Quantas pessoas no nordeste brasileiro ainda estão passando fome em relação à população total do Brasil? Quais os motivos e consequências desta situação terrível para esta parcela da população brasileira? É isso que você irá analisar nesta aula de Estatística Aplicada à situação demográfica de insegurança alimentar no sertão nordestino.
A Estatística é uma área da Matemática muito aplicada no nosso dia a dia. Através do estudo da leitura e interpretação das tabelhas e gráficos é possível desenvolver a sua cidadania, despertando o seu senso crítico e analitico.
Por isso, na análise de qualquer dado estatístico, é necessário compreender o contexto no qual estes dados fazem referência. Neste Roteiro de Estudo, vamos aplicar algumas propriedades da Estatística na análise da situação da fome em uma parcela da população do Nordeste brasileiro.
A proposta deste Roteiro, além de apresentar os fundamentos da Estatística, é a de despertar o seu senso crítico e analítico, desenvolvendo sua cidadania e empatia quanto aos problemas decorrentes da fome em nosso país. Bons estudos!!!
Atividade 1
Primeiro, assista às ODAS em vídeo mostradas abaixo deste campo sobre as propriedades da Estatística. Neles, existem diversas informações que lhe permitirão compreender como funciona a interpretação de dados a partir das tabelas, gráficos e registros demonstrados nos exemplos.
Estas informações sobre a análise de dados estatísticos serão aplicadas neste Roteiro de Estudo à região Nordeste do Brasil, mais precisamente no chamado Polígono das Secas, como pode ser verificado no mapa abaixo:
Por isso, leia os textos abaixo que fazem referência ao Polígono das Secas, que é a região que você deverá conhecer para a análise de dados estatísticos neste Roteiro de Estudo.
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-poligono-das-secas.htm
No entanto, e ainda que existam problemas de diversos aspectos sobre a persistente dificuldade de acesso à alimentação de muitas pessoas no sertão nordestino, existem diversas ações que buscam minimizar estes problemas. São os casos existentes nos municípios de Tabira e Afogados de Ingazeira, no sertão de Pernambuco, mostradas nas reportagens em vídeo abaixo.
Componente(s) Curricular(es) | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EM13CHS606: Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia. EM13MAT102: Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. |
Créditos | Escola Digital Link: https://escoladigital.org.br/roteiro-de-estudo/a-matematica-da-fome-56794 |
Publicado por | Carlos Alberto Batista Bastos – ASSPED |
Curado por | Jefferson Lima De Oliveira |
EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries