Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 24/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

O Tabagismo
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. De acordo com a Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), o tabagismo integra o grupo de transtornos mentais e comportamentais em razão do uso de substância psicoativa. Ele também é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. A OMS afirma ainda que cerca de 80% dos mais de um bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda onde o peso das doenças e mortes relacionadas ao tabaco é maior. O tabagismo constitui fator de risco para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traqueia, brônquios e pulmão. Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais. Os produtos de tabaco que não produzem fumaça também estão associados ou constituem fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como para muitas patologias buco-dentais.
Assista ao vídeo da Dra. Marislei Brasileiro, no canal do YouTube Dra. Marislei Brasileiro.
Atividade
Questão 1
Converse com seus familiares e amigos e questione se algum deles é fumante ou já foi fumante, questione sobre a saúde dessa pessoa, os problemas que ela já teve, e se ela já buscou tratamento, ou se já quis parar de fumar.
Questão 2
A partir da aula de hoje, explique sobre o que você entendeu para seus familiares e amigos, relate para eles os problemas que o tabagismo pode gerar para o nosso corpo.
O Tabagismo no Brasil
No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência à nicotina. 56,9 bilhões de reais são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade, e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas. O maior peso é dado pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Das mortes anuais causadas pelo uso do tabaco: 34.999 mortes correspondem a doenças cardíacas; 31.120 mortes por DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica); 26.651 por outros cânceres; 23.762 por câncer de pulmão; 17.972 mortes por tabagismo passivo; 10.900 por pneumonia; 10.812 por AVC (acidente vascular cerebral).
Questão 3
Pesquise e explique como o tabagismo pode agravar a situação de uma pessoa que contraia a Covid-19.
Questão 4
Converse sobre a sua pesquisa com amigos e familiares que fumam, ou já fumaram.
Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – TABAGISMO NO BRASIL – Bloco 1
Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências: | INCA. Tabagismo. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tabagismo>. Acesso em: 26 de Outubro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJACI0106) Identificar a importância dos hábitos de higiene do corpo humano e da higiene dos alimentos para a manutenção da saúde individual e coletiva. |
Componente Curricular: | Ciências Naturais |
Curadoria | Gabriel Ramos Paiva |