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Noções de Cartografia e leitura de mapas

Olá! Nessa atividade a partir dos elementos básicos da cartografia e da análise de diferentes mapas, iremos compreender o processo de disseminação do COVID-19, no Brasil.


Atividade 1

Os mapas são valiosas fontes de informação sobre o espaço e, para isso, é importante desvendar suas informações e conhecer sua linguagem. Vamos conhecer os principais elementos do mapa, observando a figura a seguir:

Principais elementos do Mapa


Atividade 2

O mundo vive um período de Pandemia, decorrente do processo acelerado de contaminação das pessoas pelo Coronavírus (COVID 19). Para compreender como este vírus se disseminou pelo Brasil, vamos analisar o mapa abaixo:

Mapa retirado do texto: “Casos de Coronavírus no Brasil passa de 3 mil”, por Redação Portal Projeta – 28/03/2020, disponível no endereço: http://portalprojeta.com.br/2020/03/28/casos-de-coronavirus-no-brasil-passa-de-3-mil/

Com base no mapa, registre em seu caderno:

a) Qual a principal informação este mapa quer transmitir?

b) O que indica a variação na tonalidade das cores deste mapa?

c) Com base neste mapa, você deduz que o Covid-19, adentrou o país no sentido litoral-interior ou avançou do interior para o litoral?

d) Que Estado representa a maior concentração de casos de contaminação?

e) Indique a data em que esta reportagem/mapa se refere.

f) Observe os estados que fazem fronteira com Goiás. Qual a situação destes estados em relação ao número de contaminados?


Atividade 3

Com base nas informações contidas na reportagem “Os aeroportos mais movimentados do Brasil.”, disponível no link abaixo, realize as seguintes atividades

https://www.terra.com.br/economia/os-aeroportos-mais-movimentados-do-brasil,8a0c3bca6d9e9a4b8fec30ef9af5f97cbwb7s2vu.html

a) Liste as cidades e os estados onde se localizam cada um dos aeroportos citados

b) Desenhe em seu caderno um mapa do brasil e pinte apenas os estados listados no item anterior

c) Retorne ao mapa da atividade 1. Agora faça um X no mapa desenhado por você nos estados em que há um alto índice de casos do Covid – 19

d) Agora analise como ficou seu mapa e escreva com suas palavras, como o Covid-.19 entrou no Brasil.


Componente(s) Curricular(res)Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAGE0609) Interpretar diferentes mapas temáticos do Brasil, de Goiás e locais.
(EAJAGE0610) Entender o processo de construção e elaboração dos mapas temáticos.
(EAJAGE0611) Analisar aspectos econômicos, dinâmicas populacionais e territorialidades especificas a partir das diferentes representações cartografias.
ProfessorHugo Gabriel da Silva Mota
Instituição EducacionalEscola Municipal Madre Francisca
CRECentral

EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries