You are currently viewing ARTE – Momentos da História do Teatro

ARTE – Momentos da História do Teatro

Olá, estudante!
Esta videoaula de Arte/Teatro foi veiculada na TV no dia 25/06/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A linguagem artística desta aula será o Teatro como um produto cultural, ético, político e estético historicamente construído.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Teatro – Manifestação Cultural

ARTE | 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.: EURIM PABLO

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu sou o Professor Eurim e a aula de Arte de hoje será a modalidade Teatro.

Você gosta de aventuras? Nesta aula vamos nos aventurar pela antiguidade, explorando uma época em que ritos, rituais e mitos fizeram parte da ação dramática.

Os “ritos” mais primitivos foram simples cerimônias, realizadas pelos integrantes de tribos, onde demonstravam sua cooperação com os deuses. Veja a imagem:

D:\Usuário_SSD\DELL\Documents\SME 2021\NEC 2021\Imagens\bonfire-1209269_640.jpg

O homem antigo, tentava, através dos ritos, assumir a fertilidade dos animais, o crescimento das plantas, o poder do trovão, do fogo, das montanhas, dentre outros elementos da natureza. Essa obsessão era parte essencial do processo, que em uma dança frenética, selvagem, o homem sentia-se efetivamente transformado neste ser com todo o poder que isso significava. Perceba a imagem:

D:\Usuário_SSD\DELL\Documents\SME 2021\NEC 2021\Imagens\mask-1641264_640.jpg

Esse processo era ajudado pelos primitivos instrumentos de percussão, cantos sem muito nexo, os hipnóticos ritmos dos movimentos e as máscaras, quanto mais fantástica era a máscara, mais os outros dançarinos ou quem estivesse assistindo ao ritual, sentiam que havia uma identificação entre o mascarado e o poder a que ele se referia. Não há dúvidas de que a máscara teve papel importante em toda a história do homem, particularmente no teatro.

O teatro é a mais velha de todas as artes, a representação, como movimento dançado, personificando um espírito, um animal ou um homem. Daí vem a dança (o movimento quando atuando), a música (o acompanhamento à atuação) e a arte (a ilustração da atuação). Pelo menos, foi assim que o mais primitivo dos homens encarou as atividades artísticas. As origens dramáticas, porém, estão intrinsecamente vinculadas à religião e à crença, à magia e aos ritos mágicos, que deram às atividades dramáticas seu propósito.

Ao longo do tempo, entre as diferentes variações do teatro, a mais conhecida talvez seja a do teatro grego. Na Grécia antiga, Dionísio era o deus da fertilidade, do vinho, da primavera e do crescimento. Quando os rituais em sua homenagem se transformaram em tragédias e comédias, ele se tornou o deus do teatro.

Teatro Máscara Grego - Foto gratuita no PixabayFile:Máscara de Teatro (46102862771).jpg - Wikimedia Commons
File:Máscara (15328242869).jpg - Wikimedia CommonsMáscaras en el teatro griego y romano | ORIGEN DEL TEATRO El… | Flickr
Imagens organizadas por prof. Eurim. Disponíveis em images.app.goo.gl

Na antiguidade, as tragédias eram apresentadas com magnificência e força; os atores atuavam em estase e portavam máscaras trágicas; desta forma a realidade idealizada que criavam se afastava muito da realidade comum. A comédia geralmente apresentada em seguida às trilogias trágicas, transpunha com suas paródias e efeitos cômicos essa realidade para a situação da vida cotidiana.

ATIVIDADE

Vocês perceberam que as máscaras fizeram e ainda fazem parte de muitos rituais e peças de teatro, agora é a vez de colocarmos a mão na massa e confeccionar nossas próprias máscaras. Pois essa será a nossa atividade. Para isso eu gravei um vídeo com o passo a passo para a confecção de uma máscara. Antes eu quero que você pense em que personagem irá criar. Qual será a expressão do rosto de sua personagem? Escreva no seu caderno um breve histórico da sua personagem, contendo principalmente: Nome da personagem, idade, onde nasceu e onde viveu, fale sobre a personalidade, qualidades, defeitos, manias, forma de andar dentre outras características. Bom trabalho e espero ver muitas expressões nestas máscaras.

Eu espero que ainda possamos usar estas máscaras para outros momentos de nossas aulas. Guarde-as aí com você.

Acesse o link e assista ao vídeo do meu canal, para realizar esta atividade, lá eu vou ensinar passo a passo:

Confecção de máscara de teatro.

Então pessoal, essa foi a nossa aventura de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0572) Compreender o teatro como um produto cultural, ético, político e estético historicamente construído.

(EAJAAR0474) Conhecer, refletir e valorizar diferentes manifestações culturais locais, regionais e nacionais construídas historicamente, compreendendo a teatralidade presente nas mesmas.