Olá! Você conhece seu relógio biológico? O relógio biológico é um mecanismo regido pela sequência das horas do dia, que está presente no homem e nos animais, regulando todas as atividades do organismo.
A região que controla os ritmos biológicos, no cérebro é chamado de hipotálamo, que regula os horários de dormir, acordar, comer, fazer xixi, entre outros. Ele funciona de acordo com a nossa rotina de vida ou com os horários das nossas obrigações.
Nessa atividade vamos conhecer a relação do sono com o funcionamento do nosso organismo e como isso pode interferir no nosso dia a dia. A partir de um vídeo poderá comparar as informações sobre dormir à noite ou durante o dia, refletir sobre o tema, destacar e organizar as informações mais importantes, planejar e produzir um texto informativo.
Atividade 1
Trocar o sono da noite pelo o do dia, mesmo tendo a mesma quantidade de horas, perturba a nossa saúde? Quais são os efeitos quando dormimos durante o dia? Quais as vantagens do sono noturno? Por que os profissionais noturnos ganham mais? Vamos saber mais sobre isso assistindo ao vídeo 1.
Atividade 2
A partir das informações do vídeo crie uma tabela sobre o sono noturno e diurno, comparando os efeitos de cada um. Se precisar acesse o vídeo novamente.
Atividade 3
Agora, como base nessas informações envie uma mensagem indicando o vídeo a outras pessoas, como para alguém de sua família, da sua escola ou amigos. Se preferir, envie a tabela que você criou, mas lembre-se, destaque as informações mais importantes e atrativas do vídeo para influenciar as pessoas a assistirem o vídeo.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências | (EAJACI0216) Reconhecer a importância do Sol para a manutenção da vida na Terra. |
Geografia | (EAJAGE0210) Relacionar os diferentes tipos de atividades sociais ao mundo do trabalho. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0201) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana. (EAJALP0202) Reconhecer e utilizar pistas textuais, intertextuais e contextuais. (EAJALP0241) Identificar a finalidade de um texto e sua aceitabilidade social. (EAJALP0245) Planejar e produzir textos considerando sua situação comunicativa. (EAJALP0209) Fazer a seleção das partes mais significativas de um texto. |
EAJA – 1° Segmento – 2ª série – Educação Ambiental e Saúde