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MATEMÁTICA: VAMOS MULTIPLICAR

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSAS HABILIDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO A MULTIPLICAÇÃO. VAMOS LÁ!

Multiplicar, X, Cancelar, Abort, Assinar, Verde

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ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: VAMOS MULTIPLICAR

SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO A MULTIPLICAÇÃO

EM VÁRIAS SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO VOCÊ JÁ SE DEPAROU COM A NECESSIDADE DE REALIZAR ALGUM CÁLCULO BÁSICO, OU PRECISOU REFLETIR SOBRE ALGUMA SITUAÇÃO QUE ENVOLVA MATEMÁTICA. SEJA AO IR NO MERCADO, NUMA FEIRA, OU AO FAZER ALGUMA ESCOLHA. O TEMPO TODO PRECISAMOS RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMA, OU SEJA, PRECISAMOS UTILIZAR O NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO PARA TOMAR DECISÕES. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE EXERCITARMOS NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO E AUMENTAR NOSSAS HABILIDADES NESSE SENTIDO. HOJE FAREMOS ISSO TRABALHANDO AS MULTIPLICAÇÕES!

EXEMPLOS:

01. JOANA COMPROU 5 PACOTES DE BISCOITO, SENDO QUE CADA UM POSSUI 10 UNIDADES. QUANTOS BISCOITOS ELA ADQUIRIU NESSA COMPRA?

Biscoitos, Comida, Junk Food, Lanche

LEMBRE-SE QUE PODEMOS ENTENDER A MULTIPLICAÇÃO COMO UMA SOMA DE PARCELAS IGUAIS:

ASSIM, 5 PACOTES COM 10 BISCOITOS:

10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 50 OU

5 X 10 = 50

02. UMA SORVETERIA DISPÕE DE 6 TIPOS DE SABORES DE SORVETE QUE PODEM SER COMBINADOS COM 3 TIPOS DE COBERTURAS DIFERENTES. QUANTAS COMBINAÇÕES ENTRE SABOR DO SORVETE E COBERTURA PODEMOS ESCOLHER NESSA SORVETERIA? 

ALÉM DA SOMA DE PARCELAS IGUAIS, OUTRA IDEIA LIGADA A MULTIPLICAÇÃO É A DE COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS. NESSE CASO PRECISAMOS FAZER COMBINAÇÕES ENTRE OS 6 SABORES E AS 3 COBERTURAS, PORTANTO:

Sorvete, Waffle, Sobremesa, Verão, Bonitinho

6 X 3 = 18 (6 + 6 + 6 = 18)

PODEMOS ESCOLHER DENTRE 18 POSSIBILIDADES

03. UMA SALA DE AULA POSSUI 6 FILEIRAS COM 8 CARTEIRAS CADA UMA. QUANTAS CARTEIRAS ESTÃO NESSA SALA DE AULA?

Sala De Aula, Quadro-Negro, Aula

OUTRA IDEIA ASSOCIADA A MULTIPLICAÇÃO É A DE DISPOSIÇÃO RETANGULAR DE ELEMENTOS, COMO COSTUMA OCORRER EM SALAS DE AULA, AUDITÓRIOS, CINEMAS, ETC. ASSIM PARA 6 FILEIRAS COM 8 CARTEIRAS TEREMOS:

6 X 8 = 48 (8 + 8+ 8+ 8+ 8+ 8= 48)

NESSA SALA ESTÃO 48 CARTEIRAS.

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1

ROBERTA COMPROU 3 PACOTES DE PIRULITOS PARA DISTRIBUIR ENTRE SEUS ALUNOS, NUMA GINCANA DA ESCOLA ONDE ELA TRABALHA. SE CADA PACOTE POSSUI 15 UNIDADES, QUANTOS PIRULITOS ROBERTA COMPROU?

Doce, Confeitaria, Pirulito, Pop, Otário, Açúcar

ATIVIDADE 2

EDUARDA GOSTA DE ENFEITAR SUA CASA COM FLORES. COMPROU UM RAMALHETE GRANDE E DISTRIBUI 3 FLORES EM CADA UM DOS 7 VASOS QUE POSSUI ESPALHADOS PELA CASA. QUANTAS FLORES HAVIAM NO RAMALHETE COMPRADO POR EDUARDA? 

Tulipas, Flores, Tulipas Rosa, Flores Cor De Rosa

ATIVIDADE 3

MARIANA SEMPRE FICA EM DÚVIDA EM QUAL ROUPA ESCOLHER QUANDO VAI PASSEAR. ELA JÁ DECIDIU QUE IRÁ COMBINAR ALGUMA DE SUAS 4 SAIAS COM 5 BLUSAS QUE ELA SELECIONOU. PORTANTO, QUANTAS COMBINAÇÕES DIFERENTES ENTRE AS SAIAS E BLUSAS SELECIONADAS, MARIANA PODERÁ ESCOLHER? 

Confecções, Mulheres, Preto, Topo, Saia

ATIVIDADE 4

UMA PEQUENA SALA DE CINEMA POSSUI 10 FILEIRAS COM 15 POLTRONAS CADA UMA. HÁ QUANTAS POLTRONAS  NESSA SALA DE CINEMA?

Auditório, Estádio, Banco, Cadeiras

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

45 PIRULITOS

ATIVIDADE 02

21 FLORES   

ATIVIDADE 03

20 COMBINAÇÕES

ATIVIDADE 04

150 POLTRONAS

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de  colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. 
(EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de  dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de  pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência.