You are currently viewing MATEMÁTICA – SISTEMA MONETÁRIO: TROCO E PARCELA
Fonte: Acervo próprio

MATEMÁTICA – SISTEMA MONETÁRIO: TROCO E PARCELA

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

A moeda, ou o dinheiro como chamamos, serve para atribui valor a algo ou alguma coisa e funciona como meio de troca no pagamento por bens, serviços e despesas, etc. Nesta atividade, a proposta é usar de estratégias para calcular o troco e a parcela, dois conceitos que decorrem das operações com dinheiro.

Bom estudo!

Fonte: Acervo próprio

QUESTÃO 1

Gabriel comprou alguns produtos no mercado e o total da compra foi R$237,00. Gabriel entregou ao caixa R$250,00. Agora responda:

a) Quanto é o troco que Gabriel deve receber?

b) A pedido do caixa, para facilitar o troco, Gabriel entregou mais R$2,00. Quanto Gabriel recebeu de troco?

QUESTÃO 2

A loja Preçobom divulgou uma super oferta: fritadeira elétrica. Veja a oferta:

FONTE: ACERVO PRÓPRIO

Segundo o anúncio:

a) Qual é o preço à vista da fritadeira elétrica?

b) Como é a forma de pagamento a prazo?

c) Para o cliente que optar pelo pagamento a prazo, qual será o valor das parcelas?

QUESTÃO 3

Na fatura do cartão de crédito de Luísa a despesa com a troca de óculos está assim registrada:

Fonte: Acervo próprio

a) Quantas prestações Luísa ainda deve dos óculos?

b) Qual valor total dos óculos?

QUESTÃO 4

Um supermercado em Sorocaba (SP), criou uma campanha para arrecadar moedas. O cliente troca moedas por dinheiro em cédula e, a cada R$100,00 em moedas, o cliente ganha R$3,00 em compras no supermercado. 

Fonte: Acervo próprio

Pablo juntou R$200,00 em moedas e trocou toda essa quantia no supermercado.

Agora responda: 

a) Quantos reais em compras Pablo ganhou pela troca das moedas?

b) Pablo comprou alguns itens no supermercado e o total da sua conta foi R$92,00.  Quanto Pablo pagará pelas compras se usar o que ganhou pela troca das moedas?

SAIBA MAIS

Nas relações comerciais, alguns conceitos já estudados são utilizados com grande frequência. Por exemplo a compra à vista ou a prazo, a ideia de troco e de parcela. Nos vídeos a seguir, do canal no YouTube, da professora Cristiane Souza, são apresentados esses conceitos. Assista-os!

Acesse essa proposta didática (slides 15 e atividade 15) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-3a-serie/

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0332) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra/ venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens.
Língua Portuguesa(EAJALP0266) Identificar e produzir os gêneros do campo jornalístico.
ReferênciasBRASIL, Banco Central do Brasil. Moedas do Real. URL https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/moedas, consultado em 26/10/2022.

VILARINHO, Sabrina. “O jornal e a notícia”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-jornal-noticia.htm. Acesso em 26/10/2022.

KAFRUNI, Sabrina. Correio Brasiliense. Brasileiro tira de circulação um terço das moedas emitidas no país por ano. URL https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/02/13/internas_economia,573091/por-que-o-brasileiro-tira-de-circulacao-um-terco-das-moedas-emitidas.shtml, consultado em 26/10/2022.