You are currently viewing MATEMÁTICA – SISTEMA MONETÁRIO: RECORDANDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
Fonte: Compras - canva.com

MATEMÁTICA – SISTEMA MONETÁRIO: RECORDANDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

Para vender mais é preciso fazer propaganda, convencer alguém de que aquela compra vale a pena. O anúncio e o encarte são peças da publicidade com a função de promover um produto e de convencer alguém a se tornar consumidor. 

Nas atividades a seguir, a proposta é pensar sobre algumas situações relacionadas à compra, venda e relações bancárias, e resolvê-las usando operações matemáticas que você já conhece. 

Bom estudo!

Fonte: Compras – canva.com

QUESTÃO 1

André deseja trocar a TV e escolheu comprar a que está no anúncio abaixo.

FONTE: ANÚNCIO TV – ACERVO PRÓPRIO

A compra será parcelada. André quer pagar na menor quantidade de parcelas, desde que a parcela não seja maior que R$ 120,00. Nesse caso:

A) Em quantas parcelas André deve pagar a TV?

B) Qual é o valor da parcela nas condições desejadas por André?

QUESTÃO 2

Juliano tem R$110,00 para comprar os produtos da lista de compras.

Fonte: Acervo próprio

Quais outros produtos do encarte, Juliano pode comprar e em que quantidades, com o valor que sobrar após comprar os itens da lista?

Fonte: Acervo próprio

QUESTÃO 3

Luana precisa de um aparelho celular, inclusive para o seu novo emprego, onde receberá um salário de R$1.520,00. Da pesquisa que fez, Luana selecionou dois anúncios que seguem abaixo. 

Fonte: Acervo próprio

Ao fazer as contas com o novo salário, Luana percebeu que a parcela do celular deve caber em, no máximo, R$180,00. Nesse caso, se os dois celulares são semelhantes em relação aos recursos, qual é a melhor opção para Luana entre os anúncios selecionados?

QUESTÃO 4

Um trabalhador contratou um empréstimo, cuja parcela é de R$102,00 por mês. Ainda faltam 18 parcelas para quitar esse empréstimo. Como esse trabalhador está com dificuldades para continuar pagando o empréstimo, a financeira ofereceu uma redução na parcela para R$85,00 e aumentou o número de parcelas para 24. 

Na sua opinião, essa negociação é uma boa opção para esse trabalhador? Explique a sua resposta.

SAIBA MAIS

O COMÉRCIO É UMA ATIVIDADE HUMANA IMPORTANTE DESDE O INÍCIO DA CIVILIZAÇÃO. OS MEIOS DE PAGAMENTO DIVERSIFICARAM AO LONGO DO TEMPO. APÓS A CRIAÇÃO DO CARTÃO E COM O AVANÇO TECNOLÓGICO, PRECISA-SE MENOS DO DINHEIRO (CÉDULAS E MOEDAS) NAS MÃOS. ASSISTA AO VÍDEO “A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE PAGAMENTO”, DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA E CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ISSO.

Acesse essa proposta didática (slides 12 e atividade 12) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-3a-serie/

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0229) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
Geografia(EAJAGE0309) Problematizar a produção industrial com a relação de trabalho e consumo em diferentes lugares e sobretudo nos municípios goianos.
ReferênciasSOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender – Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, São Paulo, 2009, FTD.