Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADE
A moeda, ou o dinheiro como chamamos, serve para atribui valor a algo ou alguma coisa e funciona como meio de troca no pagamento por bens, serviços e despesas, etc. Nesta atividade, a proposta é usar de estratégias para calcular o troco e a parcela, dois conceitos que decorrem das operações com dinheiro.
Bom estudo!
QUESTÃO 1
Gabriel comprou alguns produtos no mercado e o total da compra foi R$237,00. Gabriel entregou ao caixa R$250,00. Agora responda:
a) Quanto é o troco que Gabriel deve receber?
b) A pedido do caixa, para facilitar o troco, Gabriel entregou mais R$2,00. Quanto Gabriel recebeu de troco?
QUESTÃO 2
A loja Preçobom divulgou uma super oferta: fritadeira elétrica. Veja a oferta:
Segundo o anúncio:
a) Qual é o preço à vista da fritadeira elétrica?
b) Como é a forma de pagamento a prazo?
c) Para o cliente que optar pelo pagamento a prazo, qual será o valor das parcelas?
QUESTÃO 3
Na fatura do cartão de crédito de Luísa a despesa com a troca de óculos está assim registrada:
a) Quantas prestações Luísa ainda deve dos óculos?
b) Qual valor total dos óculos?
QUESTÃO 4
Um supermercado em Sorocaba (SP), criou uma campanha para arrecadar moedas. O cliente troca moedas por dinheiro em cédula e, a cada R$100,00 em moedas, o cliente ganha R$3,00 em compras no supermercado.
Pablo juntou R$200,00 em moedas e trocou toda essa quantia no supermercado.
Agora responda:
a) Quantos reais em compras Pablo ganhou pela troca das moedas?
b) Pablo comprou alguns itens no supermercado e o total da sua conta foi R$92,00. Quanto Pablo pagará pelas compras se usar o que ganhou pela troca das moedas?
SAIBA MAIS
Nas relações comerciais, alguns conceitos já estudados são utilizados com grande frequência. Por exemplo a compra à vista ou a prazo, a ideia de troco e de parcela. Nos vídeos a seguir, do canal no YouTube, da professora Cristiane Souza, são apresentados esses conceitos. Assista-os!
Acesse essa proposta didática (slides 15 e atividade 15) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-3a-serie/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0332) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra/ venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0266) Identificar e produzir os gêneros do campo jornalístico. |
Referências | BRASIL, Banco Central do Brasil. Moedas do Real. URL https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/moedas, consultado em 26/10/2022. VILARINHO, Sabrina. “O jornal e a notícia”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-jornal-noticia.htm. Acesso em 26/10/2022. KAFRUNI, Sabrina. Correio Brasiliense. Brasileiro tira de circulação um terço das moedas emitidas no país por ano. URL https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/02/13/internas_economia,573091/por-que-o-brasileiro-tira-de-circulacao-um-terco-das-moedas-emitidas.shtml, consultado em 26/10/2022. |