O dinheiro é um dos protagonistas da Educação Financeira, porém, ao nos referirmos sobre ele, utilizamos de expressões diferentes, como, por exemplo, grana. Você conhece outros nomes? Aqui no Brasil, nossa cédula de dinheiro é o Real. Você sabe identificar se notas de Real que você recebe são verdadeiras? Nesta atividade vamos conhecer mais sobre o nosso dinheiro, o Real. Vamos lá?
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo com a música La Plata, da banda Jota Quest. Convide sua família para assistir com você
https://www.letras.mus.br/jota-quest/1347986/
Atividade 2
Nesta música existem muitas palavras e expressões que significam dinheiro.
Você sabe quais são? Sua família pode te ajudar a encontrar essas palavras.
No seu caderno, escreva o nome dessas palavras. Sua família pode te ajudar.
Desafio
Escreva essas palavras em ordem alfabética.
Atividade 3
Agora, acesse o link abaixo e veja essa lista de palavras que significam dinheiro.
https://drive.google.com/open?id=1Y0ZC7fcs6cTmfyoeN5rl09AemZ-5amGj
São muitas palavras!
Atividade 4
Todas as palavras ou expressões que você escreveu em sua lista estão na lista que apresentamos?
Vamos fazer umas contas de matemática? Anote em seu caderno as respostas
- Quantas palavras você escreveu?
- Quantas palavras tem na lista da imagem?
- Quantas palavras a lista da imagem tem a mais que as que você anotou em seu caderno? Faça a conta!!
Atividade 5
Já que estamos falando de dinheiro, precisamos conhecer o nosso dinheiro, ou seja, a nossa moeda que é o Real. As notas do Real apresentam algumas características de segurança, para evitar falsificações.
Acesse o link abaixo e vamos aprender quais são.
Agora, acesse o link abaixo e veja a imagem das cédulas:
https://www.bcb.gov.br/novasnotas/index.html
Atividade 7
Vamos trabalhar com algumas possibilidades.
Quantas notas de R$5,00 eu vou precisar para ter R$20,00?
Quantas notas de R$10,00 eu vou precisar para ter R$50,00?
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0115) Ler textos vinculados à memória, história e adversidade cultural, envolvendo diferentes gêneros. (EAJALP0132) Ler de forma mediada, gêneros multissemióticos reconhecendo suas linguagens. (EAJALP0141) Ler textos que circulam no campo da vida pública com diferentes finalidades utilizando suportes textuais. (EAJALP0217) Desenvolver a leitura por meio da fruição (EAJALP0231) Ler gêneros multissemióticos reconhecendo suas linguagens. |
Matemática | (EAJAMA0102) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos. (EAJAMA0104) Ler, escrever, comparar números naturais. (EAJAMA0133) Reconhecer, relacionar e estabelecer a equivalência entre valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro em diferentes contextos. (EAJAMA0207) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo. (EAJAMA0215) Utilizar a relação de igualdade no desenvolvimento de estratégias pessoais para o cálculo de adições e subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. (EAJAMA0229) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. |
EAJA – 1° Segmento 1ª a 2ª séries – Educação Financeira e Empreendedorismo