ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
RETAS PARALELAS, PERPENDICULARES E TRANSVERSAIS
NO MAPA A SEGUIR, TEMOS UM BAIRRO DE UMA CIDADE QUALQUER.
ALGUMAS RUAS SE CRUZAM E OUTRAS NÃO SE CRUZAM. OBSERVANDO AS RUAS NO MAPA DE UM BAIRRO, VAMOS ENTENDER CONCEITOS IMPORTANTES NA GEOMETRIA: RETAS PARALELAS, TRANSVERSAIS E PERPENDICULARES.
- RETAS PARALELAS:
AS RUAS 1 E 3 SÃO PARALELAS. ESSAS RUAS SEGUEM NA MESMA DIREÇÃO, UMA AO LADO DA OUTRA, E NÃO SE CRUZAM.
NA GEOMETRIA, DIZEMOS QUE DUAS RETAS SÃO PARALELAS QUANDO TÊM A MESMA DIREÇÃO SEM SE ENCONTRAREM.
- RETAS TRANSVERSAIS:
VEJA NO MAPA QUE EXISTE UM CRUZAMENTO ENTRE AS RUAS 1 E 6. ENTRE AS RUAS 3 E 6 TAMBÉM TEM UM CRUZAMENTO. A RUA 6 TEM DIREÇÃO DIFERENTE DAS RUAS 1 E 3 E, POR ISSO, SE CRUZAM EM UM ÚNICO PONTO. PODEMOS AFIRMAR QUE A RUA 6 É TRANSVERSAL À RUA 1 E À RUA 3.
ASSIM SENDO, DUAS RETAS SÃO PERPENDICULARES QUANDO TÊM APENAS UM PONTO EM COMUM FORMANDO, NESTE CRUZAMENTO, UM ÂNGULO RETO (90 GRAUS).
QUESTÃO 1
OBSERVE O MAPA A SEGUIR.
AS RUAS 1 E 3 SÃO
(A) PARALELAS.
(B) TRANSVERSAIS.
(C) PERPENDICULARES.
(D) CONCORRENTES.
QUESTÃO 2
NA IMAGEM AO LADO TEMOS UM RETÂNGULO. OS LADOS DESSE RETÂNGULO ESTÃO IDENTIFICADOS PELAS LETRAS CORRESPONDENTES AOS VÉRTICES: AB, BC, CD, DA.
DE ACORDO COM A IMAGEM, INDIQUE
1) DOIS LADOS DO QUADRADO QUE SÃO PARALELOS ENTRE SI.
2) DOIS LADOS DO QUADRADO QUE SÃO PERPENDICULARES ENTRE SI.
QUESTÃO 3
A IMAGEM A SEGUIR REPRESENTA PARTE DO BAIRRO DE CAMPINAS, EM GOIÂNIA.
DE ACORDO COM A IMAGEM ACIMA, USE AS PALAVRAS PARALELA, TRANSVERSAL E PERPENDICULAR PARA COMPLETAR AS AFIRMAÇÕES
1) A RUA POUSO ALTO É ________________ A RUA SENADOR JAIME.
2) A AVENIDA PARÁ É ___________________ À RUA SENADOR JAIME.
3) A AVENIDA PERIMETRAL É ________________ ÀS RUAS POUSO ALTO E SENADOR JAIME.
QUESTÃO 4
O TRAPÉZIO É UM POLÍGONO DE QUATRO LADOS.
OS LADOS AD E BC SÃO
(A) PARALELOS.
(B) TRANSVERSAIS.
(C) PERPENDICULARES.
(D) CONCORRENTES.
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0221) Conhecer e identificar como se constituem as retas paralelas, perpendiculares e transversais em desenhos, mapas, objetos e trajetos. (EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive. |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E GEOGRAFIA. |
REFERÊNCIAS: | GARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada, Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo. |