You are currently viewing O Solo

O Solo

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 17/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Vamos compreender os principais tipos de solos suas características?


O Solo

O solo é uma mistura de minerais e de materiais orgânicos que recobrem boa parte da superfície da Terra. Minerais são compostos naturais inorgânico com composição química definida. A classificação depende das propriedades físicas e químicas, e material orgânico é o conjunto formado por resquícios de seres vivos, plantas, etc. O solo não é tão sólido quanto a rocha: possui muitos espaços pequenos, chamados poros, que contêm água e ar, em alguns lugares da Terra, a rocha é recoberta por uma camada fina de solo, de apenas 15 centímetros de espessura. Em outros lugares, porém, o solo pode ter centenas de metros de profundidade. Os solos são importantes pois por meio dele, podemos plantar, morar, construir, criar animais, o solo é essencial para o mantimento da natureza.
O solo se forma ao longo de muito tempo. Uma camada de solo de 2,5 centímetros de espessura pode levar entre quinhentos e mil anos para se formar. Por essa razão, é importante proteger o solo contra a erosão, ou seja, evitar que seja levado embora pela ação do vento ou da água. A formação do solo, ocorre principalmente a partir das rochas fragmentadas. Forças como as do vento e as da água, além de mudanças de temperatura, decompõem as rochas em partículas muito pequenas. As partículas menores são chamadas de argila. As partículas de tamanho médio recebem o nome de limo, e as maiores são chamadas de areia. Diferentes tipos de solo contêm mistos distintos de argila, limo e areia. A parte orgânica do solo se forma pela morte de plantas e animais. Seus corpos se decompõem e se misturam às partículas rochosas. O material orgânico, conhecido como húmus, ajuda a formar os poros presentes no solo, mantendo o solo macio e solto. Os húmus também fornecem os nutrientes absorvidos pelas plantas.

Assista ao vídeo da Professora Rafaela Lima do Canal Mais Ciências

Vídeo: “Aula: Tipos de Solos” no canal Mais Ciência, no site YouTube.

 Atividade

Questão 1
Observando o solo que você tem na sua casa, qual é esse tipo de solo, fale sobre as suas características. 

Questão 2
Você já viu solos diferentes dos que você encontra perto da sua casa? Se sim, explique as diferenças. Se não, pesquise sobre um solo diferente do que você encontra na sua região e faça as devidas comparações.

As camadas do solo

O solo é feito de camadas, que se erguem a partir da rocha sólida, chamada rocha matriz. Sobre a rocha matriz há uma camada de rocha fragmentada, parte da qual pode ter ajudado a formar o solo que está acima. O solo acima da camada de rocha quebrada é o subsolo, que contém principalmente minerais e um pouco de húmus. Apenas as raízes mais profundas das plantas atingem o subsolo. A camada superior é chamada de solo agrícola. Esta contém muito húmus e é a camada na qual as plantas crescem.

Encyclopædia Britannica, Inc. Disponível em: <https://tinyurl.com/y3nznbbf> acesso em 1, nov. 2020

O solo é composto de camadas: solo, subsolo e rocha fragmentada. Essas camadas se erguem a partir da rocha sólida, chamada rocha matriz.


 Atividade

Questão 3
A partir dos seus conhecimentos ou por meio de conversa com seus familiares e amigos sobre como montar uma horta e quais tipos de solos é melhor para fazer o plantio. Escreva detalhadamente cada processo e características de cada solo usado.

Questão 4
Caso você consiga e possa desenvolver essa atividade: Faça uma experiência com seus familiares, pegue duas garrafas pets transparentes, em uma garrafa, monte uma camada de solo com muita rocha (pode usar a “brita”) e pouquíssima matéria orgânica misturada na terra e plante três feijões; na outra garrafa monte uma camada de solo com menos rocha(“brita”) e mais matéria orgânica misturada a terra e plante três feijões, jogue a mesma quantidade de água e deixe as duas garrafas nos mesmos ambientes, no decorrer de uma semana, observe e escreva sobre qual plantação desenvolveu mais. Essa experiência, serve para você observar a importância de ter um solo rico em nutrientes para desenvolver uma boa plantação. 


Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Solo – Bloco 1

Os solos/Recursos minerais do Brasil – EAJA – 17/11 – Bloco 1

Saiba Mais:Vivadecora. Horta no Quintal: Como Fazer, +45 Ideias para Fazer na sua Casa. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/revista/horta-no-quintal/
Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências:Britannica Escola. Solos. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/solo/482535>. Acesso em: 21, out de 2020. Adaptado para fins pedagógicos. 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0215) Compreender a importância dos solos e os impactos ambientais decorrentes dos seus diversos usos.
(EAJACI0324) Manipular diferentes amostras de solo de sua região e descrever suas principais características, como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade
(EAJACI0325) Relacionar os diferentes usos do solo e reconhecer sua importância para a agricultura e para a vida.
(EAJACI0326) Compreender a importância da vegetação para a preservação do solo.
Componente Curricular:Ciências Naturais