Olá! Você já ouviu falar ou já tomou medicamentos genéricos? De acordo com o Ministério da Saúde os genéricos São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos). São mais baratos por serem cópias de medicamentos já conhecidos e não precisam de investimento em pesquisa para o seu desenvolvimento. E tal fato só é possível devido a tecnologia da indústria farmacêutica. Vamos aprender mais sobre eles!
Atividade 1
Assista ao vídeo “Diferenças entre genéricos, similares e de referência” indicado no link abaixo, e faça uma breve reflexão sobre a diferença entre esses medicamentos.
Atividade 2
Agora, leia a reportagem : “ Medicamentos Genéricos: Benefícios além do preço” indicada no link abaixo. E em seguida converse com seus familiares sobre o que você aprendeu.
Atividade 3
Agora, observe atentamente a imagem indicada no link a seguir que indica como identificar um genérico.
Link: http://equivalentes.com.br/tipos-demedicamentos/medicamentos-genericos/
Atividade 4
Agora, leia atentamente a tirinha indicada no link abaixo. E em seguida responda em seu caderno o que provoca humor na tirinha.
Atividade 5
Agora é com você! A partir do que você aprendeu nas atividades 1, 2 e 3, você produzirá em seu caderno um pequeno texto com o tema “ Medicamentos genéricos e saúde”. Se necessário pesquise em sites, livros e revistas mais informações.
Saiba Mais | Referências:
Qual a diferença entre genérico e similar :
Lista de medicamentos genéricos comparada a medicamentos referência:
http://medicamentogenerico.com.br/
Conheça as vantagens dos medicamentos genéricos:
https://saude.legal/2019/02/conheca-as-vantagens-dos-medicamentos-genericos/
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da Natureza Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0620) Refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos na manutenção e melhoria das condições de saúde, individual e coletiva, e reconhecer a importância de investimentos na área. |
Professor: | Sayonara Martins dos Santos |
Instituição Educacional: | E.M.Jd. Nova Esperança |
CRE: | BRASIL DI RAMOS CAIADO |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries