Ê Goiás… Esse estado maravilhoso que todos nós amamos tem uma história riquíssima, literalmente. A colonização de Goiás teve seu início com a mineração de ouro no século XVIII. Porém, quase todo o ouro retirado daqui, como veremos, era transformado em impostos e levado em navios para Portugal.
Vamos aprender um pouco mais sobre os primeiros 100 anos da história do estado em que vivemos, período conhecido como o ‘Século do Ouro’.
Atividade 1
Antes de tudo, precisamos entender o contexto que levou os colonizadores portugueses a priorizar a busca e mineração de metais preciosos no interior do Brasil. Afinal, até o século XVII, a colonização se concentrava na agricultura voltada para exportação, praticada sobretudo no litoral.
Assista ao vídeo “Ouro! A sociedade mineradora na América Portuguesa no século XVIII”.
Atividade 2
Agora, acesse o link abaixo e leia o texto, que esclarece como Goiás se inseriu nesse contexto de exploração aurífera. Se você quiser, a página te dá a opção de ouvir o texto em áudio. Ouça o áudio enquanto acompanha a leitura escrita. O que acha?
Link: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/historia-goias.htm
Atividade 3
Embora os impostos sejam importantes para o funcionamento da sociedade, pagar tributos não é a coisa mais agradável do mundo, isso todo mundo sabe. Não por acaso, a história da sonegação (ou seja, esconder dinheiro e bens para não pagar um imposto) é tão antiga quanto a existência dos impostos.
Nas províncias mineradoras do Brasil durante o período colonial, entre elas Goiás, a situação não foi diferente. A principal forma de contrabandear o ouro eram os famosos santos do pau oco. Veja só…
Assista ao vídeo “Santos do Pau Oco e Descaminhos [História dos Tributos do Brasil]”.
Atividade 4
Observe o trecho abaixo do relato de Auguste de Saint-Hilaire, um botânico e naturalista francês que viajou por todo o Brasil com o objetivo principal de catalogar animais e plantas no início do século XIX. Sua viagem a Goiás foi feita em 1819, quando a mineração já estava em franca decadência.
Atividade 5
Agora é a sua vez! Pegue o seu caderno e faça as atividades propostas. Vamos lá?
Após a leitura do trecho, descreva em seu caderno o que mais te chamou a atenção no relato de Saint-Hilaire e explique por quê.
Relacione o trecho citado por Saint-Hilaire com transição da exploração de ouro para a pequena atividade agropecuária em Goiás. Se tiver dificuldade, faça uma nova consulta ao texto sugerido.
Faça uma pesquisa em seu portal de buscas predileto (se tiver dificuldade, peça para alguém te ajudar). Nele, procure por cidades dos estados de Goiás e Tocantins que surgiram graças à exploração de ouro.
Saiba Mais | Referências:
Páginas na Internet
Site do Museu do Ouro:
https://museudoouro.museus.gov.br/
Guia turístico sobre a cidade de Goiás:
Série Mapas Temáticos de Ouro no Brasil
Texto do Memorial da Indústria sobre o ciclo do ouro em Goiás
https://memorialdaindustriago.com.br/memorial/timeline/mineracao
Livros
PALACÍN, Luis. MORAES, Maria Augusta Sant’anna. História de Goiás (1722-1972). Goiânia: Editora UCG, 2001. FRANCO, Francisco de Assis Carvalho. Dicionário de Bandeirantes e Sertanistas do Brasil. São Paulo: Editora Itatiaia, 1979.
Componente(s) Curricular(res) | História e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | História (EAJAHI0719) Conhecer o processo de mineração no Brasil, especialmente nas capitanias de Minas Gerais e Goiás com enfoque para a formação dos núcleos mineradores. (EAJAHI0733) Discutir a economia na Capitania de Goiás no século XIX, o declínio da extração aurífera e o processo de transição da sociedade mineradora para a sociedade agropastoril. (EAJAHI0750) Analisar as representações da província de Goiás e de sua população a partir de documentos oficiais e dos relatos de viajantes. Língua Portuguesa (EAJALP0719) Estabelecer relações entre as partes de um texto lido. (EAJALP0720) Identificar o que está implícito, as inferências, os referentes comuns de uma cadeia de substituições lexicais. (EAJALP0756) Identificar as variedades da língua, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. |
Professor | César Henrique Guazzelli e Sousa Matrícula: 879258 |
Instituição Educacional | E.M. Osterno Potenciano e Silva – EAJA E.M. Frei Nazareno Confaloni – EAJA E.M. Geralda de Aquino – Ciclo da Adolescência |
CRE | Jarbas Jayme |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries