You are currently viewing MATEMÁTICA – SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS NA NATUREZA
Fonte: ACERVO PESSOAL PROF. ALDA MARTINS

MATEMÁTICA – SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS NA NATUREZA

OLÁ! ESTÁ AULA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DA EAJA.

Fonte: ACERVO PESSOAL PROF. ALDA MARTINS

CADA VEZ MAIS OBSERVAMOS A MATEMÁTICA PRESENTE NA NATUREZA. ESTUDANDO AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA, PERCEBEMOS CARACTERÍSTICAS E HÁBITOS ENVOLVENDO UM PADRÃO QUE NOS POSSIBILITA ENTENDER MELHOR SOBRE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS.

VEJA A VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS EXPLICANDO MELHOR SOBRE A TEMÁTICA SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS COMPOSTAS POR MÚLTIPLOS DE NÚMEROS NATURAIS.

SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS NA NATUREZA – Aula 14 | 3ª série EAJA | Integração Matemática

NESTE VÍDEO, A PROFESSORA ALDA MARTINS APRESENTA O CONCEITO DE SEQUÊNCIAS E TRAZ EXEMPLOS INTERESSANTES E APRESENTA TAMBÉM O CONCEITO DE NÚMEROS MÚLTIPLOS APLICADO EM SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS.

O QUE É UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA? 

É UMA SUCESSÃO DE NÚMEROS QUE, GERALMENTE, POSSUI UMA LEI DE FORMAÇÃO, UM PADRÃO ESPECÍFICO, COMO A SEQUÊNCIA DE NÚMEROS PARES OU MÚLTIPLOS. EM UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA, CADA NÚMERO É CHAMADO DE TERMO.

NESTA AULA TRATAREMOS A SEQUÊNCIA NUMÉRICA FORMADA POR MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL, OU SEJA, NÚMEROS A PARTIR DO ZERO – INTEIROS E POSITIVOS. 

MAS, O QUE É MÚLTIPLO?

UM NÚMERO É MÚLTIPLO QUANDO PODE SER DIVIDIDO EXATAMENTE POR OUTRO, SEM SOBRAR RESTO NA DIVISÃO. 

A TEMÁTICA DE HOJE ESTÁ INTEGRADA A UM CONTEÚDO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E TRAGO PRA VOCÊS UM FATO RELACIONADO À ECOLOCALIZAÇÃO.  

TRATA-SE DE UM SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO UTILIZADO POR ALGUNS ANIMAIS COMO GOLFINHOS E  MORCEGOS, ENTRE OUTROS. FUNCIONA DA SEGUINTE MANEIRA: O ANIMAL EMITE UM SOM QUE SE PROPAGA NO AMBIENTE (AR OU ÁGUA) POR MEIO DAS ONDAS SONORAS ATÉ CHEGAR A UMA BARREIRA QUE PODE SER UM PREDADOR OU UM PREZA PARA SEU JANTAR. QUANDO AS ONDAS SONORAS ATINGEM A BARREIRA, O SOM RETORNA PARA O ANIMAL QUE O PRODUZIR, POR MEIO DO ECO E, QUANTO MAIS RÁPIDO RETORNAR, SIGNIFICA QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMO. 

DESTA FORMA, ELES CONSEGUEM DESVIAR RAPIDAMENTE DE OBSTÁCULOS, OU MESMO IDENTIFICAR PRESAS E CAPTURÁ-LAS. 

AS ONDAS SONORAS SE PROPAGAM NO AMBIENTE NUM PADRÃO DE SEQUÊNCIA DE NÚMEROS MÚLTIPLOS. 

O MESMO TEMPO QUE LEVA PARA CHEGAR AO OBSTÁCULO OU PRESA TAMBÉM LEVA PARA RETORNAR À ORIGEM (ECO). 

AGORA É COM VOCÊ! 

FAÇA NO SEU CADERNO.

ATIVIDADE 1:

EM QUANTO TEMPO AS ONDAS SONORAS ATINGIRAM O PEIXE? 

O GOLFINHO RECEBERÁ O ECO DO SOM EMITIDO EM QUANTO TEMPO?

FIQUE BEM! SE CUIDE!


Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoMATEMÁTICA (EAJAMA0316) IDENTIFICAR REGULARIDADES EM SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS COMPOSTAS POR MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL. 
CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0315) IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS, RELACIONANDO-AS AO SEU MODO DE VIDA, HÁBITO ALIMENTAR E LOCOMOÇÃO. 
Referências:https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/4ano/matematica/explorando-os-multiplos/103https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/algebra-4ano/investigacoes-matematicas/v/relao-entre-mltiplos-de-um-nmero-natural-e-seus-restos-parte-i

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).