Na Matemática, existem dois tipos de números: os positivos e os negativos. Os números positivos são representados por um sinal de “+” na frente ou não apresentam nenhum sinal. Os números negativos são representados por um sinal de “-” na frente. Onde usamos esses números?
Existem temperaturas que podem ser zero, positivas e negativas, o saldo de uma conta bancária, altitudes e depressões, andares de um edifício e muitos outros. Vamos fazer algumas atividades envolvendo esses números.
Atividade 1
Assista ao vídeo: Números positivos e negativos do canal Matemática fácil com o professor Luciano, disponível no link abaixo:
Agora, responda no seu caderno:
-18 é menor que – 2?
+4 é maior que que – 7?
Atividade 2
Assista ao vídeo “Adição e subtração de números positivos e negativos” no canal Matemática Genial, disponível no link a seguir:
Agora, responda em seu caderno
a) (+10) + (+ 5)
b) (- 3) + (+ 8)
c) (- 4) + (- 2)
d) (+7) + (- 9)
Atividade 3
Clique no link abaixo e veja a evolução dos números de casos do novo Corona vírus no Brasil.
https://pedrocesp.blogspot.com/2020/04/numeros-de-casos-de-coronavirus-no.html
Agora, responda em seu caderno à questão:
• Qual a diferença no número de casos confirmados do novo Corona vírus entre os dias 1º de agosto e 4 de agosto?
Atividade 4
O saldo em uma conta bancária pode ser positivo, negativo ou nulo.
Exemplo 1:
Tenho R$ 1.000,00 em uma conta de um banco e faço um depósito de R$ 200,00. Qual será o meu novo saldo?
R$ 1.000,00 + R$ 200,00 = R$ 1200,00 (Saldo positivo)
Exemplo 2:
Se tenho R$ 300,00 em uma conta de um banco e faço uma retirada de R$ 500,00. Qual será o meu novo saldo?
R$ 300,00 – R$ 500,00 = – R$ 200,00 (Saldo negativo)
Agora, responda em seu caderno
Se tenho R$ 400,00 em uma conta de um banco e faço um depósito de R$ 600,00. Qual será o meu novo saldo?
Atividade 5
Um carro custa, à vista, R$ 27.658,00 e a prazo R$ 32.548,00. A diferença entre esses valores corresponde aos juros que se paga pelo financiamento. Seu Joaquim comprou esse carro a prazo. Quanto ele pagará de juros?
Componente(s) Curricular(res) | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0603) Reconhecer os significados dos números inteiros, como aqueles que indicam falta, diferença, orientação (origem) e deslocamento entre dois pontos. (EAJAMA0604) Comparar e ordenar números inteiros, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações-problema que envolva as operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. |
Professor | Pedro Pereira da Silva |
Instituição Educacional | Escola Municipal Madre Francisca |
CRE | Central |
EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries