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Matemática – Semelhança, uma ferramenta bastante útil nos projetos arquitetônicos

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática para a 8ª série da Eaja foi veiculada na TV no dia 10/06/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Disponível em : pixabay.com

Nessa atividade você fará um estudo sobre semelhança de triângulos, nela você irá perceber como este conteúdo é utilizado no campo da engenharia de construção civil.

Assista a videoaula a seguir, com a temática: Semelhança de Triângulos

Eaja | 8ª Série |Matemática |Semelhança de Triângulos|Professor Hélio Roberto da Rocha

Olá, como você está? Espero que esteja bem.

Hoje você irá trabalhar um tema da unidade de Geometria, a Semelhança de Triângulos. Podemos ver esse assunto em profissões que se utilizam do cálculo como, por exemplo, as engenharias e arquiteturas.

Um dos monumentos mais conhecidos e visitados no mundo é a torre Eiffel, que fica em Paris, na França. Essa torre foi inaugurada em 1889, até então a torre mais alta do mundo. No município brasileiro de Umuarama (PR) foi construída uma réplica da torre em uma escala de 1:10. Uma construção semelhante à original. Assim como a torre Eiffel, temos também o Cristo Redentor.

Antes de começar com alguns conceitos, vou propor a você um problema que poderemos encontrar no nosso dia a dia.

O problema é determinar a altura de um prédio. Se usássemos uma fita métrica ou uma trena, seria muito complicado. O assunto de hoje irá facilitar a resolução.

Problema proposto: Um prédio projeta no solo uma sombra de 30 m de extensão no mesmo instante em que uma pessoa de 1,80 m projeta uma sombra de 2,0 m. Determinar a altura do prédio.

Veja a figura.

Fonte: Produção autoral_Professor Hélio Roberto da Rocha

Para resolver este problema, necessitamos de algum conhecimento sobre semelhança de triângulos. Então vamos para os conceitos.

Semelhança (do dicionário informal): algo parecido, semelhante. Por exemplo as duas sandálias de um par, são semelhantes.

Polígonos semelhantes (definição): dois polígonos são semelhantes se os ângulos internos correspondentes forem congruentes e os lados correspondentes proporcionais entre si.

Relação de proporcionalidade (definição): uma relação de proporcionalidade quer dizer que se dividirmos a medida de um lado de uma figura pela medida de um lado, correspondente, da outra figura e o resultado for, por exemplo, 5, então todas as divisões entre as medidas dos lados da primeira figura com os lados correspondentes da segunda figura deverão ser iguais a 5. Esse valor denominamos de constante de proporcionalidade.

Resumindo

Para que dois polígonos sejam semelhantes é necessário que exista uma proporcionalidade entre seus lados correspondentes e os ângulos, também correspondentes, sejam congruentes (mesma medida).

Observe na figura abaixo dois polígonos semelhantes, neles a constante de proporcionalidade é igual a 2. Se você dividir as medidas dos lados correspondentes você irá encontrar 2. As medidas dos ângulos, correspondentes, são congruentes.

Fonte: Produção autoral_Professor Hélio Roberto da Rocha

Os ângulos são congruentes:


Semelhança de triângulos (definição):dois triângulos são semelhantes, quando os seus três ângulos (ordenadamente) forem congruentes e seus lados, correspondentes, forem proporcionais. Os lados correspondentes são chamados de lados homólogos, ou seja, lados opostos aos ângulos correspondentes.

Observe na figura abaixo dois triângulos semelhantes, a constante de proporcionalidade é igual a 3, se você dividir as medidas dos lados correspondentes você irá encontrar 3. As medidas dos ângulos, correspondentes, são congruentes.

Fonte: Produção autoral_Professor Hélio Roberto da Rocha


Os ângulos são congruentes



Casos de Semelhança de Triângulos

1º Caso AA (Ângulo, Ângulo): dois triângulos são semelhantes, se dois ângulos de um forem congruentes a dois ângulos do outro.

Fonte: Produção autoral_Professor Hélio Roberto da Rocha

2º Caso LLL (Lado, Lado, Lado): dois triângulos são semelhantes se os três lados de um são proporcionais aos três lados do outro. 

Fonte: Produção autoral_Professor Hélio Roberto da Rocha

Observe que a constante de proporcionalidade é igual a 2.

3º Caso LAL (Lado, Ângulo, Lado): dois triângulos são semelhantes se possuem um ângulo congruente compreendido entre lados proporcionais.

Fonte: Produção autoral_Professor Hélio Roberto da Rocha

Se a razão de semelhança entre dois triângulos for igual a 1, então podemos afirmar que os triângulos são congruentes.

Lembra quando dois triângulos são congruentes? Vou te ajudar:

Congruência de Triângulos: dois triângulos são congruentes quando as medidas dos seus lados e dos seus ângulos, correspondentes, são congruentes (mesma medida)

Relação entre os perímetros de triângulos semelhantes

Se dois triângulos forem semelhantes de modo que a razão de semelhança seja k, então a razão entre os seus perímetros será também igual a k.

Chamando P de perímetro, teremos:


Só para lembrar: o perímetro de um triângulo é a soma das medidas dos seus três lados.

Como ilustração dessa propriedade, considere os triângulos do 2º caso de congruência (LLL), nele podemos determinar os seus perímetros.

Perímetro 1 = 3+4+6= 13 e Perímetro 2 = 6+8+12=26. A constante de proporcionalidade é igual a 2.

Se dividirmos P1 por P2, obtemos 2 que é o mesmo valor da constante de proporcionalidade.

Relação entre as áreas de triângulos semelhantes

Se dois triângulos forem semelhantes de modo que a razão de semelhança seja k, então a razão entre as suas áreas é dada pelo quadrado da razão de semelhança entre eles.

Chamando A de área, teremos:


Agora para fechar, vou resolver o problema do início desta atividade.

Para determinar a altura desse prédio, um engenheiro poderá usar a semelhança de triângulos. Imagine que o prédio, sua sombra projetada e o raio solar formam um triângulo, da mesma forma, temos também um triângulo formado pela pessoa, sua sombra e o raio solar. Considerando que os raios solares são paralelos e que o ângulo entre o prédio e o solo e a pessoa e o solo é igual a 90º, os triângulos, indicados na figura abaixo, são semelhantes pelo caso AA (dois ângulos iguais). Logo podemos afirmar que:

A altura do prédio está para a altura da pessoa, assim como a sombra do prédio está para a sombra da pessoa. Escrevendo uma equação, podemos determinar a altura do prédio.


Dividindo 30 por 2 e multiplicando o resultado por 1,80, obtemos 27. Logo a altura do prédio é igual a 27 metros. Como, em média, o pé direito de um apartamento é em torno de 2,10m, esse prédio tem, aproximadamente, 10 andares.

Assista aos vídeos do canal do Prof. Hélio para aprender como determinar a altura de um prédio.

“#1 Semelhança de Triângulos na Prática” – Canal: Professor Helio Roberto da Rocha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=jpHvAg1Unkg

“Altura de um Prédio (Semelhança de Triângulos)” – Canal: Professor Helio Roberto da Rocha – Link: https://youtu.be/SCt5JEUuwOw  

Para finalizar, vou deixar este problema para você.

A sombra de uma árvore, em um terreno plano, em uma determinada hora do dia, mede 3,40 m. Nesse mesmo instante, próximo ao prédio, a sombra de um poste de 1,40 m de altura mede 0,60 m. Determinar a altura da árvore, em metros.

Veja a figura

Fonte: Produção autoral_Professor Hélio Roberto da Rocha

Assista ao vídeo do canal do Prof. Hélio para aprender como determinar a altura de uma árvore.

“Altura de uma árvore (Semelhança de Triângulos)” – Canal: Professor Helio Roberto da Rocha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=O1ttEV0x64w

Bom, ficamos por aqui. Espero ter ajudado você nesse conteúdo bastante importante da matemática. Abraços e até a próxima.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EF09MA12-B) Reconhecer triângulos semelhantes em situações de ampliação, congruência e redução, e as relações que existem entre seus perímetros e suas áreas.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).