Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Sólidos geométricos – poliedros
O mundo é cheio de formas. Na Geometria estudamos algumas das formas geométricas para compreender, descrever e representar o mundo em que vivemos. Os sólidos geométricos são as formas que possuem três dimensões: largura, altura e profundidade.
Os sólidos geométricos podem ser classificados em
Poliedros:
Os poliedros são sólidos geométricos que possuem polígonos (como triângulos, quadriláteros, pentágonos etc) nas suas faces. Algumas das embalagens que encontramos no nosso cotidiano, são poliedros.
Os poliedros possuem vértices, arestas e faces.
Entre os poliedros temos os prismas e as pirâmides. Os primas são poliedros cujas faces laterais são retangulares. Objetos como as que estão na imagem a seguir, são exemplos de prismas.
As pirâmides possuem triângulos nas suas faces laterais.
Bom estudo!
QUESTÃO 1
Observe a imagem abaixo.
Agora, responda as perguntas:
A) Quantos poliedros há na imagem acima?
B) Quantos corpos redondos há na imagem acima?
QUESTÃO 2
Em um jogo de tabuleiro, os jogadores movimentam suas peças de acordo com o valor obtido ao jogar um dado como na imagem abaixo.
Comparando com os sólidos geométricos, o dado corresponde a
(A) uma pirâmide.
(B) um cubo.
(C) uma esfera.
(D) um cone.
QUESTÃO 3
As Pirâmides estão entre as grandes obras da humanidade. Existem várias pirâmides pelo mundo. Foram construídas na Antiguidade para serem usadas como túmulos dos faraós. As pirâmides também são consideradas poliedros e possuem vértices, arestas e faces. Na imagem a seguir tem-se uma pirâmide de base quadrangular.
O número de faces da pirâmide acima é igual a
(A) 5.
(B) 6.
(C) 7.
(D) 8.
QUESTÃO 4
Para cada item, identifique o poliedro e relacione as características pedidas.
A)
Nome:
Número de faces:
Número de vértices:
Número de arestas:
B)
Nome:
Número de faces:
Número de vértices:
Número de arestas:
C)
Nome:
Polígono das bases:
SAIBA MAIS
Entenda um pouco mais sobre os sólidos geométricos, em particular os poliedros, características, elementos e classificações, assistindo ao vídeo “Poliedros”, da professora Cristiane Souza que segue abaixo.
Autoria | Cristiane S de Souza, licenciatura em Matemática. |
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EJAMA0314) Reconhecer, nomear e comparar poliedros e corpos redondos associando-os a objetos do mundo físico. |
Ciências | (EAJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria prima. |
Referências | PEREIRA, Lauro Charlet. GOMES, Marco Antônio Ferreira. 4R’s da sustentabilidade: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Ecodebate. URL https://www.ecodebate.com.br/2017/12/19/4-rs-da-sustentabilidade-repensar-reduzir-reutilizar-e-reciclar-por-lauro-charlet-pereira-e-marco-antonio-ferreira-gomes/, consultado em 10/05/2022. AZEVEDO, Julia. Você saber a diferença entre resíduo e rejeito? Ecycle. URL https://www.ecycle.com.br/residuo-e-rejeito/, consultado em 10/05/2022. NUNES, Daviane. Sólidos geométricos – ensino fundamental. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/solidos-geometricos-ensino-fundamental-i.htm, consultado em 10/05/2022. |