You are currently viewing MATEMÁTICA – SISTEMA MONETÁRIO: COMPARANDO VALORES
FONTE: CANVA.COM

MATEMÁTICA – SISTEMA MONETÁRIO: COMPARANDO VALORES

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA  É DESTINADA AOS ESTUDANTES DA 1ª/2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

ATIVIDADE

CERTAMENTE VOCÊ JÁ PRECISOU OU FEZ UMA PESQUISA DE PREÇOS DE ALGUM PRODUTO QUE QUERIA COMPRAR. SABER COMPARAR VALORES É UMA EXIGÊNCIA PARA TODOS. FREQUENTEMENTE, É PRECISO COMPARAR VALORES E IDENTIFICAR O QUE É “MAIS CARO” OU “MAIS BARATO”, SE O DINHEIRO É SUFICIENTE PARA PAGAR ALGO, SABER DE QUE FORMA É POSSÍVEL COMPOR UM VALOR USANDO AS CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO. 

NESSAS ATIVIDADES, A PROPOSTA É QUE VOCÊ USE O SEU CONHECIMENTO SOBRE O DINHEIRO DO BRASIL PARA RESOLVÊ-LAS. 

BOM ESTUDO! 

FONTE: CANVA.COM

QUESTÃO 1

ALFREDO FEZ PESQUISOU O PREÇO DE UM ANALGÉSICO EM TRÊS FARMÁCIAS.

FONTE: DADOS HIPOTÉTICOS

AGORA RESPONDA:

A) EM QUAL FARMÁCIA O ANALGÉSICO ESTÁ MAIS BARATO?

B) COM UMA CÉDULA DE R$ 20,00, EM QUAL FARMÁCIA ALFREDO NÃO CONSEGUE COMPRAR O ANALGÉSICO?

QUESTÃO 2

OBSERVE O ENCARTE ABAIXO.

FONTE: ACERVO PRÓPRIO – PRODUZIDO EM CANVA.COM

MARIA TEM R$ 50,00 NA CARTEIRA. COMPRANDO APENAS UM ITEM DE CADA, QUANTOS E QUAIS PRODUTOS DO ENCARTE MARIA CONSEGUE COMPRAR COM R$ 50,00?

QUESTÃO 3

DANILO É FEIRANTE E QUER TROCAR UMA CÉDULA DE R$ 20,00 POR OUTRAS DE R$ 10,00 E DE R$ 5,00. QUAL OPÇÃO DE TROCA ATENDE AO QUE DANILO QUER?

FONTE: ACERVO PRÓPRIO

QUESTÃO 4

AO RECEBER SEU SALÁRIO, LIA RESERVA O VALOR PARA PAGAR A ENERGIA ELÉTRICA E A ÁGUA. ESSE MÊS, LIA SEPAROU R$ 170,00. A FATURA DE ENERGIA É DE R$ 67,00 E A DE ÁGUA, R$ 89,00. O VALOR QUE LIA RESERVOU É SUFICIENTE PARA PAGAR AS DUAS FATURAS? EXPLIQUE O PORQUÊ DA SUA RESPOSTA.

SAIBA MAIS

QUANDO COMPRAMOS OU PAGAMOS ALGO, AUTOMATICAMENTE ANALISAMOS SE O DINHEIRO É SUFICIENTE PARA PAGAR A CONTA. NO VÍDEO, “SISTEMA MONETÁRIO: A QUANTIA É SUFICIENTE?”, A PROFESSORA CRISTIANE SOUZA USA DE UMA SITUAÇÃO COMUM DE COMPRA PARA FAZER COMPARAÇÃO DE VALORES E ANALISAR O QUE ESTÁ “MAIS CARO” OU “MAIS BARATO”. ASSISTA AO VÍDEO E COMPARE COM O SEU COTIDIANO.

FONTE: SISTEMA MONETÁRIO: A QUANTIA É SUFICIENTE?, PROFESSORA CRISTANE SOUZA – YOUTUBE.

Acesse essa proposta didática (slides 19 e atividade 19) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/

COMPONENTE CURRICULAR OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
MATEMÁTICA(EAJAMA0134) Comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato” em situações do cotidiano para verificar se é possível comprar ou não com determinados valores. 
(EAJAMA0228) Reconhecer em situações cotidianas de compra/venda e troca, a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar o troco. 
GEOGRAFIA(EAJAGE0111) Entender a questão do idoso no mercado de trabalho, do emprego formal e informal, emprego e subemprego, bem como as leis trabalhistas que envolvem. 

REFERÊNCIASBRASIL, Agência IBGE Notícias. Quase 25% da renda de mais pobres vêm de aposentadorias e programas sociais. URL https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25608-quase-25-da-renda-de-mais-pobres-vem-de-aposentadorias-e-programas-sociais, consultado 08/08/2022.

RODRIGUES, Régis. Escola Kids. O dinheiro. URL https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-dinheiro.htm, consultado em 08/08/2022.

BRASIL, Moedas de Real. URL: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/moedas, consultado em 08/08/2022.