You are currently viewing Geografia – O som e a música como identidade cultural.

Geografia – O som e a música como identidade cultural.

Olá! Seja bem-vindo (a) a mais um encontro semanal de Geografia e Ciências da Natureza aqui, no Conexão Escola! Você gosta de dançar? Gosta de música e ritmo? E se você pudesse ter isso tudo e ainda se exercitar e aprimorar seu equilíbrio físico e mental e mais, conhecer o espaço onde você vive? 

Parece bom demais para ser verdade… E é! Vamos abrir uma roda de capoeira!  


Atividade 1

Acesse o link abaixo e divirta-se conhecendo uma roda de capoeira. Observe os movimentos do corpo, o espaço, as roupas dos participantes, a música. Depois descreva tudo que você observou em seu caderno.  

“Mestre Hulk e Mestre King Jogando na roda da Confraria Carioca- 22 Dez 2012” – Canal: Sidney Freitas
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GFw8oqv92T0&feature=youtu.be

A capoeira é uma representação cultural brasileira que mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. E para realizar uma boa roda de capoeira, um instrumento essencial, que produz um som dançante é o berimbau, um dos instrumentos musicais da capoeira. Você já ouviu o som emitido pelo berimbau? Neste tutorial do Canal Futura (YouTube: Canal Futura) “Formas que fazem som: Berimbau”, o grupo de Capoeira Geração Futuro vai nos mostrar os segredos desse instrumento mágico. Vamos assistir? 

“Formas que fazem som: Berimbau” – Canal: Canal Futura –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5DJ__2REyd8&feature=youtu.be

Atividade 2

Vamos conectar idéias. Registre em seu caderno:  

a) Você já viu uma apresentação como a mostrada no vídeo? Onde foi, no lugar onde vive? Ou em um passeio em uma outra cidade? Conta para nós. 

b) Como você acha que o berimbau emite sons? 

c) Como conseguimos perceber os sons dos instrumentos musicais? 

d) Qual a origem do berimbau? Que cultura esse instrumento representa? 


Componente(s) Curricular(res) Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento *Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das localidades às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico – cultural. *Valorizar o movimento afro-brasileiro na constituição da identidade brasileira. 
(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
(GOEF01AR25) conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e o repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, bem como reconhecer as suas heranças culturais. 
ProfessorCARLOS ANTONIO DOS SANTOS 
Instituição Educacional ESCOLA MUNICIPAL MARIA DA TERRA 
CREREGIONAL BRASIL DI RAMOS 

EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries