You are currently viewing O Sistema Único de Saúde no Brasil – SUS

O Sistema Único de Saúde no Brasil – SUS

O Sistema Único de Saúde – SUS 

De acordo com a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais, o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista do povo brasileiro, garantido pela Constituição Federal de 1988, o SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde. O SUS é financiado com os impostos do cidadão – ou seja, com recursos próprios da União, Estados e Municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. O SUS nasceu por meio da pressão dos movimentos sociais que entenderam que a saúde é um direito de todos, uma vez que, anteriormente à Constituição Federal de 1988, a saúde pública estava ligada a previdência social e a filantropia. 

Assista ao vídeo da Acadêmica de Medicina Karine do Canal Educa Periferia 

Vídeo: “Conhecendo o SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)” no canal Educa Periferia, no site YouTube.

Atividade

Questão 1
Você utiliza, ou já utilizou o SUS, escreva sobre como foi a sua experiência, depois converse sobre isso com seus amigos.

Questão 2
Cite 5 pontos positivos e 5 pontos negativos do SUS.

Questão 3
Explique qual a importância do SUS para a população brasileira e como ele poderia ser melhor.

A gestão e funcionamento do SUS

O modelo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é descentralizado. Ou seja, Governo Federal (União), Estados e Municípios dividem a responsabilidade de forma integrada, garantindo o atendimento de saúde gratuito a qualquer cidadão através da parceria entre os três poderes. Em locais onde há falta de serviços públicos, o SUS realiza a contratação de serviços de hospitais ou laboratórios particulares para que não falte assistência às pessoas. Desse modo, estes locais também se integram à rede SUS, tendo que seguir seus princípios e diretrizes. O Sistema Único de Saúde (SUS) é usado como modelo de referência internacional por conta do seu alcance e multiplicidade de serviços de saúde. É de responsabilidade da saúde pública brasileira todas as ações da Vigilância Sanitária e da Vigilância Sanitária de Zoonoses (imunização de animais; castração; controle de pragas; prevenção e controle de doenças de animais urbanos e rurais, etc.), além de campanhas de vacinação, prevenção, controle e tratamento de doenças crônicas por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), além do tratamento oncológico nos seus mais diversos níveis. O SUS realiza ainda coleta para a doação de sangue, organização da rede de banco de leite materno, além de transplante de órgãos e bancos de pele para o tratamento de queimados, definição de regras para venda de medicamentos genéricos e de distribuição gratuita de remédios. Outra curiosidade é que internacionalmente, o SUS é exemplo de excelência na assistência e tratamento de pessoas com Aids/HIV. 

Atividade

Questão 4
Tendo em vista os problemas que o SUS enfrenta escreva algumas soluções para resolver esses problemas em nível nacional, estadual e local.


O Sistema único de saúde no Brasil e o desenvolvimento dos países – EAJA – 01/12 – Bloco1
Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências:Saúde.MG. SUS. Disponível em: <https://www.saude.mg.gov.br/sus>. Acesso em: 03 de novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.  
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJACI0106) Identificar a importância dos hábitos de higiene do corpo humano e da higiene dos alimentos para a manutenção da saúde individual e coletiva.
Componente Curricular:Ciências Naturais