Olá! Nessa atividade a partir dos elementos básicos da cartografia e da análise de diferentes mapas, iremos compreender o processo de disseminação do COVID-19, no Brasil.
Atividade 1
Os mapas são valiosas fontes de informação sobre o espaço e, para isso, é importante desvendar suas informações e conhecer sua linguagem. Vamos conhecer os principais elementos do mapa, observando a figura a seguir:
Principais elementos do Mapa
Atividade 2
O mundo vive um período de Pandemia, decorrente do processo acelerado de contaminação das pessoas pelo Coronavírus (COVID 19). Para compreender como este vírus se disseminou pelo Brasil, vamos analisar o mapa abaixo:
Mapa retirado do texto: “Casos de Coronavírus no Brasil passa de 3 mil”, por Redação Portal Projeta – 28/03/2020, disponível no endereço: http://portalprojeta.com.br/2020/03/28/casos-de-coronavirus-no-brasil-passa-de-3-mil/
Com base no mapa, registre em seu caderno:
a) Qual a principal informação este mapa quer transmitir?
b) O que indica a variação na tonalidade das cores deste mapa?
c) Com base neste mapa, você deduz que o Covid-19, adentrou o país no sentido litoral-interior ou avançou do interior para o litoral?
d) Que Estado representa a maior concentração de casos de contaminação?
e) Indique a data em que esta reportagem/mapa se refere.
f) Observe os estados que fazem fronteira com Goiás. Qual a situação destes estados em relação ao número de contaminados?
Atividade 3
Com base nas informações contidas na reportagem “Os aeroportos mais movimentados do Brasil.”, disponível no link abaixo, realize as seguintes atividades
a) Liste as cidades e os estados onde se localizam cada um dos aeroportos citados
b) Desenhe em seu caderno um mapa do brasil e pinte apenas os estados listados no item anterior
c) Retorne ao mapa da atividade 1. Agora faça um X no mapa desenhado por você nos estados em que há um alto índice de casos do Covid – 19
d) Agora analise como ficou seu mapa e escreva com suas palavras, como o Covid-.19 entrou no Brasil.
Componente(s) Curricular(res) | Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAGE0609) Interpretar diferentes mapas temáticos do Brasil, de Goiás e locais. (EAJAGE0610) Entender o processo de construção e elaboração dos mapas temáticos. (EAJAGE0611) Analisar aspectos econômicos, dinâmicas populacionais e territorialidades especificas a partir das diferentes representações cartografias. |
Professor | Hugo Gabriel da Silva Mota |
Instituição Educacional | Escola Municipal Madre Francisca |
CRE | Central |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries