Olá, tudo bem? Espero que esteja bem e com muita vontade de aprender, com energias renovadas. Desejo um excelente estudo a você! Nesta atividade você vai estudar sobre um movimento cultural que aconteceu na Europa e provocou grandes mudanças, e suas consequências estão presente nos nossos dias atuais. Venha conhecer o Humanismo!
Atividade 1
O Humanismo
Uma das transformações importantes ocorridas na Europa começou no século XIV, quando alguns teóricos e estudiosos se esforçaram para renovar o sistema educacional, até então controlado pela igreja.
As propostas de mudança tinham como objetivo superar a antiga tradição intelectual medieval, baseada nos ensinamentos da Igreja Católica. Isso abria espaço para uma nova cultura ensinada nas universidades laicas, fundadas em diversas cidades da Europa a partir do fim do século XI.
As universidades laicas priorizavam a leitura dos textos clássicos da Antiguidade, escritos por pensadores gregos e romanos.
Essa revolução cultural ficou conhecida como Humanismo e o seu desenvolvimento variou de um lugar para outro.
O interesse dos humanistas estendia-se por várias áreas do conhecimento. Ia desde as Artes Plásticas, a Literatura, a Poesia e a Gramática até a Medicina, passando pela Matemática, pela Geografia, pela Astronomia e por outros campos do conhecimento.
Mas, por que mesmo esse nome?
Venha ver algumas pistas.
“A ênfase no indivíduo e na individualidade resultou em diferentes pontos de vida acerca da representação da natureza humana.”…
Assista a vídeo aula abaixo e encontre explicações que vai te levar a resposta.
Humanismo, Renascimento e seus significados – História.Disponível em:
Atividade 2
Com base no que você leu, assistiu e observou, registre no seu caderno, em forma de texto o que aprendeu sobre o Humanismo seguindo o roteiro:
- O que foi o humanismo;
- Em que período ocorreu e onde;
- O significado de antropocentrismo e teocentrismo;
- As características do humanismo.
Pensando em mudanças e permanências, o que você percebe hoje em dia como sendo permanências do período humanista? Explique.
Proponentes | Suzana Alves Pires |
Instituição Educacional | Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva |
CRE | Jarbas Jayme |
EAJA | Segundo segmento |
Turma | 7ª série |
Componente curricular | História |
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0606) Compreender os contextos históricos de construção dos conceitos de humanismo e renascimento. (EAJAHI0607) Problematizar a concepção teocêntrica e antropocêntrica. |