You are currently viewing Matemática – Escolha Adequada de Gráficos para Dados de Pesquisa

Matemática – Escolha Adequada de Gráficos para Dados de Pesquisa

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5º Período (7ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Os gráficos são importantes ferramentas visuais que nos permite compreender e interpretar dados de forma mais clara e eficaz. Existem vários tipos de gráficos e, neste texto, vamos explorar os principais que se utilizam na representação de dados de pesquisa, como barras, linhas e setores.

Imagem: canva.com/gráfico_https://encurtador.com.br/fqCGK

  • Gráfico utilizado para comparar dados que representam itens contáveis, como por exemplo, o número de alunos em uma sala de aula e o número de carros em um estacionamento.
  • Utiliza-se barras retangulares para comparar quantidades onde cada barra representa uma categoria e a altura da barra corresponde ao valor que ela representa.

Um exemplo

Uma loja de eletrônicos está analisando as vendas de diferentes produtos ao longo do mês de Janeiro para avaliar seu desempenho. Eles registraram o número de unidades vendidas de cada produto no gráfico de colunas abaixo.

Imagem do autor produzida na Planilha do Excel

O gráfico de colunas é o mais adequado para essa situação porque ele

  • É eficaz na comparação dos diferentes produtos e na quantidade vendida de cada um.
  • Permite uma visualização clara das diferenças entre as quantidades, pois a altura das colunas facilita a identificação dos produtos mais e menos vendidos, bem como a comparação de desempenho entre eles.
  • Tipo de gráfico é bastante utilizado para mostrar como os dados mudam ao longo do tempo. 
  • Mais utilizado para mostrar situações que acontecem ao longo do tempo. 
  • Composto por pontos que representam os valores dos dados e são conectados por linhas, facilitando a visualização das mudanças ao longo do tempo. 

Um exemplo

Um estudante está acompanhando a temperatura média diária em sua cidade ao longo de uma semana. Ele registrou a temperatura média de cada dia, conforme o gráfico abaixo:

Imagem do autor produzida na Planilha do Excel

O gráfico de linhas é o mais adequado para essa situação porque ele mostra

  • As variações da temperatura ao longo dos dias.
  • Mostra facilmente como a temperatura média varia de um dia para o outro.
  • Utiliza-se de um círculo dividido em setores para mostrar partes dos dados em relação ao todo.
  • Cada setor representa uma categoria, sendo o tamanho proporcional à sua porcentagem em relação ao total.
  • Útil para mostrar o tamanho de cada parte em relação ao todo de maneira simples e clara.

Um exemplo

Uma pesquisa foi realizada em uma escola para descobrir a preferência dos alunos em relação a diferentes atividades extracurriculares. Os resultados foram registrados no gráfico de setor circular abaixo:

Imagem do autor produzida na Planilha do Excel

O gráfico de setor circular é o mais adequado para essa situação porque ele

  • Permite visualizar facilmente a proporção de cada atividade em relação ao total de preferências dos alunos.
  • É uma forma simples e clara de representar as preferências dos alunos.
  • Facilita a identificação das atividades mais populares, já que o tamanho dos setores mostra visualmente quais atividades têm mais alunos interessados.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

A tabela abaixo apresenta os dados de uma pesquisa feita pela professora Silvia. Ela queria saber qual peça escolher para levar seus alunos ao teatro.

A) Escolha a opção mais adequada de gráfico para representar esses dados e em seguida faça a construção dessa escolha.

B) Qual a quantidade total de estudantes pesquisados?

C) Qual o estilo da peça mais preferido pelos estudantes? E o menos preferido?

QUESTÃO 02

O gráfico abaixo apresenta a situação final, na disciplina de Matemática, dos 35 estudantes da 7ª série C da Eja.

Fonte pessoal do Prof. Hélio

Após a leitura do gráfico, responda os itens:

A) Que tipo de gráfico foi utilizado?

B) Qual a porcentagem de estudantes aprovados, reprovados e em recuperação em Matemática, nesta série?

C) Quantos estudantes frequentaram esta série?

D) Quantos estudantes foram aprovados? E reprovados?

QUESTÃO 03

Marta relacionou as suas notas, de matemática, em um gráfico. O objetivo dela era verificar sua evolução na disciplina.

Fonte pessoal do Prof. Hélio

Após a leitura do gráfico, podemos afirmar que a maior e a menor nota, respectivamente, que Marta alcançou foi

(A) 4,0 e 10,0 nos meses de Fevereiro e Junho.

(B) 3,0 e 10,0 nos meses de Fevereiro e Junho.

(C) 3,0 e 10,0 nos meses de Fevereiro e Junho.

QUESTÃO 04

O gráfico abaixo apresenta o resultado de uma pesquisa com os estudantes das 7ª séries A e B, da Eja, de uma escola de Goiânia.

Fonte pessoal do Prof. Hélio

Após fazer a leitura do gráfico, podemos afirmar que a quantidade de estudantes que participaram da pesquisa foi de

(A) 58 estudantes.

(B) 62 estudantes.

(C) 65 estudantes.

(D) 70 estudantes.

Para saber um pouco mais sobre gráficos, assista ao vídeo do canal do prof. Hélio.

Canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática.
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0529) Identificar os diferentes tipos de gráfico e avaliar a adequação destes, para representar um conjunto de dados de uma pesquisa significativa.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.