You are currently viewing Matemática – Tabelas e Gráficos Simples

Matemática – Tabelas e Gráficos Simples

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 1º período (1ª / 2ª séries) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: TABELAS E GRÁFICOS SIMPLES – SME/NEC.

TABELAS E GRÁFICOS SIMPLES

AS TABELAS SÃO ESTRUTURAS UTILIZADAS PARA ORGANIZAR DADOS NUMÉRICOS. AS TABELAS SIMPLES APRESENTAM DUAS INFORMAÇÕES QUE CHAMAMOS DE GRANDEZAS. NO EXEMPLO ABAIXO, OBSERVE OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UMA TABELA SIMPLES E AS GRANDEZAS RELACIONADAS.

PARA LER A TABELA, VAMOS COMBINAR AS INFORMAÇÕES NA LINHA E NA COLUNA. ASSIM, A QUANTIDADE DE ESTUDANTES MATRICULADOS NA TURMA DO 1º PERÍODO É 23 ESTUDANTES.

GRÁFICOS:

OS GRÁFICOS SÃO USADOS PARA ILUSTRAR OS DADOS DE UMA TABELA. ISTO FACILITA A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DESSES DADOS. EXISTEM VÁRIOS MODELOS DE GRÁFICOS COMO POR EXEMPLO: COLUNAS SIMPLES, SETORES OU PIZZA E DE LINHA. 
AQUI ESTÃO REPRESENTADOS OS DADOS DA TABELA ACIMA EM UM GRÁFICO DE COLUNAS SIMPLES.

O GRÁFICO DE COLUNAS SIMPLES É FORMADO POR RETÂNGULO COM ALTURA EQUIVALENTE À QUANTIDADE QUE SE DESEJA REPRESENTAR. POR EXEMPLO, A TURMA DO 2º PERÍODO TEM 34 ESTUDANTES MATRICULADOS. É A MAIOR QUANTIDADE. ASSIM, NO GRÁFICO, O RETÂNGULO QUE REPRESENTA A QUANTIDADE DE ESTUDANTES DA TURMA DO 2º PERÍODO É O MAIS ALTO.

QUESTÃO 1

NO CERRADO VIVEM VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAIS. O GRÁFICO APRESENTA A QUANTIDADE DE ESPÉCIES ANIMAIS JÁ IDENTIFICADAS NO CERRADO.

FONTE: DADOS INSTITUTO JURUMI – NATU CERRADO

DE ACORDO COM O GRÁFICO, A MAIOR QUANTIDADE DE ESPÉCIES ANIMAIS IDENTIFICADA É DE

(A) ANFÍBIOS.

(B) AVES.

(C) PEIXES.

(D) RÉPTEIS.

QUESTÃO 2

MAURO VENDE PLACAS SOLARES PARA INSTALAÇÃO DE ENERGIA SOLAR. A TABELA APRESENTA A QUANTIDADE DE PLACAS SOLARES VENDIDAS POR SEMANA NO ÚLTIMO MÊS.

REPRESENTE OS DADOS DA TABELA NO GRÁFICO A SEGUIR.

QUESTÃO 3

NA TABELA ABAIXO ESTÁ REGISTRADO O CONSUMO MENSAL DE ÁGUA DE UMA FAMÍLIA COM 5 PESSOAS, EM M³.

DE ACORDO COM A TABELA, O CONSUMO NO MÊS DE MARÇO FOI DE

(A) 8 M³.

(B) 9 M³.

(C) 10 M³.

(D) 11 M³

QUESTÃO 4

A ENERGIA ELÉTRICA É GERADA A PARTIR RECURSOS NATURAIS OU ARTIFICIAIS. A ÁGUA, O VENTO, O SOL, O CARVÃO, COMBUSTÍVEIS E ELEMENTOS RADIOATIVOS SÃO RECURSOS USADOS PARA GERAR ENERGIA ELÉTRICA NAS USINAS.

A) ASSOCIE AS USINAS AO TIPO DE RECURSO QUE UTILIZAM PARA GERAR ENERGIA.

FONTE: PRODUZIDO NO TOPWORKSHEETS

B) QUAL VALOR, EM REAIS, DA ÚLTIMA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA DA SUA RESIDÊNCIA? 

C) E QUAL FOI O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA DA ÚLTIMA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA DA SUA RESIDÊNCIA?

SAIBA MAIS:

AS TABELAS E GRÁFICOS SÃO USADOS PARA APRESENTAR NÚMEROS FACILITANDO A COMPREENSÃO DESTES. PARA RELEMBRAR SOBRE O TEMA, ASSISTA AO VÍDEO DO CANAL DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA QUE ESTÁ LOGO AQUI ABAIXO.

Fonte: Canal Cristiane Souza, YouTube.

E SE QUISER CONHECER MAIS SOBRE O CERRADO, ASSISTA AO VÍDEO DA WWF – BRASIL, VOCÊ CONHECE O CERRADO? É SÓ CLICAR AQUI.

VOCÊ PODE TAMBÉM VISITAR O MUSEU DO CERRADO, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB), QUE TRAZ MUITAS OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE BIOMA. CLIQUE AQUI.

Componente CurricularObjetivos de desenvolvimento e aprendizagem
Matemática(EJAMA0137) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas
simples presentes nas mídias e em diferentes contextos.
Ciências(EAJACI0302) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água e explicar o ciclo hidrológico com ênfase no cerrado. 
(EAJACI0303) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água em casa, na escola e no trabalho.

Referencial teóricoMatriz Energética e Elétrica – Empresa de Pesquisa Energética, URL https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica, consultado em 24/02/2022.

Você conhece o Cerrado? Canal WWF BRASIL, YouTube. URL http://youtube.com/watch?v=orGhCBbK4Iw, consultado em 24/02/2022.