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Matemática – Números positivos e negativos

Na Matemática, existem dois tipos de números: os positivos e os negativos. Os números positivos são representados por um sinal de “+” na frente ou não apresentam nenhum sinal. Os números negativos são representados por um sinal de “-” na frente. Onde usamos esses números?

Existem temperaturas que podem ser zero, positivas e negativas, o saldo de uma conta bancária, altitudes e depressões, andares de um edifício e muitos outros. Vamos fazer algumas atividades envolvendo esses números.


Atividade 1

Assista ao vídeo: Números positivos e negativos do canal Matemática fácil com o professor Luciano, disponível no link abaixo:

“Números Positivos e Negativos – Aula 17 – 7a Série” – Canal: Matemática Fácil
Link: https://www.youtube.com/watch?v=DPVk5Rg8dt8

Agora, responda no seu caderno:

-18 é menor que – 2?

+4 é maior que que – 7?


Atividade 2

Assista ao vídeo “Adição e subtração de números positivos e negativos” no canal Matemática Genial, disponível no link a seguir:

“Adição e Subtração de Números Positivos e Negativos” – Canal: Matematica Genial
Link: https://www.youtube.com/watch?v=HAqlG8pLmxI

Agora, responda em seu caderno

a) (+10) + (+ 5)

b) (- 3) + (+ 8)

c) (- 4) + (- 2)

d) (+7) + (- 9)


Atividade 3

Clique no link abaixo e veja a evolução dos números de casos do novo Corona vírus no Brasil.

https://pedrocesp.blogspot.com/2020/04/numeros-de-casos-de-coronavirus-no.html

Agora, responda em seu caderno à questão:

• Qual a diferença no número de casos confirmados do novo Corona vírus entre os dias 1º de agosto e 4 de agosto?


Atividade 4

O saldo em uma conta bancária pode ser positivo, negativo ou nulo.

Exemplo 1:

Tenho R$ 1.000,00 em uma conta de um banco e faço um depósito de R$ 200,00. Qual será o meu novo saldo?

R$ 1.000,00 + R$ 200,00 = R$ 1200,00 (Saldo positivo)

Exemplo 2:

Se tenho R$ 300,00 em uma conta de um banco e faço uma retirada de R$ 500,00. Qual será o meu novo saldo?

R$ 300,00 – R$ 500,00 = – R$ 200,00 (Saldo negativo)

Agora, responda em seu caderno

Se tenho R$ 400,00 em uma conta de um banco e faço um depósito de R$ 600,00. Qual será o meu novo saldo?


Atividade 5

Um carro custa, à vista, R$ 27.658,00 e a prazo R$ 32.548,00. A diferença entre esses valores corresponde aos juros que se paga pelo financiamento. Seu Joaquim comprou esse carro a prazo. Quanto ele pagará de juros?


Componente(s) Curricular(res)Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0603) Reconhecer os significados dos números inteiros, como aqueles que indicam falta, diferença, orientação (origem) e deslocamento entre dois pontos. (EAJAMA0604) Comparar e ordenar números inteiros, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações-problema que envolva as operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
ProfessorPedro Pereira da Silva
Instituição EducacionalEscola Municipal Madre Francisca
CRECentral

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries