OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA PARA A 3ª SÉRIE DA EAJA – FOI VEICULADA NA TV NO DIA 23/03/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
NESTA VIDEOAULA VAMOS FAZER UMA REVISÃO DOS FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO E VERIFICAR A APLICAÇÃO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO POR MEIO DA ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR, COM A TEMÁTICA: OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
OLÁ, OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA!
VAMOS INICIAR NOSSA AULA DE HOJE COM UMA REVISÃO DOS FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO E VERIFICAR A APLICAÇÃO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO POR MEIO DA ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS.
VOCÊ DEVE SE LEMBRAR QUE EM SALA DE AULA MUITAS DAS VEZES DIANTE DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA, OS ESTUDANTES SE PERGUNTAM: É SE SOMAR OU DE DIMINUIR?
AO OBSERVAR DETERMINADAS PALAVRAS NOS ENUNCIADOS, ASSOCIAMOS AO TIPO DE OPERAÇÃO A SER FEITA, POR EXEMPLO:
PERDEU – ENTÃO TENHO QUE DIMINUIR
GANHOU – ENTÃO TENHO QUE SOMAR
MAS, ATENÇÃO, NEM SEMPRE É ASSIM!
PARA TERMOS ESSA RESPOSTA PRECISAMOS COMPREENDER O ENUNCIADO, OU SEJA, PRECISAMOS LER E ENTENDER O QUE O PROBLEMA NOS COLOCA, POR EXEMPLO:
ROBERTO SAIU PARA TRABALHAR E LEVOU SUA CAIXA DE FERRAMENTAS. NO TRABALHO OCORREU UM ACIDENTE E ROBERTO PERDEU 5 CHAVES E VOLTOU PRA CASA APENAS COM 17 FERRAMENTAS. QUANTAS FERRAMENTAS ROBERTO TINHA AO INICIAR O SERVIÇO?
É PRA SOMAR OU DIMINUIR?
PRECISAMOS COMPREENDER A SITUAÇÃO.
VAMOS LÁ?
ROBERTO SAIU DE CASA COM UM NÚMERO “X” DE FERRAMENTAS. ESSA É A SITUAÇÃO-PROBLEMA, SABER QUANTAS FERRAMENTAS ELE TINHA AO SAIR DE CASA E ANTES DO ACIDENTE.
O PROBLEMA NOS DIZ QUE ELE VOLTOU COM 17 FERRAMENTAS, MAS QUE NO TRABALHO PERDEU 5.
NESTE CASO, NÃO VAMOS USAR A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO NÃO, VAMOS É FAZER UMA ADIÇÃO: 17 + 5 FERRAMENTAS.
PODEMOS USAR O ALGORITMO USUAL OU ENTÃO CALCULAR POR DECOMPOSIÇÃO:
17 = 10 + 5 + 2 |
5 + 5 = 10 | 10 + 10 + 2 = 22
A PARTIR DESSE EXEMPLO VAMOS RELEMBRAR OS FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO:
✔ ADIÇÃO É O ATO DE JUNTAR QUANTIDADES HOMOGÊNEAS, OU SEJA, QUANTIDADES DE UM MESMO CONJUNTO E PARA ESTA
OPERAÇÃO UTILIZAMOS O SINAL DE “+” (MAIS).
✔ NA ADIÇÃO, OS TERMOS OU NÚMEROS SÃO CHAMADOS DE PARCELAS E O RESULTADO SE CHAMA SOMA OU TOTAL. SEMPRE
COMEÇAMOS DO NÚMERO MAIOR E DEPOIS O MENOR. QUANDO NECESSÁRIO, PRECISAMOS FAZER O ALGORITMO DESTA
OPERAÇÃO. LEMBRA O QUE É ALGORITMO? É A FORMA CORRETA DE DISPOSIÇÃO DOS NÚMEROS PARA EFETUAR UMA OPERAÇÃO
DE ADIÇÃO.
✔ VOCÊ JÁ SABE QUE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL É UM SISTEMA POSICIONAL E ISSO SIGNIFICA QUE CADA ALGARISMO
DE UM NÚMERO OCUPA UM LUGAR ESPECÍFICO, CONFORME SEU VALOR.
VAMOS RELEMBRAR O ALGORITMO USUAL DA ADIÇÃO PELA IMAGEM 2, A SEGUIR:
NESTE EXEMPLO ESTAMOS ADICIONANDO A QUANTIDADE DE FERRAMENTAS QUE SOBROU COM A QUANTIDADE
QUE PERDEU.
VAMOS VER COMO FAZER UMA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO UTILIZANDO O ALGORITMO USUAL?
A PRIMEIRA PARCELA É O 17 E A SEGUNDA O 5, COLOCAMOS O SINAL DE MAIS E PASSAMOS UM TRAÇO, O QUE VEM ABAIXO É A SOMA, OU SEJA, O RESULTADO DA OPERAÇÃO.
O 5 ESTÁ NA 1ª ORDEM DAS UNIDADES SIMPLES ENTÃO PRECISA FICAR ABAIXO DO 7, QUE ESTÁ NA MESMA ORDEM.
PARA FAZER ESTA ADIÇÃO NO ALGORITMO PRECISAMOS FAZER UMA DECOMPOSIÇÃO, OU SEJA, 7 + 5 = 12, NÃO POSSO COLOCAR 12 NA ORDEM DAS UNIDADES, PRECISAMOS DECOMPOR O NÚMERO 12 EM 10 + 2, E ASSIM O 2 FICA NA ORDEM DAS UNIDADES E O 10 VAI PRA ORDEM DAS DEZENAS COMO 1 DEZENA. E AI SIM FAZEMOS ADIÇÃO NA ORDEM DAS DEZENAS QUE É 1 + 1 = 2, OU SEJA, 2 DEZENAS, TOTALIZANDO ROBERTO TINHA 22 FERRAMENTAS AO SAIR DE CASA.
VAMOS REVER TAMBÉM AS PROPRIEDADES DA ADIÇÃO:
EM SITUAÇÕES PRÁTICAS FICA MAIS TRANQUILO A COMPREENSÃO.
VEJA ESTE CASO:
MÉRCIA VENDE BOLINHOS DE ARROZ NA FEIRA.
ELA QUER ATINGIR A META DE 215 BOLINHOS POR FEIRA. CHOVEU BASTANTE E ELA CONSEGUIU VENDER APENAS 45. MAS, QUE ALEGRIA, RECEBEU UMA ENCOMENDA DE MAIS 60 BOLINHOS.
QUANTO FALTA PARA MÉRCIA ATINGIR A SUA META?
- META: 215 BOLINHOS
- VENDEU: 45
- ENCOMENDA: 60
CÁLCULOS: VENDEU + ENCOMENDA -> 25 + 60
PENSAR POR DECOMPOSIÇÃO:
- 2 DEZENAS + 6 DEZENAS = 20 + 60 = 100
- ORDEM DAS UNIDADES TEMOS: 5 + 0 = 5 (PROPRIEDADE DA ADIÇÃO)
- 100 + 5 = 105 BOLINHOS
E AÍ, QUANTO FALTA PARA MÉRCIA ATINGIR A META?
AGORA SIM, UMA DAS FORMAS DE PENSAR É SUBTRAINDO DO VALOR TOTAL DA META O QUE ELA JÁ CONSEGUIU.
MAS O QUE É SUBTRAIR?
NA MATEMÁTICA, SUBTRAÇÃO É UMA OPERAÇÃO INVERSA À ADIÇÃO. NA SUBTRAÇÃO BUSCAMOS A DIFERENÇA ENTRE DOIS NÚMEROS E O SINAL UTILIZADO É O “-” (MENOS).
UMA FORMA DE PENSAR É VERIFICAR, TENHO 105, QUANTO FALTA PARA CHEGAR A 215?
VAMOS RESOLVER NO ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO:
O MAIOR NÚMERO É CHAMADO MINUENDO;
O MENOR NÚMERO SE CHAMA SUBTRAENDO;
E AO RESULTADO DAMOS O NOME DE RESTO OU DIFERENÇA.
ACOMPANHE NA IMAGEM 3, A SEGUIR:
EXPLICANDO…
COMEÇAMOS PELA ORDEM DAS UNIDADES, 5 – 5 =0; DEPOIS A ORDEM DAS DEZENAS, 1 – 0 = 1; E POR FIM A ORDEM DAS CENTENAS, 2 – 1 = 1.
O RESTO OU DIFERENÇA É 110, OU SEJA, FALTAM 110 BOLINHOS PARA MÉRCIA ATINGIR A META.
AGORA, CONVIDO VOCÊ PARA AJUDAR DONA MARIA EM UM PROBLEMÃO!
ELA ESTÁ PLANEJANDO FAZER ALGUMAS CESTAS BÁSICAS PARA DOAÇÃO NO BAIRRO ONDE MORA E PARA ISSO PRECISA FAZER TODO LEVANTAMENTO DAS QUANTIDADES NECESSÁRIAS DE CADA MANTIMENTO.
DONA MARIA PRETENDE ATENDER À 15 FAMÍLIAS COM OS ITENS BÁSICOS. QUAL A QUANTIDADE TOTAL DE CAFÉ ELA IRÁ PRECISAR, CONSIDERANDO QUE CADA CESTA TERÁ 2 PACOTES? A CESTA SERÁ COMPOSTA POR 5 PRODUTOS, AO TODO, QUANTOS PRODUTOS PRECISARÁ COMPRAR?
VEJA BEM, QUE D. MARIA PRETENDE FAZER 15 CESTAS PARA ATENDER 15 FAMÍLIAS. CONSIDERANDO QUE CADA FAMÍLIA IRÁ RECEBER 2 PACOTES DE CAFÉ, ENTÃO TEREMOS 2 X 15, QUE É O MESMO QUE FAZER UMA SOMA DE 15 + 15 QUE É IGUAL A 30.
OU SEJA, MULTIPLICAR É O MESMO QUE FAZER A ADIÇÃO QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO.
MAS, VAMOS RELEMBRAR, O QUE MULTIPLICAR?
MULTIPLICAR É UMA FORMA SIMPLES DE ADICIONAR UMA QUANTIDADE FINITA DE NÚMEROS IGUAIS, E O SINAL UTILIZADO É O “X” (VEZES), OU SEJA: 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 (8 VEZES) = 16 E POSSO ESCREVER 2 X 8 = 16.
RELEMBREMOS TAMBÉM AS PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO:
ENTÃO RESOLVENDO O PROBLEMA APRESENTADO POR D. MARIA, CONCLUÍMOS QUE ELA PRECISARÁ COMPRAR 30 PACOTES DE CAFÉ (2 PACOTES EM CADA CESTA) E MAIS 60 UNIDADES DE CADA UM DOS DEMAIS 4 PRODUTOS, DANDO UM TOTAL DE 90 PRODUTOS AO TODO.
VAMOS A UM DESAFIO PARA VOCÊ!
O DAVI PENSOU EM UM NÚMERO, ADICIONOU 15 E O RESULTADO FOI 105. EM QUE NÚMERO O DAVI PENSOU?
AH, AGORA FICOU FÁCIL, NÃO É?
ME CONTA DEPOIS QUAL ESTRATÉGIA VOCÊ USOU!
EU PENSEI ASSIM:
PEGUEI 105, SUBTRAI 5, DEPOIS DE 100 SUBTRAI O 10, E DESCOBRI O NÚMERO QUE ELE PENSOU!
E AÍ, GOSTOU DA AULA DE HOJE?
TE ESPERO NA PRÓXIMA!!
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EAJAMA0206) COMPREENDER E CONSTRUIR FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS EM SITUAÇÕES DIVERSAS. (EAJAMA0207) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, UTILIZANDO DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).