Educação Financeira não está simplesmente no fato de aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. Compreende muito mais que isto. Implica em buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.
Diariamente preocupamo-nos em cuidar de nossas finanças. Em momentos de incerteza nos tornamos mais cautelosos e passamos a evitar gastos desnecessários. Nestes momentos, descobrimos que o conhecimento aprendido na escola nos auxilia preservando-nos de problemas futuros. Retome os conhecimentos lógico-matemáticos aprendidos nas atividades anteriormente realizadas e avalie o quanto você aprendeu.
ATIVIDADE 1
Você sabe tudo sobre dinheiro? Mas nunca é demais aprender.
A. Pesquise no dicionário o verbete dinheiro. Escreva o que você encontrou.
B. Reflita sobre o significado do dinheiro para você e elabore um parágrafo explicando seus pensamentos.
ATIVIDADE 2
Diariamente vivemos a angústia do que gastar e com o que gastar. Diversas propostas nos são oferecidas. E elas são bastante tentadoras, então passamos a viver uma batalha interior entre razão e emoção.
A. Em um caderno separe a folha, organize-a em pequenos espaços e escreva primeiramente suas receitas, tudo o que você recebe, e em seguida suas despesas.
B. Analise os resultados e pense em como transformar seus sonhos em projetos, se for possível planeje o aumento das receitas ou a redução de seus gastos. Escreva qual é o seu objetivo e trace metas para alcançá-lo. Verifique se as etapas intermediárias para alcançar seu objetivo estão aproximando-o de seus sonhos. Amplie sua visão de futuro e coloque em prática o seu Plano.
ATIVIDADE 3
Se você acredita firmemente não ser possível reduzir seus gastos ouça com atenção as palavras deste homem.
Você quer comprar algo, porém não tem dinheiro. O que você faz? Opta por comprar a crédito. Pesquise e explique quais são as vantagens e as desvantagens de se comprar a crédito.
Veja a história de Mara e Luis. Ambos querem comprar uma moto no valor de R$ 6 000,00 (seis mil reais). Mara financiou a moto em 60 meses. Deu de entrada R$ 2 400,00 (dois mil e quatrocentos reais), pagou prestações mensais de R$105,00 (cento e cinco reais) com juros de 2%. Luis decidiu colocar o dinheiro na poupança por 30 meses. Iniciou com o valor de R$ 2 400,00 e depositou mensalmente R$105,00, com rentabilidade de 0,4%. Comprou a moto e poupou por mais 30 meses.
A. Quem lucrou com observando estas histórias de vida? Quanto a mais?
B. O que você aprendeu com as histórias de vida de Mara e Luis. Escreva suas impressões a respeito.
ATIVIDADE 4
Veja a lista de filmes que separamos para você. Escolha um deles e convide alguém para assisti-lo com você. Prepare a pipoca e o suco e bom filme!
01. Quem quer ser um milionário?
02. O homem que copiava
03. Joy: o nome do sucesso
04. O homem que mudou o jogo
05. Prenda-me se for capaz
Se você aceitar uma dica: assista a todos!
Componente | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0408) Resolver situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 4ª Série