Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática para a 4ª série da Eaja foi veiculada na TV no dia 01/06/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
O OBJETIVO PRINCIPAL DESSA AULA DE HOJE É PROPORCIONAR A VOCÊ, ESTUDANTE DA 4ª SÉRIE DA EAJA, A COMPREENSÃO HISTÓRICA QUANTO À NECESSIDADE DE MEDIR O TEMPO, INICIALMENTE PELA OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS DA NATUREZA E SUA INFLUÊNCIA NA EVOLUÇÃO DO SER HUMANO NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DA VIDA COTIDIANA
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: MEDIDAS DE TEMPO
OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA!
QUE TAL FAZERMOS UMA VIAGEM NO TEMPO?
VAMOS VIAJAR NA HISTÓRIA PARA COMPREENDER SOBRE MEDIDAS O TEMPO.
ENTENDER DE ONDE VEIO A NECESSIDADE DE MEDIR A DURAÇÃO DO DIA E DA NOITE. O TEMPO QUE PASSA… E PASSA… E PASSA… NÃO PODE SER CONTROLADO E CHEGA AO FINAL DO DIA A GENTE PENSA: “O TEMPO NÃO DEU PRA EU FAZER TUDO QUE TINHA PRA FAZER”.
O DIA HOJE FOI PEQUENO DEMAIS, QUANDO ESTAMOS COM QUEM AMAMOS PARECE QUE O TEMPO VOA!!
OUTRAS VEZES SENTIMOS QUE O TEMPO NÃO PASSA!! PRINCIPALMENTE QUANDO ESTAMOS SENTINDO MUITA DOR!!
NA VERDADE, O TEMPO É SEMPRE O MESMO, O QUE MUDA É NOSSA PERCEPÇÃO NA PASSAGEM DO TEMPO. E FOI BEM NA IDADE DA PEDRA, COM OS PRIMEIROS HOMENS, QUE HOUVE A NECESSIDADE, POR OBSERVAÇÃO, A COMPREENDER A PASSAGEM DO TEMPO.
NA IDADE DA PEDRA, OBSERVAVA-SE O CÉU, AS POSIÇÕES DOS ASTROS E PELA IMAGEM DA LUA ASSOCIAVAM À MIGRAÇÃO DOS ANIMAIS PARA PODEREM TAMBÉM SE DESLOCAR EM BUSCA DE ALIMENTOS E SOBREVIVÊNCIA.
VAMOS REVER AS FASES DA LUA?
A LUA É O ÚNICO SATÉLITE NATURAL DA TERRA E NÃO POSSUI LUZ PRÓPRIA, RECEBE O REFLEXO DO SOL ENQUANTO SE MOVIMENTA EM TORNO DA TERRA.
CADA FASE DA LUA TEM DURAÇÃO APROXIMADA DE SETE DIAS, INFLUENCIANDO NAS MARÉS E EM ALGUNS HÁBITOS E PLANTIOS, ALGUNS AGRICULTORES ACREDITAM QUE, PARA PLANTAR MANDIOCA E OUTROS PRODUTOS QUE SE DESENVOLVEM EMBAIXO DA TERRA A LUA BOA É MESMO A MINGUANTE, E PARA AQUELES QUE CRESCEM ACIMA DA TERRA (ARROZ, FEIJÃO E OUTROS) A LUA BOA É A CRESCENTE.
ISSO FOI SE FIXANDO NA LINHA DO TEMPO ATÉ QUE OS EGÍPICIOS, EM 1.500 A.C. INVENTARAM O RELÓGIO DE SOL, QUE CONSISTIA EM MARCAR O TEMPO DECORRIDO POR MEIO DA SOMBRA DE UM PONTEIRO COM O MOVIMENTO DO SOL DURANTE O DIA.
BEM INTERESSANTE, MAS E DURANTE A NOITE, COMO MEDIR A PASSAGEM DO TEMPO?
FOI ENTÃO INVENTADO O RELÓGIO DE ÁGUA, TAMBÉM CONHECIDO COMO CLEPSIDRA.
NA GRÉCIA ANTIGA, FOI ENCONTRADA UMA CLEPSIDRA EM 500 A.C. CONSISTIA EM CONTAR A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE PINGAVA DE UM RECIPIENTE MAIS ALTO EM OUTRO MENOR. ENQUANTO ISSO ACONTECIA ERA MEDIDO O TEMPO DECORRIDO, E EMBORA FOSSE MAIS EFICIENTE QUE O RELÓGIO DE SOL, AINDA NÃO ERA EXATO.
ESTE INSTRUMENTO ERA BEM DIFÍCIL DE MOVIMENTAR-SE DE UM LADO PARA OUTRO E FOI ASSIM QUE SURGIU UM NOVO INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO DO TEMPO MUITO UTILIZADO NAS EMBARCAÇÕES E POSTERIORMENTE NAS IGREJAS DA ÉPOCA: A AMPULHETA. ISSO FOI ENTRE OS SÉCULOS XV E XVI. ERAM USADOS PARA MEDIR MEIA HORA E AÍ TINHA QUE TER ALGUÉM PARA VIRAR A AMPULHETA.
COM A DESCOBERTA DO MOVIMENTO DO PÊNDULO POR GALILEU GALILEI SURGIRAM OS PRIMEIROS RELÓGIOS DE PÊNDULOS (UMA INVENÇÃO ATRIBUÍDA A CHRISTIAN HUYGENS).
O REINADO DO RELÓGIO DE PÊNDULO DUROU ATÉ O SÉCULO XX, SENDO SUPERADO PELO RELÓGIO DE QUARTZO E DEPOIS PELO RELÓGIO ATÔMICO.
SAIBA MAIS ACESSANDO O LINK A SEGUIR: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_de_p%C3%AAndulo
O RELÓGIO DE PULSO – MUITOS ACREDITEM QUE O SEU INVENTOR TENHA SIDO SANTOS DUMONT. O AERONAUTA BRASILEIRO TERIA PEDIDO AO SEU ASSISTENTE CARTIER PARA PRENDER O RELÓGIO DE BOLSO AO PULSO, POR SER MAIS PRÁTICO DURANTE OS VOOS.
MAS QUE HISTÓRIA? ENTENDER ESTE PROCESSO NOS MOSTRA QUE O HOMEM DESDE OS PRIMÓRDIOS BUSCAVA COMPREENDER A NATUREZA, SEUS PROCESSOS PARA APLICAR ESSES CONHECIMENTOS EM SUAS INVENÇÕES.
VEJA A AULA DA PROF. ALDA NO CANAL PROFS PROTAGONISTAS, NO YOUTUBE – E COMPREENDA MELHOR ESSA HISTÓRIA:
ATIVIDADE 1:
A MEDIDA DO TEMPO COMO CONHECEMOS É UMA HERANÇA DOS BABILÔNIOS, QUE UTILIZAVAM A BASE 60 POR SER TER MAIS DIVISORES DO QUE A BASE DECIMAL. A BASE 60 TAMBÉM É PROVENIENTE DE MEDIDAS DO NOSSO CORPO.
VEJA A IMAGEM QUE NUMA MÃO CONTA-SE ATÉ UMA DÚZIA, 12, ENUMERANDO AS FALANGES DOS DEDOS PELO POLEGAR E A OUTRA MÃO, MULTIPLICA A DÚZIA POR 5 RESULTANDO EM 60.
PARA SABER MAIS ACESSE O ENDEREÇO: https://pt.wikipedia.org/wiki/Numera%C3%A7%C3%A3o_babil%C3%B4nia
ESTA BASE SEXAGESIMAL É UTILIZADA COMO REFERÊNCIA PARA MEDIR O TEMPO: 1 HORA – 60 MINUTOS, 1 MINUTO – 60 SEGUNDOS.
ATIVIDADE 2: QUANTOS MINUTOS TEM 1 DIA
CONSIDERANDO A REFERÊNCIA ACIMA, SE CADA HORA TEM 60 MINUTOS BASTA MULTIPLICAR 60 POR 24 E TEREMOS O RESULTADO DE 1.440 MINUTOS.
E NO DIA QUANTOS SEGUNDOS?
SE UM MINUTO TEM 60 SEGUNDOS, FAREMOS POR PARTES:
1 HORA TEM 60 MINUTOS E CADA MINUTO 60 SEGUNDOS, ENTÃO 60 X 60 = 3.600 SEGUNDOS EM CADA HORA.
3.600 SEGUNDOS X 24 HORAS = 86.400 SEGUNDOS.
ISSO É MUITO TEMPO?
DEPENDE DA SUA PERCEPÇÃO. SE ESTIVER FAZENDO ALGO FELIZ, O TEMPO VOA, MAS SE ESTIVER ESPERANDO ALGO OU SENTIDO DOR, OS SEGUNDOS VIRAM MINUTOS E OS MINUTOS VIRAM HORAS!
O QUE SE PODE FAZER EM UM SEGUNDO?
VOCÊ PODE PENSAR QUE UM SEGUNDO NÃO É NADA, MAS PARA MUITOS ELE É UM TEMPO PRECIOSO.
PARA UM NADADOR NA OLIMPÍADA UM SEGUNDO OU ATÉ MENOS É O QUE PODE TIRAR SUA MEDALHA DE OURO.
E UM FOCO DE LUZ QUE VIAJA 300.000KM NO VÁCUO EM APENAS UM SEGUNDO.
ATIVIDADE 4: TEMPO PARA LER
SE VOCÊ GASTA 15 MINUTOS POR DIA NA LEITURA DE UM LIVRO DE 156 PÁGINAS E NESTE PERÍODO VOCÊ LÊ 03 PÁGINAS, QUANTOS HORAS PRECISARÁ PARA CONCLUIR O LIVRO E EM QUANTOS DIAS?
SISTEMATIZANDO…
PRIMEIRO É PRECISO SABER QUANTOS GRUPOS DE 3 PÁGINAS TEM EM 156 PÁGINAS, PORQUE VOCÊ LÊ 3 PÁGINAS A CADA 15 MINUTOS.
AGORA É SÓ CONVERTER DE MINUTOS PARA HORAS:
E EM QUANTOS DIAS VOCÊ CONCLUIRÁ A LEITURA DO LIVRO?
ESSA RESPOSTA ESTÁ NA RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA.
VOCÊ LEVARÁ EM TORNO DE 52 DIAS – MENOS DE 2 MESES PARA CONCLUIR A LEITURA.
RESUMINDO…
PARA TRANSFORMAR MINUTOS EM SEGUNDOS OU HORAS EM MINUTOS USAMOS A MULTIPLICAÇÃO. E PARA FAZER O CONTRÁRIO, MINUTOS EM HORAS USAMOS A DIVISÃO.
ESPERO QUE TENHA GOSTADO DAS ABORDAGENS DE HOJE E O OBJETIVO, ALÉM DE SABER SOBRE AS MEDIDAS DE TEMPO É SABER VALORIZAR CADA SEGUNDO, CADA MINUTO E CADA HORA DE NOSSA VIDA EM COISAS QUE NOS TRAGAM CONHECIMENTO PARA TERMOS UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL E PRÓSPERA.
OBRIGADA POR FICAR COMIGO E ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | MATEMÁTICA (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS. HISTÓRIA (EAJAHI0401) RECONHECER A HISTÓRIA COMO RESULTADO DA AÇÃO DO SER HUMANO NO TEMPO E NO ESPAÇO, COM BASE NA IDENTIFICAÇÃO DE MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DO TEMPO. CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0412) CARACTERIZAR E DESCREVER OS MOVIMENTOS CÍCLICOS DA LUA E DA TERRA. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).