Olá, na aula de hoje você aprenderá sobre a organização do território brasileiro. Você sabia que o nosso país é constituído por estados, municípios, distritos e bairros? Você conhecerá quais são os estados e capitais do Brasil utilizando mapas para a localização!
ATIVIDADE 1
Um mapa (do termo latino mappa) é uma representação visual de uma região. Os mapas são uma expressão da necessidade humana de conhecer e representar o seu espaço. Os limites territoriais são uma construção humana e se alteram ao longo do tempo.
Classificação dos mapas
Mapas físicos
Mapa geomorfológico: representa as características do relevo de uma região.
Mapa climático: indica os tipos de clima que atuam sobre uma região.
Mapa hidrográfico: mostra os rios e bacias que cortam uma região.
Mapa biogeográfico: aponta os tipos de vegetação que cobrem uma determinada localização.
Mapa em alto relevo: representação tridimensional, geralmente do relevo de uma região, materializado como um artefato físico.
Mapas humanos
Mapa político: aponta a divisão do território em países, estados, regiões, municípios.
Mapa econômico: indica as atividades produtivas do homem em determinada região.
Mapa demográfico: apresenta a distribuição da população em determinada região
Mapa histórico: apresenta as mudanças históricas ocorridas em determinada região.
Mapa rodoviário: estuda as rodovias e as estradas de um país.
Mapa topográfico: estuda o relevo em níveis de altura (também inclui os rios mais importantes do local).
Elementos de um mapa
Título: nome que indica o que o mapa está representando, contendo informações como o recorte espacial, o período de tempo e a temática em geral.
Escala: informação de quantas vezes o terreno real (no caso a Terra ou parte dela) foi reduzido em relação ao mapa.
Legenda: identifica os símbolos e as cores usados no mapa.
Orientação: aponta no mapa o rumo da rosa-dos-ventos
Fonte: entidade responsável pela realização do mapa https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa
Assista ao vídeo abaixo que fala sobre a formação do território brasileiro para ampliar o seu conhecimento sobre o assunto.
Agora, observe os dois mapas abaixo. Em relação ao primeiro mapa (Brasil) escreva no seu caderno o nome da capital do seu país e a capital do estado em que você mora. Para o segundo mapa (Goiás) analise se você já visitou alguma cidade próxima a Goiânia. Se positivo, escreve os nomes de todas elas no seu caderno também.
ATIVIDADE 2
Leia o texto abaixo sobre a organização do território brasileiro: O Brasil é um país que possui 26 estados. Cada estado é dividido em municípios. Os municípios estão divididos em distritos, que são divididos em bairros. Além dos estados, no Brasil existe o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país, sede do governo federal. Cada estado também possui uma capital sede do governo estadual, que se localiza em um de seus municípios. Os 26 estados e o Distrito Federal são chamados de Unidades de Federação. Para facilitar o estudo e a organização das informações sobre o território brasileiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) agrupou os estados em cinco regiões: Norte, Centro- Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. No link abaixo, você poderá analisar alguns mapas do nosso país. Com a ajuda deles, registre no seu caderno ou em outras ferramentas o nome dos estados e as capitais do Brasil. Depois separe os estados por regiões de acordo com a legenda apresentada.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mapa-brasil.htm
Agora, analise a letra musical “Goiás é mais” escrita por Moacyr Franco e cantada no vídeo abaixo pela dupla sertaneja Bruno & Marrone. Ela fala sobre algumas características do Brasil, em especial do nosso estado (Goiás). Encontre na letra musical os nomes de alguns estados do Brasil. Depois registre no seu caderno! Você pode também consultar o mapa acima se desejar!
Componente Curricular | Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Geografia | (EAJAGE0416) Compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite e outros; (EAJAGE0417) Analisar como os diferentes produtos cartográficos são utilizados no cotidiano. (EAJAGE0310) Identificar e interpretar mapas e imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica, localizando inclusive seu município e estado nesses mapas; (EAJAGE0418) Identificar os diferentes tipos de mapas, seus elementos norteadores e as possibilidades de correlação com o lugar; (EAJAGE0420) Analisar os mapas temáticos de Goiás e região metropolitana de Goiânia; |
Proponentes/ Professores: | Professora Meire de Oliveira Alves |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
EAJA – 1º Segmento – 4ª Série – Experiência e Curiosidade – Adaptado