You are currently viewing MATEMÁTICA – TUDO É QUESTÃO DE TEMPO…

MATEMÁTICA – TUDO É QUESTÃO DE TEMPO…

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática para a 4ª série da Eaja foi veiculada na TV no dia 01/06/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

FONTE: PRODUÇÃO PESSOAL_PROF. ALDA MARTINS

O  OBJETIVO  PRINCIPAL  DESSA AULA  DE  HOJE   É PROPORCIONAR A   VOCÊ,  ESTUDANTE  DA  4ª   SÉRIE DA EAJA,   A  COMPREENSÃO HISTÓRICA QUANTO À NECESSIDADE DE MEDIR O TEMPO, INICIALMENTE PELA OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS DA NATUREZA E SUA INFLUÊNCIA NA EVOLUÇÃO DO SER HUMANO NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DA VIDA COTIDIANA

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: MEDIDAS DE TEMPO

4ª série|Eaja |Matemática | Profa. Alda de Fátima Martinns

OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA! 

QUE TAL FAZERMOS UMA VIAGEM NO TEMPO?

VAMOS VIAJAR NA HISTÓRIA PARA COMPREENDER SOBRE MEDIDAS O TEMPO. 

ENTENDER DE ONDE VEIO A NECESSIDADE DE MEDIR A DURAÇÃO DO DIA E DA NOITE. O TEMPO QUE PASSA…  E PASSA… E PASSA… NÃO PODE SER CONTROLADO E CHEGA AO FINAL DO DIA A GENTE PENSA: “O TEMPO NÃO DEU PRA EU FAZER TUDO QUE TINHA PRA FAZER”. 

O DIA HOJE FOI PEQUENO DEMAIS, QUANDO ESTAMOS COM QUEM AMAMOS PARECE QUE O TEMPO VOA!!

OUTRAS VEZES SENTIMOS QUE O TEMPO NÃO PASSA!! PRINCIPALMENTE QUANDO ESTAMOS SENTINDO MUITA DOR!!

NA VERDADE, O TEMPO É SEMPRE O MESMO, O QUE MUDA É NOSSA PERCEPÇÃO NA PASSAGEM DO TEMPO. E FOI BEM NA IDADE DA PEDRA, COM OS PRIMEIROS HOMENS, QUE HOUVE A NECESSIDADE, POR OBSERVAÇÃO, A COMPREENDER A PASSAGEM DO TEMPO. 

NA IDADE DA PEDRA, OBSERVAVA-SE O CÉU, AS POSIÇÕES DOS ASTROS E PELA IMAGEM DA LUA ASSOCIAVAM À MIGRAÇÃO DOS ANIMAIS PARA PODEREM TAMBÉM SE DESLOCAR EM BUSCA DE ALIMENTOS E SOBREVIVÊNCIA.

FONTE DAS IMAGENS: DISPONÍVEIS EM (ACESSO EMACESSADO EM 25/03/2021
LUA: https://cdn.pixabay.com/photo/2020/03/26/03/38/phase-of-the-moon-4969110_960_720.jpg
HOMEM: https://cdn.pixabay.com/photo/2019/09/09/05/13/stone-age-4462628_1280.png
BISON: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/01/31/17/54/bison-1171794_960_720.jpg

VAMOS REVER AS FASES DA LUA?

DISPONÍVEL EM https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/64/Sur3_Moon_phases_es.jpg/1200px-Sur3_Moon_phases_es.jpg – ACESSADO EM 29/03/2021

A LUA É O ÚNICO SATÉLITE NATURAL DA TERRA E NÃO POSSUI LUZ PRÓPRIA, RECEBE O REFLEXO DO SOL ENQUANTO SE MOVIMENTA EM TORNO DA TERRA. 

CADA FASE DA LUA TEM DURAÇÃO APROXIMADA DE SETE DIAS, INFLUENCIANDO NAS MARÉS E EM ALGUNS HÁBITOS E PLANTIOS, ALGUNS AGRICULTORES ACREDITAM   QUE,   PARA   PLANTAR MANDIOCA E OUTROS PRODUTOS QUE SE DESENVOLVEM EMBAIXO DA TERRA A LUA BOA É MESMO A MINGUANTE, E PARA AQUELES QUE CRESCEM ACIMA DA TERRA (ARROZ, FEIJÃO E OUTROS) A LUA BOA É A CRESCENTE.

ISSO FOI SE FIXANDO NA LINHA DO TEMPO ATÉ QUE OS EGÍPICIOS, EM  1.500 A.C. INVENTARAM O RELÓGIO DE SOL, QUE CONSISTIA EM MARCAR O TEMPO DECORRIDO POR MEIO DA SOMBRA DE UM PONTEIRO COM O MOVIMENTO DO SOL DURANTE O DIA.


BEM INTERESSANTE, MAS E DURANTE A NOITE, COMO MEDIR A PASSAGEM DO TEMPO?

FOI ENTÃO INVENTADO O RELÓGIO DE ÁGUA, TAMBÉM CONHECIDO COMO CLEPSIDRA. 

NA GRÉCIA ANTIGA, FOI ENCONTRADA UMA CLEPSIDRA EM 500 A.C. CONSISTIA EM CONTAR A QUANTIDADE DE ÁGUA  QUE PINGAVA DE UM RECIPIENTE MAIS ALTO EM OUTRO MENOR. ENQUANTO ISSO ACONTECIA ERA MEDIDO O TEMPO DECORRIDO, E EMBORA FOSSE MAIS EFICIENTE QUE O RELÓGIO DE SOL, AINDA NÃO ERA EXATO.


ESTE INSTRUMENTO ERA BEM DIFÍCIL DE MOVIMENTAR-SE DE UM LADO PARA OUTRO E FOI ASSIM QUE SURGIU UM NOVO INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO DO TEMPO MUITO UTILIZADO NAS EMBARCAÇÕES E POSTERIORMENTE NAS IGREJAS DA ÉPOCA: A AMPULHETA. ISSO FOI ENTRE OS SÉCULOS XV E XVI. ERAM USADOS PARA MEDIR MEIA HORA E AÍ TINHA QUE TER ALGUÉM PARA VIRAR A AMPULHETA.


COM A DESCOBERTA DO MOVIMENTO DO PÊNDULO POR GALILEU GALILEI SURGIRAM OS PRIMEIROS RELÓGIOS DE PÊNDULOS (UMA INVENÇÃO ATRIBUÍDA A CHRISTIAN HUYGENS).

O REINADO DO RELÓGIO DE PÊNDULO DUROU ATÉ O SÉCULO XX, SENDO SUPERADO PELO RELÓGIO DE QUARTZO E DEPOIS PELO RELÓGIO ATÔMICO.


SAIBA MAIS ACESSANDO O LINK A SEGUIR: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_de_p%C3%AAndulo


O RELÓGIO DE PULSO – MUITOS ACREDITEM QUE O SEU INVENTOR TENHA SIDO SANTOS DUMONT. O AERONAUTA BRASILEIRO TERIA PEDIDO AO SEU ASSISTENTE CARTIER PARA PRENDER O RELÓGIO DE BOLSO AO PULSO, POR SER MAIS PRÁTICO DURANTE OS VOOS.

FONTES DISPONÍVEIS EM:
https://pixnio.com/free-images/2020/02/24/2020-02-24-11-26-23-1200×800.jpg – ACESSADO EM 25/03/2021
https://cdn.pixabay.com/photo/2012/11/19/07/09/cartier-66596_960_720.jpg – ACESSADO EM 25/03/2021

MAS QUE HISTÓRIA?  ENTENDER ESTE PROCESSO NOS MOSTRA QUE O HOMEM DESDE OS PRIMÓRDIOS BUSCAVA COMPREENDER A NATUREZA, SEUS PROCESSOS PARA APLICAR ESSES CONHECIMENTOS EM SUAS INVENÇÕES. 

VEJA A AULA DA PROF. ALDA NO CANAL PROFS PROTAGONISTAS, NO YOUTUBE –  E COMPREENDA MELHOR ESSA HISTÓRIA:

“VOCÊ ESTA COM TEMPO? (HISTÓRIA DO RELÓGIO)” – Canal: Profs Protagonistas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=IKE41BPnpHY

ATIVIDADE 1: 

A MEDIDA DO TEMPO COMO CONHECEMOS É UMA HERANÇA DOS BABILÔNIOS, QUE UTILIZAVAM A BASE 60 POR SER TER MAIS DIVISORES DO QUE A BASE DECIMAL. A BASE 60 TAMBÉM É PROVENIENTE DE MEDIDAS DO NOSSO CORPO.

VEJA A IMAGEM QUE NUMA MÃO CONTA-SE ATÉ UMA DÚZIA, 12, ENUMERANDO AS FALANGES DOS DEDOS PELO POLEGAR E A OUTRA MÃO, MULTIPLICA A DÚZIA POR 5 RESULTANDO EM 60.


PARA SABER MAIS ACESSE O ENDEREÇO: https://pt.wikipedia.org/wiki/Numera%C3%A7%C3%A3o_babil%C3%B4nia

ESTA BASE SEXAGESIMAL É UTILIZADA COMO REFERÊNCIA PARA MEDIR O TEMPO: 1 HORA – 60 MINUTOS, 1 MINUTO – 60 SEGUNDOS.

PRODUÇÃO AUTORAL_PROF. ALDA MARTINS

ATIVIDADE 2: QUANTOS MINUTOS TEM 1 DIA

CONSIDERANDO A REFERÊNCIA ACIMA, SE CADA HORA TEM 60 MINUTOS BASTA MULTIPLICAR 60 POR 24 E TEREMOS O RESULTADO DE 1.440 MINUTOS. 

E NO DIA QUANTOS SEGUNDOS?  

SE UM MINUTO TEM 60 SEGUNDOS, FAREMOS POR PARTES:

1 HORA TEM 60 MINUTOS E CADA MINUTO 60 SEGUNDOS, ENTÃO 60 X 60 = 3.600 SEGUNDOS EM CADA HORA.

3.600 SEGUNDOS X 24 HORAS = 86.400 SEGUNDOS.

ISSO É MUITO TEMPO? 

DEPENDE DA SUA PERCEPÇÃO. SE ESTIVER FAZENDO ALGO FELIZ, O TEMPO VOA, MAS SE ESTIVER ESPERANDO ALGO OU SENTIDO DOR, OS SEGUNDOS VIRAM MINUTOS E OS MINUTOS VIRAM HORAS!

O QUE SE PODE FAZER EM UM SEGUNDO?

VOCÊ PODE PENSAR QUE UM SEGUNDO NÃO É NADA, MAS PARA MUITOS ELE É UM TEMPO PRECIOSO. 

PARA UM NADADOR NA OLIMPÍADA UM SEGUNDO OU ATÉ MENOS É O QUE PODE TIRAR SUA MEDALHA DE OURO.

E UM FOCO DE LUZ QUE VIAJA 300.000KM NO VÁCUO EM APENAS UM SEGUNDO. 


ATIVIDADE 4: TEMPO PARA LER

SE VOCÊ GASTA 15 MINUTOS POR DIA NA LEITURA DE UM LIVRO DE 156 PÁGINAS E NESTE PERÍODO VOCÊ LÊ 03 PÁGINAS, QUANTOS HORAS PRECISARÁ PARA CONCLUIR O LIVRO E EM QUANTOS DIAS?

SISTEMATIZANDO…

PRIMEIRO É PRECISO SABER QUANTOS GRUPOS DE 3 PÁGINAS TEM EM 156 PÁGINAS, PORQUE VOCÊ LÊ 3 PÁGINAS A CADA 15 MINUTOS.



AGORA É SÓ CONVERTER DE MINUTOS PARA HORAS:


E EM QUANTOS DIAS VOCÊ CONCLUIRÁ A LEITURA DO LIVRO?

ESSA RESPOSTA ESTÁ NA RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA. 

VOCÊ LEVARÁ EM TORNO DE 52 DIAS – MENOS DE 2 MESES PARA CONCLUIR A LEITURA.

RESUMINDO…

PARA TRANSFORMAR MINUTOS EM SEGUNDOS OU HORAS EM MINUTOS USAMOS A MULTIPLICAÇÃO. E PARA FAZER O CONTRÁRIO, MINUTOS EM HORAS USAMOS A DIVISÃO.

ESPERO QUE TENHA GOSTADO DAS ABORDAGENS DE HOJE E O OBJETIVO, ALÉM DE SABER SOBRE AS MEDIDAS DE TEMPO É SABER VALORIZAR CADA SEGUNDO, CADA MINUTO E CADA HORA DE NOSSA VIDA EM COISAS QUE NOS TRAGAM CONHECIMENTO PARA TERMOS UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL E PRÓSPERA. 

OBRIGADA POR FICAR COMIGO E ATÉ A PRÓXIMA AULA!


Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoMATEMÁTICA
(EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS. 
HISTÓRIA 
(EAJAHI0401) RECONHECER A HISTÓRIA COMO RESULTADO DA AÇÃO DO SER HUMANO NO TEMPO E NO ESPAÇO, COM BASE NA IDENTIFICAÇÃO DE MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
(EAJACI0412) CARACTERIZAR E DESCREVER OS MOVIMENTOS CÍCLICOS DA LUA E DA TERRA.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).