Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática – para 2ª série – foi veiculada na TV no dia 22/03/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá pessoal! Hoje vamos ampliar nossos conhecimentos acerca do sistema monetário brasileiro.
Propomos a identificação de cédulas de nosso dinheiro, fazendo a equivalência de seus respectivos valores.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
No sistema monetário brasileiro, o dinheiro é chamado de REAL. Com ele estabelecemos relações de compra e venda. Cada moeda ou cédula possui um valor determinado.
O símbolo do real é assim reconhecido: R$.
Atividade 1
Observe as imagens e conheça as cédulas e moedas do nosso dinheiro:
Atividade 2
Após a leitura das imagens, propomos as seguintes questões:
- Tendo como base a nossa lista de alimentos essenciais para a cesta básica, quais cédulas e/ou moedas equivaleriam ao valor do pagamento do arroz ?
Sugestão de preços
Arroz- R$ 25,00
Feijão – R$ 9,00
Açúcar 2kg- R$ 6,00
Óleo- R$ 8,00
Leite- R$ 4,00
- Quais cédulas poderíamos usar para pagar o feijão e o açúcar?
- E para pagar todos os itens, quais cédulas e moedas poderíamos utilizar?
- Se utilizássemos uma cédula de 100 reais para comprar todos os itens, haveria troco?
Atividade 3
Agora, acompanhe a leitura de alguns trechos da música Comida, dos Titãs:
[…]
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer
[…]
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade
SE PREFERIR ASSISTA AO CLIP DA MÚSICA “COMIDA” TITÃS
a) O que os trechos em destaque dessa música nos fazem refletir?
b) Bem, a canção “Comida” foi composta em 1987, pelos Titãs (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sergio Brito). Nela a fome ganha dimensão bem apropriada ao contexto de luta pela redemocratização que o país vivenciava. O desejo de satisfação integral do ser humano é expresso nessa canção. Esse anseio humano ainda permanece?
Como seres humanos, temos necessidades vitais de comer e beber para nutrir nosso corpo, mas também temos o direito de satisfação de outras necessidades humanas também fundamentais. Trata-se de fome de cultura, diversão, arte e felicidade.
Com os versos dessa canção, encerramos nossa aula, nutrindo a esperança da construção de um país que possibilite o bem estar não só de alguns, mas de todos!!!
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. | ANTUNES, Arnaldo; FROMER,Marcelo; BRITO, Sérgio. Comida. Os Titãs, 1987. COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. GOIÂNIA. Alfabetização na Eaja: orientações pedagógicas para a 1ª e 2ª séries. Outubro, 2020. GOIÂNIA. Matriz estruturante Eaja – 2021 1º Segmento. Versão preliminar, 2021. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0229) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. (EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico. |