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Matemática – Fundamentos iniciais de sequências numéricas

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5º Período (6ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Introdução

Neste texto, vamos explorar as sequências numéricas, um tema fundamental da Matemática. Veremos como as sequências nos ajudam a identificar e entender padrões matemáticos.

Imagem: canva.com/sequências

Sequência Numérica (Definição)

Uma sequência numérica é um conjunto organizado de números em que cada número é chamado de termo da sequência. Esses termos são escritos em uma ordem específica e podem seguir um padrão ou uma regra que determina como cada termo é obtido a partir dos anteriores. 

Esses padrões podem ser

  • Simples: adicionar ou subtrair um número fixo, ou 
  • Complexos: operações matemáticas mais elaboradas. 

Alguns exemplos de sequências numéricas

  • Sequência Crescente de Ímpares: 1, 3, 5, 7, 9, …
    • Nesta sequência, cada termo é o próximo número ímpar. Ou seja, para obter o próximo termo, você simplesmente adiciona 2 ao termo anterior.
  • Sequência de Quadrados Perfeitos: 1, 4, 9, 16, 25, …
    • Nesta sequência, cada termo é o quadrado do número natural correspondente. Por exemplo, 1 é o quadrado de 1, 4 é o quadrado de 2, 9 é o quadrado de 3, e assim por diante.
  • Sequência Crescente de Pares: 2, 4, 6, 8, 10, …
    • Nesta sequência, cada termo é o número par seguinte. Ou seja, para obter o próximo termo, você adiciona 2 ao termo anterior.

Tipos de Sequências Numéricas

As sequências numéricas podem ser classificadas em sequências recursivas e não recursivas, dependendo de como cada termo é gerado.

Sequências Recursivas 

São definidas por uma relação entre termos sucessivos na sequência.

Por exemplo: 

  • 1, 2, 4, 8, 16, 32, …
    • Nesta sequência, cada termo é o dobro do termo anterior.

Sequências Não Recursivas 

São definidas por uma fórmula direta

Por exemplo: 

  • 1, 4, 9, 16, 25, 36, …
    • Nesta sequência, cada termo é o quadrado do número natural correspondente à sua posição na sequência.

Alguns exemplos para finalizar

  • Qual é o próximo termo da sequência abaixo?

Imagem do autor produzida no Geogebra

Resposta: O próximo termo da sequência é um heptágono.

  • Quantos círculos possui a 5ª figura?

Imagem do autor produzida no Geogebra

Resposta:

A quantidade de círculos em cada figura é obtida somando-se um número natural consecutivo ao total de círculos da figura anterior:

Figura 1 = 1 círculo.

Figura 2 = 2 + 1 = 3 círculos.

  • Posição da figura mais total de círculos da figura anterior.

Figura 3 = 3 + 3 = 6 círculos 

  • Posição da figura mais total de círculos da figura anterior.

Figura 4 = 4 + 6 = 10 círculos.

  • Posição da figura mais total de círculos da figura anterior.

Figura 5 = 5 + 10 = 15 círculos.

  • Posição da figura mais total de círculos da figura anterior.

Portanto, a 5ª figura terá 150 círculos.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Qual o valor de x nas sequências?

A) 1, 3, 5, x, 9

B) 3, 9, 27, x, 243

C) 4, 7, 10, 13, x, 19

QUESTÃO 02

Observe a formação das imagens.

Imagem produzina no canva.com.br

Agora responda:

A) Existe uma relação entre o número da figura e a quantidade de retângulos coloridos? Se sim, escreva com palavras essa relação.

B) Quantos retângulos coloridos possuem a figura de número 10? E a figura de número 20?

C) Chamando de n o número da figura, escreva uma expressão algébrica (ou lei de formação) que determina o número de retângulos coloridos para a n-ésima figura.

QUESTÃO 03

Observe a formação das imagens.

Imagem produzida no canva.com.br

Seguindo a lógica, podemos afirmar que o número de círculos coloridos da figura 7 é igual a

(A) 15.

(B) 21.

(C) 28.

(D) 35.

QUESTÃO 04

O oitavo termo da sequência (2, 5, 11, 23, 47,…) é igual a

(A) 95.

(B) 191.

(C) 383.

(D) 767.

SAIBA MAIS

Aprenda um pouquinho mais sobre sequências, só acessar o vídeo do canal do prof. Hélio.

canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAMA0612) Explorar e relacionar diferentes sequências recursivas e não recursivas em diferentes situações.
(EAJAMA0613) Classificar sequências em recursivas e não recursivas em diversos contextos.
(EAJAMA0614) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 7° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018