosso estado é uma das mais limpas do Brasil, pois faz grande uso de energias hidráulica, solar e biomassa.
Atividade 1
Assista o vídeo com atenção.
Atividade 2
O vídeo apresentou o funcionamento de uma usina hidrelétrica, que é nossa principal fonte energética.
Analise as etapas de funcionamento da hidrelétrica e pesquise, no seu celular, quais são os principais impactos socioambientais na implantação de uma usina hidrelétrica. Anote esses impactos no seu caderno.
Atividade 3
Pensando em todas essas informações, escreva um artigo de opinião sobre os impactos socioambientais relacionados a uma usina hidrelétrica.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | Identificar e analisar fontes produtoras (renováveis e não renováveis) de energia, discutir os impactos socioambientais de sua produção e investigar os recursos energéticos do Estado de Goiás. |
Geografia | Meios de produção e introdução das tecnologias nos processos industriais em diferentes níveis. |
Língua Portuguesa | Produção de artigo de opinião |
EAJA – 2º Segmento – 7ª e 8ª série – Educação Ambiental e Saúde