You are currently viewing O tempo e a matemática

O tempo e a matemática

Olá! Hoje iremos aprender sobre a relação da  matemática e o tempo, o conceito de medidas de tempo e  suas unidades.


ATIVIDADE 1

Vamos ler o texto ― COMO MEDIR O TEMPO

Como medir o tempo? 

Quantas vezes ao dia você para de fazer alguma coisa para olhar a hora ou  pergunta a alguém que horas são? Mas você sabe dizer como o tempo é medido?  Como foi que inventaram as divisões do tempo? Nem sempre tivemos o relógio,  antigamente as formas de medir o tempo eram outras e com o passar do tempo  foram evoluindo. O que acha de descobrir um pouco mais sobre isso agora? 

Como medir o tempo? 

Medir o tempo é algo tão comum em nosso dia a dia, que já se tornou um hábito  ficarmos olhando com frequência a hora, seja em um relógio, pelo celular,  computador ou qualquer outro meio que nos mostre o tempo com exatidão. Você  já parou para imaginar se não existissem os dias, meses, horas e anos? Seria  bem complicado, não é mesmo? 

O que é o tempo? 

Podemos dizer que o tempo é a duração dos acontecimentos e também o período  em que as coisas acontecem. Nos dias de hoje podemos dividir o tempo em  algumas classificações: século, década, ano, mês, dia, hora, minuto e segundo.  Século = 100 anos 

 Década = 10 anos 

 Ano = aproximadamente 365 dias 

 Mês = 30 ou 31 dias (com exceção de fevereiro) 

 Dia = 24 horas 

 Hora = 60 minutos 

 Minuto = 60 segundos 

O surgimento 

Antigamente não existia relógio e nem essas tecnologias mais atuais que temos  para medir o tempo. O homem se baseava pela posição do sol para medir o  tempo, no início ele se baseava de acordo com a sua própria sombra, em seguida  percebeu que ao fincar uma vareta no chão, no sentido vertical, teria esse mesmo efeito. Foi a partir deste momento que surgiu o primeiro relógio, que é conhecido  como Gnômon. Quando estava cedinho a sombra era bem longa, o meio dia esta  sombra ficava em seu tamanho mínimo, e quando começava a anoitecer a  sombra voltava a se alongar novamente. Após isso surgiram várias formas de  medir o tempo, uma delas foi a ampulheta, que é um relógio de areia. 

Os décimos, centésimos e milésimos de segundos 

Quando medimos o tempo, geralmente falamos apenas até os segundos, mas  existem ainda mais três classificações que são mais específicas, os décimos,  centésimos e milésimos de segundos. Essas classificações, geralmente, são  utilizadas em corridas, por causa das pequenas diferenças de tempo que existe  entre os competidores. 

Em uma corrida de Fórmula 1, por exemplo, os pilotos podem fazer uma volta em  um segundo igual, porém se formos olhar os décimos, centésimos e milésimos de  segundos, podemos descobrir qual dos pilotos foi mais rápido. 

Disponível em: https://www.estudokids.com.br/como-medir-o-tempo/

ATIVIDADE 2

No Youtube a partir do texto apresentado acima, assista ao vídeo ―MEDIDAS DE  TEMPO: SEMANA, MÊS E ANO – CALENDÁRIO | RESUMO ANIMADO‖ – Canal:  Resumos Animados. 

“MEDIDAS DE TEMPO: SEMANA, MÊS E ANO – CALENDÁRIO | RESUMO ANIMADO” – Canal: Resumos Animados – Link: https://www.youtube.com/watch?v=LNw89F2Yah

ATENÇÃO! 

Durante o vídeo terá algumas perguntas para serem respondidas. 

ATIVIDADE 3

Dando continuidade ao tema explorado, assista no youtube ao vídeo a seguir:

“EJA – Anos Iniciais – Matemática – Aula 01 – Módulo I – Medidas de Tempo” – Canal: WebAulas EAD SEE Acre – Link: https://www.youtube.com/watch?v=BSywdHqJxxU

ATIVIDADE 4 

Como fazer um relógio para aprender a ler as horas, assista ao vídeo abaixo:

“Como fazer um relógio para aprender a ler as horas (Hellokids)” – Canal: HelloKids-pt – Link: https://www.youtube.com/watch?v=a8XkYXidD1g

Dicas: pode ser usado prato descartável ou tampa de marmitex de isopor para fazer a base do relógio e um percevejo aço para prender as setas que servirão de  horas e minutos.


Componente CurricularObjetivos de aprendizagens e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0328) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano.

Proponentes/  Professores:Issam Elkadi  Nayara Lesley Queiroz
Instituição  Educacional:Escola Municipal Benedita Luiza da Silva de Miranda
CRE: Maria Thomé

EAJA – 1º Segmento – 3ª Série – Educação Financeira e Empreendedorismo – Adaptada