Olá educandos!
Nos informamos de várias maneiras, certo?
Através de jornais, sites, pelas reportagens de TV e muitas dessas informações podem ser apresentadas em forma de tabelas e gráficos para representar dados que foram apurados por pesquisas,
Quando vamos fazer uma redação a proposta pode trazer textos motivadores usando gráficos ou tabelas e precisamos escrever o que compreendemos dos números que são apresentados.
Exemplo desta forma é a proposta de redação do ENEM de 2015. Alguns gráficos falando sobre violência da mulher.
Acesse o link abaixo e verifique a proposta de redação acima:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM%202015_DIA%202_05_AMARELO.pdf
Muitas vezes tabelas e gráficos são usados em várias áreas do conhecimento como: Geografia, Ciências, Matemática, Português e etc. Uma boa leitura e interpretação desses dados possibilita um conhecimento maior para estabelecer estratégias na resoluções de problemas.
Atividade 1
Assista ao vídeo abaixo para compreender os vários tipos de gráficos construídos e como interpretá-los.
Atividade 2
Vamos refletir:
Os dados colocados em tabelas e gráficos norteiam tomadas de decisões dos nosso governantes.
Navegue pelo aplicativo (link abaixo) e veja como as informações ajudam na transparência e analise as ações tomadas para a COVID-19.
Aproveite para verificar como anda os casos em todas as regiões do Brasil.
https://susanalitico.saude.gov.br/#/dashboard/
Atividade 3
Agora é com você!
Escreva em seu caderno como podemos obter os vários dados colocados em uma tabela ou gráfico?
E como como podemos utilizar a informação que foi interpretada dos gráficos e tabelas em nosso cotidiano?
Saiba Mais |Referências:
SILVA, Luiz Paulo Moreira. “O que é gráfico?”; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-quee/matematica/o-que-e-grafico.htm
Componente(s) Curricular(res) | Matemática Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0542) Interpretar e resolver situação-problema que envolvam dados de pesquisas, apresentadas pelas mídias e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar as conclusões. (EAJALP0552) Analisar e relacionar a forma e o conteúdo de textos jornalísticos diversos. |
Professor: | Dayse Rodrigues Koziol |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª série