You are currently viewing Notícia e informação x Fake news

Notícia e informação x Fake news

Olá! Você tem o hábito de assistir telejornais, ler jornais impressos ou acessar sites de notícias?
Seja qual for o veículo que você tenha acesso, saiba que as notícias levam ao púbico as informações mais importantes e recentes que estão acontecendo no mundo.

Leia agora essa notícia sobre a produção de vacinas para o combate ao novo Coronavírus.

Coronavírus: Vacina pode estar pronta em outubro, afirma pesquisador O Instituto Jenner, ligado à Universidade de Oxford, pode apresentar uma vacina contra o novo coronavírus já em outubro. A informação foi divulgada hoje por Adrian Hill, pesquisador do instituto, durante um seminário online com a Sociedade Espanhola de Reumatologia (SER). Tudo dependerá, segundo Hill, da eficácia da vacina em testes.
“Se tudo correr bem, teremos os resultados dos ensaios clínicos em agosto ou setembro. Levando em conta que estamos fabricando em paralelo, estamos prontos para entregá-las a partir de outubro”, afirmou.

Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/06/22/coronavirus-vacina-pode-estar-pronta-em-outubro-afirma-pesquisador.htm


Atividade 1

Assista o vídeo: VACINAS CONTRA O CORONAVÍRUS: COMO FUNCIONARÃO E QUANTO TEMPO VÃO DEMORAR, disponível no link:

“VACINAS CONTRA O CORONAVÍRUS: COMO FUNCIONARÃO E QUANTO TEMPO VÃO DEMORAR” – Canal: Uol –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=LWWnmlzJZS0

Atividade 2

Após ler a notícia e assistir o vídeo sugerido, reflita e discuta com os seus familiares e amigos sobre a urgência na produção e disponibilização da vacina. Haja vista que no início da pandemia as previsões eram de 12 a 18 meses para que elas fossem disponibilizadas à população, como vemos no vídeo. Porém as previsões atuais apontam uma redução desse tempo.


Atividade 3

Ainda com relação a primeira notícia da descrição, anote as palavras que você desconhece o significado e pesquise-as em um dicionário (físico ou online). Então releia a notícia e perceba como foi mais fácil compreendê-la em sua totalidade. Isso aconteceu porque você enriqueceu o seu vocabulário.


Atividade 4

O gênero textual Notícia é um relato sobre um fato real, atual e relevante para o público. Os assuntos, a linguagem e os recursos da notícia são definidos de acordo com as características do veículo de comunicação e as expectativas de seu público. Porém atualmente vemos a proliferação de notícias falsas, chamadas de fake news.
Esse tipo de “informação” é uma prática enganosa, maléfica e destrutiva que tem sua circulação ampliada pela facilidade de redistribuição e postagem de textos sem filtros no universo das redes sociais, baseadas apenas em opiniões seletivas e unilaterais.
Veja a seguir algumas fake news relacionadas ao tema que estamos trabalhando e retiradas das redes sociais:

Fetos abortados
Informações divulgadas em aplicativos e redes sociais afirmam que células de fetos constam na composição das vacinas e que isso é “um fato já denunciado há anos por sites ‘pró-vida’, com base em publicações científicas”.

De acordo com a BBC Brasil, o texto cita as página Life Site News e Precious Life, apontando que “células fetais abortadas, conhecidas como HEK-293”, estão sendo usadas por empresas e pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Link: https://www.opovo.com.br/coronavirus/2020/07/27/fake-news vacina-coronavirus-fetos-mortos-ate-implantacao-de-microchips.html

Crianças no Senegal não morreram ao receber a vacina para Covid-19

Uma notícia veiculada em redes sociais no mês de abril comunicava que uma família havia morrido no Senegal após receberem vacina contra o novo coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde do país ao portal G1, a informação é falsa e também não existe vacina em distribuição neste momento.

Link: https://www.opovo.com.br/coronavirus/2020/07/27/fake-news-vacina-coronavirus-fetos-mortos-ate-implantacao-de-microchips.html


Atividade 5

Agora faça uma análise franca e reflita: qual é a sua responsabilidade na proliferação de fake news? Será que você tem contribuído ou não com essa circulação de notícias falsas?
Se você tiver oportunidade, produza um pequeno texto ou meme alertando seus amigos mais próximos e familiares sobre as consequências das fake news. Dessa forma você vai orientar pessoas a não acreditarem em todo tipo de notícias que chegam até elas.

Ver modelo no link:

https://pt.org.br/wp-content/uploads/2018/10/fake_news_site-780×403.jpg


Componente(s)
Curricular(res)
Língua Portuguesa
Ciências da Natureza
Objetivos de
Aprendizagem e
Desenvolvimento
(EAJALP0702) Identificar o fato central, os principais temas e opiniões expostos nas notícias;
(EAJALP0705) Discernir fato e opinião em textos
jornalísticos;
(EAJALP0759) Realizar análise em textos dos
gêneros jornalísticos.
Professor Lidiana dos Santos Reis Custódio
Instituição
Educacional
Escola Municial Jesuína de Abreu
CREMaria Thomé

EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries