Vamos reconhecer a importância de práticas relativas ao estudo e à pesquisa que possibilitam novas percepções do mundo físico e da nossa realidade social.
Será que você conhece e sabe problematizar diferentes ações relacionadas às desigualdades sociais e étnico-raciais ao longo da história da humanidade?
Atividade 1
Para relembrar…
É importante relembrarmos o que é movimento social. O site Politize nos auxilia. Veja:
O direito de manifestação é assegurado pala Constituição Federal. E, nos últimos anos, muitas pessoas saíram às ruas lutando pelos seus direitos e colocando o conceito de movimento social em pauta.
E você, sabe o que são os movimentos sociais?
Os movimentos sociais são formados por grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.
Disponível em: https://www.politize.com.br/movimentos-sociais/ (adaptado)
Agora tente se lembrar de um movimento social atual. Você já sabe as causas desta luta? Você já se engajou em algum movimento social?
Atividade 2
Leia mais…
É importante buscarmos mais informações sobre os acontecimentos atuais e quais as mobilizações da sociedade. Clique no link a seguir, leia e assista mais sobre movimentos sociais e racismo:
Disponível em: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/06/03/black-lives-matter-conheca-o-movimento-fundado-por-tres-mulheres.htm
Atividade 3
Acesse os dois links a seguir e assista os vídeos sobre Expressões Racistas. Reflita e converse sobre o assunto…
Você já usou uma das palavras ou expressões destacadas nos vídeos?
“Inveja branca”, “A coisa tá preta”, “Doméstica”, “Criado mudo”…
Você considera essas palavras ou expressões racistas? Nossa história justifica o uso destas expressões? Pense e, se possível, converse com seus familiares e colegas de turma via aplicativos de comunicação.
Atividade 4
Escreva!
Agora é a sua vez!
Opção 1: Crie, no seu caderno de Português, um TEXTO que mostre os movimentos sociais relacionados com o racismo e, na sua redação, exija direitos.
Ou
Opção 2: Produza, no caderno de Português, um CARTAZ contra o racismo e exigindo direitos.
Componente(s) Curricular(res) | Língua Portuguesa e História. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0526) Planejar, produzir e revisar textos reivindicatórios e propositivos. (EAJALP0539) Debater temas relacionados à reivindicação social. (EAJAHI0550) Contextualizar os conceitos escravidão e trabalho livre no mundo antigo e na atualidade. |
Professor | Rafael Barrozo de Carvalho |
Instituição Educacional | EM Dona Belinha |
CRE | Maria Helena Bretas |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries